Marco Bezzecchi, Enea Bastianini, Jack Miller... a lista de vencedores é diversa. E o GP da França é um daqueles que costuma promover um bom espetáculo

Depois de uma semana de folga, a MotoGP volta à ativa neste fim de semana com o GP da França. E o campeonato desembarca em Le Mans em alta.

Na etapa passada, a classe rainha do Mundial de Motovelocidade ofereceu um legítimo espetáculo ao espectador, com um duelo eletrizante entre Francesco Bagnaia e Marc Márquez. Em Jerez, o campeão vigente ganhou um novo fôlego na defesa do título, enquanto o multicampeão mostrou que está cada vez mais perto de encerrar um longo jejum de vitórias.

Em uma pista onde a Honda tem o melhor histórico, a casa de Hamamatsu chega praticamente como carta fora do barulho, já que só a mais atípica das corridas — ou o mais impressionante dos milagres — poderia resultar em um triunfo da RC213V. A situação é similar para a Yamaha, a segunda construtora mais bem sucedida em Le Mans.

Bola da vez na MotoGP, a Ducati tem quatro vitórias na pista, a última delas no ano passado, com Marco Bezzecchi. Mas o que não falta são candidatos ao triunfo pela marca de Borgo Panigale.

Marco Bezzecchi venceu o 1000º GP da MotoGP em Le Mans (Foto: VR46)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

No 10+, o GRANDE PREMIUM relembra os últimos vencedores no circuito Bugatti.

2023 – Marco Bezzecchi – VR46

O GP da França do ano passado foi histórico para o Mundial de Motovelocidade. A prova disputada em 14 de maio de 2023 marcou o 1000º GP da história da MotoGP e teve como vencedor um brilhante Marco Bezzecchi.

A atuação do italiano da VR46, contudo, não foi o único momento de destaque da corrida em Le Mans. Francesco Bagnaia e Maverick Viñales tiveram um enrosco na pista, que culminou com uma reprovável troca de sopapos ainda na área de escape.

2022 – Enea Bastianini – Gresini

A prova de 2022 viu um triunfo de Enea Bastianini, o terceiro do então piloto da Gresini na temporada. E em uma corrida extremamente agitada diante de um público de 110.003 pessoas.

Para chegar ao topo do pódio, Bastianini precisou de paciência. ‘Bestia’ travou um intenso duelo com Francesco Bagnaia, mas aproveitou um erro do conterrâneo para tomar a ponta e vencer com 2s718 de frente para Jack Miller, o segundo colocado.

Enea Bastianini venceu em 2022 (Foto: Gold & Goose/Red Bull Content Pool)

2021 – Jack Miller – Ducati

A prova de 2021 foi caótica e emocionante, do jeitinho que o público gosta. Terceiro no grid, Jack Miller tomou a ponta logo na largada, mas foi superado pouco depois por Fabio Quartararo. Só que a chuva deu as caras para bagunçar Le Mans.

Miller errou e exagerou na velocidade no pit-lane na hora de fazer o pit-stop para trocar de moto, o que acarretou em uma punição. Mesmo cumprindo uma dupla volta longa, o australiano caçou o #20, venceu e ainda se colocou na briga pelo título.

2020 – Danilo Petrucci – Ducati

A prova de 2020 também foi de tirar o fôlego. E quem levou a melhor foi Danilo Petrucci, então titular da Ducati.

Antes mesmo da largada, a prova teve de ser adiada por causa da chegada da chuva, que levou os pilotos aos boxes para trocar os pneus. Na largada, Cal Crutchlow tomou brevemente a ponta, mas Petrucci se instalou no comando ainda na segunda volta. Apesar das condições traiçoeiras, Danilo se manteve na ponta, mas, na volta 18, foi ultrapassado por Andrea Dovizioso na La Chapelle.

‘Petrux’ não se deu por vencido, passou o companheiro de equipe, mas levou o troco de imediato. Na curva 9, nova tentativa, agora com Miller e Álex Márquez também envolvidos na disputa. Petrucci reassumiu o primeiro posto e não saiu mais dali, cruzando a linha de chegada com 1s273 de margem para o caçula dos irmãos de Cervera.

Danilo Petrucci, Álex Márquez e Pol Espargaró no pódio de Le Mans em 2020 (Foto: Divulgação/MotoGP)

2019 – Marc Márquez – Honda

O GP da França de 2019 foi especial para a Honda. Foi em 19 de maio que Marc Márquez deu à montadora de Hamamatsu a 300ª vitória na classe rainha do Mundial de Motovelocidade.

Dono da pole-position, Marc dividiu as primeiras freadas da corrida com Danilo Petrucci, mas manteve a ponta. Jack Miller ainda tentou conter o #93, mas o espanhol retomou o comando para vencer em Le Mans.

2018 – Marc Márquez – Honda

A prova de 2018 também foi vencida por Marc Márquez, que passou ileso de uma corrida de muitas quedas.

Único a apostar no pneu traseiro duro, o irmão de Álex mostrou um ritmo fortíssimo e dominou a corrida para assegurar aquele que foi o terceiro triunfo seguido na temporada 2018.

2017 – Maverick Viñales – Yamaha

A prova de 2017 trouxe um confronto caseiro da Yamaha. Dono da pole, Maverick Viñales precisou se defender de Valentino Rossi, que tomou a ponta faltando só três voltas para a bandeirada.

O espanhol retaliou e recuperou a frente, com o já veterano caindo na volta final enquanto buscava retomar o comando.

2016 – Jorge Lorenzo – Yamaha

A corrida de 2016 foi bem do jeitinho Jorge Lorenzo de ser. Partindo da pole, o #99 dominou a corrida com mão de ferro, mesmo que tenha tido a sombra de Andrea Iannone por um breve instantes.

A queda do italiano deixou Lorenzo livre para impor um ritmo forte e vencer com 10s654 de margem para Valentino Rossi, que fez uma corrida de recuperação para formar o 1-2 da Yamaha.

2015 – Jorge Lorenzo – Yamaha

2015 foi mais um ano de vitória da Yamaha. E outra vez com Jorge Lorenzo. O espanhol largou em terceiro, tomou a ponta logo nos primeiros metros, não se deixou incomodar pela pressão de Andrea Dovizioso e disparou na ponta para vencer com tranquilidade.

2014 – Marc Márquez – Honda

2014 é um ano memorável na história recente da MotoGP. No momento mais dominante com a Honda, Marc Márquez venceu as dez primeiras corridas da temporada, incluindo o GP da França.

Naquele 18 de maio, Márquez largou mal da pole-position e chegou a despencar para a décima colocação. Em poucos giros, porém, o então jovem espanhol executou um festival de ultrapassagens e, na 13ª de 28 voltas, tomou a liderança de Valentino Rossi para vencer com quase 1s5 de margem.

MotoGP volta a acelerar entre os dias 10 e 12 de maio, para o GP da França, em Le Mans, com a quinta etapa da temporada 2024. O GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento, assim como das outras classes do Mundial de Motovelocidade durante todo o ano.

https://youtube.com/watch?v=ETR4vGU7a0k%3Fversion%3D3%26rel%3D1%26showsearch%3D0%26showinfo%3D1%26iv_load_policy%3D1%26fs%3D1%26hl%3Dpt-BR%26autohide%3D2%26wmode%3Dtransparent

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar