Piloto jovem, trajetória longa. O GRANDE PREMIUM separou aqui os dez passos de Pietro Fittipaldi no esporte a motor
Pietro Fittipaldi tem apenas 26 anos, mas já se aventurou por muitas categorias no universo do esporte a motor. Iniciando sua trajetória ainda adolescente, o piloto brasileiro já fez de tudo: desde percorrer um caminho rumo à F1 até experimentar a Indy, Stock Car, DTM e WEC.
Por isso, o GRANDE PREMIUM separou aqui os dez passos de Fittipaldi em sua carreira até este momento.
O início
Pietro Fittipaldi começou sua carreira correndo nas divisões de base da Nascar nos Estados Unidos e mudou seu foco para o automobilismo europeu em 2013, quando passou a correr na F4 Inglesa.
No ano seguinte, foi campeão da F-Renault inglesa e, em 2015, disputou a Fórmula 3 Europeia e a Fórmula V8 3.5. Ali, o jovem piloto já estabelecia sua grande meta para o futuro: chegar à Fórmula 1.
Título da World Series em 2017
Fittipaldi voltou à World Series em 2017 e levou o título. Foram seis vitórias em 17 etapas, com incríveis dez poles-positions. Ele entrou para história como o último vencedor da categoria, que foi encerrada naquele ano.
Super Fórmula em 2018
Em 2018, fez apenas uma prova na Super Fórmula, em Suzuka, com a Uomo Sunoco Team LeMans. Foi um ano em que o brasileiro teve participações únicas para conhecer novas categorias.
WEC em 2018
No mesmo ano, também participou do WEC. Disputou a classe LMP1, com a DragonSpeed, e sofreu um forte acidente na etapa de Spa. Teve fraturas expostas nas pernas e ficou afastado da pista por meses.
Indy em 2018
Pietro chegou à Indy também em 2018. Fez seis etapas do campeonato com a Dale Coyne — a segunda em Phoenix e a sequência da 13ª até a 17ª, última etapa do ano, contando com Mid-Ohio, Pocono, Gateway, Portland e Sonoma.
DTM em 2019
Em 2019, aventurou-se no DTM com a Audi por 17 etapas. Guiou um Audi RS 5 DTM e anotou duas voltas mais rápidas durante o ano em Hockenheim e Brands Hatch, somando 22 pontos.
Chegada à F1 em 2019
Foi também em 2019 que aconteceu a chegada à F1: foi anunciado como terceiro piloto da Haas. Ele estreou na categoria como titular no GP de Sakhir, após acidente grave de Romain Grosjean no Bahrein. Também fez a última etapa pela equipe, naquele ano em Abu Dhabi.
Outras aventuras entre 2020 e 2022
Entre 2020 e 2022, Pietro voltou a se aventurar em outras categorias: F3 Asiática, Porsche Cup, Stock Car, Le Mans. Na primeira, chegou a um pódio com a Pinnacle Motorsport e terminou na quinta posição do campeonato. Em 2021, fez sua estreia na Porsche Cup e depois na Stock Car, com a equipe Full Time.
Nesse mesmo ano, participou da Le Mans European Series pela classe LMP2. Em 2022, voltou à Stock Car para a corrida de duplas, em Interlagos, ao lado de Tony Kanaan.
Retorno à Indy em 2021 e estreia na Indy 500
Fittipaldi também voltou à Indy em 2021: voltou a defender a Dale Coyne em três etapas, uma dupla no Texas e em Indianápolis, quando participou pela primeira vez da Indy 500. Ele ganhou o 47º prêmio do ‘Fastest Rookie Indy 500’, que é dado ao estreante mais veloz em uma volta da prova.
Desafios em 2023
Recentemente, Fittipaldi anunciou que, em 2023, fará a temporada completa do IMSA — campeonato americano de endurance — com a Rick Ware, além do campeonato completo do WEC com a JOTA, atual campeã na classe LMP2.
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.
SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E
25 de março de 2023
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP.
Comprar Ingresso com desconto
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube