Na maior temporada da história da classe rainha do Mundial de Motovelocidade, a MotoGP terá em disputa 777 pontos, que serão distribuídos por 42 corridas — 21 sprints, de menor duração, e 21 GPs

A temporada 2023 da MotoGP acaba de começar, mas já tem números impressionantes. Com a introdução das corridas sprint todos os sábado do campeonato, a classe rainha terá impressionantes 42 corridas no ano, com mais de 700 pontos em disputa.

No 10+ desta terça-feira (28), o GRANDE PREMIUM reuniu números da MotoGP, incluindo o número de títulos acumulado no grid e a diferença de idade entre o mais velho e o mais novo ano.

O grid da MotoGP em 2023 (Foto: Divulgação/MotoGP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

777 pontos

Nunca a MotoGP teve tantos pontos disponíveis em uma mesma temporada. Com o maior calendário da história e a introdução das corridas sprint, a classe rainha tem revistas um total de 42 corridas em 2023, resultando em 777 pontos em disputa neste ano.

Como as corridas sprint valem menos, com o vencedor levando 12 tentos, 252 pontos serão distribuídos aos sábados. Assim, a pontuação das corridas curtas correspondem a 32,4% do total do ano.

Os GPs, por sua vez, seguem dando pontos para 15 primeiros colocados, com o vencedor recebendo 25. Assim, 525 serão distribuídos aos domingos.

13 campeões mundiais

O grid de 2023 da MotoGP tem um total de 13 campeões mundiais do Mundial de Motovelocidade, um a menos do que na temporada 2022, quando foi registrado o recorde da categoria. Em um grid que conta com Francesco Bagnaia, Johann Zarco, Maverick Viñales, Fabio Quartararo, Franco Morbidelli, Enea Bastianini, Brad Binder, Joan Mir, Augusto Fernández, Pol Espargaró, Álex Márquez, Jorge Martín e Marc Márquez, a soma de campeonatos chega a 24, igualando o registro do ano passado. O recorde de 32 foi registrado no ano passado.

Augusto Fernández é o único novato no grid de 2023 (Foto: GasGas)

13 vencedores

O grid atual reúne, também, 13 pilotos com vitórias na classe rainha, acumulando, após o GP de Portugal, 117 vitórias entre eles, seis a mais do que em 2022. Vale lembrar, porém, que as corridas sprint ficam separadas no registro de estatísticas e, por isso, não entram neste somatório.

Com 59 vitórias na MotoGP, Marc Márquez tem mais triunfos do que todos os outros pilotos combinados, já que a soma dos demais é de 58 triunfos após Portimão.

22

Todos os pilotos do grid atual venceram pelo menos uma corrida no Mundial de Motovelocidade. Entre eles, o somatório é de 326 triunfos.

Todos os pilotos do grid venceram ao menos um GP no Mundial (Foto: Reprodução)

1 novato

A classe rainha do Mundial de Motovelocidade viu uma série de mudanças na composição do grid, mas a maioria foi uma dança das cadeiras, com muitos pilotos mudando de equipe. Assim, o único novato é Augusto Fernández, que chega com o título da Moto2 em 2022 no currículo.

Mais velho e mais jovem

No grid de 2023, Aleix Espargaró é o piloto mais velho. No dia do GP de Portugal, que abriu o campeonato, o catalão da Aprilia tinha 33 anos e 239 dias.

O piloto mais jovem é Raúl Fernández, que tinha 22 anos e 154 dias. A diferença entre os dois é de 4.103 dias ou pouco mais de 11 anos.

A idade média do grid é de 27 anos e 4 meses. No ano passado, a média era de 26 anos e 7 meses, a segunda mais baixa da história da MotoGP, atrás apenas da temporada 2008.

Aleix Espargaró é o piloto mais velho do grid da MotoGP (Foto: Aprilia)

218

Aleix Espargaró fez no GP de Portugal a 218ª largada na classe rainha. Ele agora está empatado com Dani Pedrosa e Nicky Hayden como o quato piloto com mais largadas na divisão de elite do Mundial de Motovelocidade, perdendo apenas para Alex Barros (245), Andrea Dovizioso (248) e Valentino Rossi (372).

41

Com o segundo lugar de Francesco Bagnaia e o terceiro de Jorge Martín no grid de Portugal, foi o 41º GP seguido que a Ducati colocou ao menos um piloto no top-3 da grelha de partida da MotoGP.

A Ducati vem em uma longa série de primeiras filas na MotoGP (Foto: Ducati)

15

O GP de Portugal mostrou que as motos de todas as três categorias ficaram mais rápidas em 2023. No GP de domingo (26), 15 pilotos rodaram abaixo do recorde de melhor volta da corrida, estabelecido em 1min39s435 por Fabio Quartararo no ano passado. A nova marca é de Aleix Espargaró, com 1min38s872.

12

A vitória no GP de Portugal de domingo (26) foi a 12ª de Francesco Bagnaia na MotoGP, uma a menos do que Max Biaggi, o quarto italiano mais bem sucedido na categoria. A liderança é de Valentino Rossi, que triunfou 89 vezes.

O piloto de Torino conquistou todas as vitórias da carreira com a Ducati e, assim, está a apenas dois triunfos de igual Andrea Dovizioso, o segundo piloto mais bem sucedido com a marca de Bolonha. O líder do ranking é Casey Stoner, que venceu 23 vezes com a Desmosedici.

O GP da Argentina da MotoGP acontece já neste fim de semana, dia 2 de abril. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do Mundial de Motovelocidade.

“Bonitinha, mas ordinária”: nova MotoGP diverte, mas deixa saldo negativo | GP às 10

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar