Piloto jovem, trajetória longa. O GRANDE PREMIUM separou aqui os dez passos de Pietro Fittipaldi no esporte a motor

Pietro Fittipaldi tem apenas 26 anos, mas já se aventurou por muitas categorias no universo do esporte a motor. Iniciando sua trajetória ainda adolescente, o piloto brasileiro já fez de tudo: desde percorrer um caminho rumo à F1 até experimentar a Indy, Stock Car, DTM e WEC.

Por isso, o GRANDE PREMIUM separou aqui os dez passos de Fittipaldi em sua carreira até este momento.

O início

Pietro Fittipaldi  começou sua carreira correndo nas divisões de base da Nascar nos Estados Unidos e mudou seu foco para o automobilismo europeu em 2013, quando passou a correr na F4 Inglesa.

No ano seguinte, foi campeão da F-Renault inglesa e, em 2015, disputou a Fórmula 3 Europeia e a Fórmula V8 3.5. Ali, o jovem piloto já estabelecia sua grande meta para o futuro: chegar à Fórmula 1.

Título da World Series em 2017

Pietro levou o título da World Series em 2017 (Foto: Reprodução)

Fittipaldi voltou à World Series em 2017 e levou o título. Foram seis vitórias em 17 etapas, com incríveis dez poles-positions. Ele entrou para história como o último vencedor da categoria, que foi encerrada naquele ano. 

Super Fórmula em 2018

Em 2018, fez apenas uma prova na Super Fórmula, em Suzuka, com a Uomo Sunoco Team LeMans. Foi um ano em que o brasileiro teve participações únicas para conhecer novas categorias.

WEC em 2018

No mesmo ano, também participou do WEC. Disputou a classe LMP1, com a DragonSpeed, e sofreu um forte acidente na etapa de Spa. Teve fraturas expostas nas pernas e ficou afastado da pista por meses. 

Indy em 2018

Fittipaldi em Sonoma (Foto: Reprodução)

Pietro chegou à Indy também em 2018. Fez seis etapas do campeonato com a Dale Coyne — a segunda em Phoenix e a sequência da 13ª até a 17ª, última etapa do ano, contando com Mid-Ohio, Pocono, Gateway, Portland e Sonoma.

DTM em 2019

Em 2019, aventurou-se no DTM com a Audi por 17 etapas. Guiou um Audi RS 5 DTM e anotou duas voltas mais rápidas durante o ano em Hockenheim e Brands Hatch, somando 22 pontos.

Chegada à F1 em 2019

Pietro Fittipaldi disputou o GP de Sakhir e o GP de Abu Dhabi em 2019 (Foto: Haas)

Foi também em 2019 que aconteceu a chegada à F1: foi anunciado como terceiro piloto da Haas. Ele estreou na categoria como titular no GP de Sakhir, após acidente grave de Romain Grosjean no Bahrein. Também fez a última etapa pela equipe, naquele ano em Abu Dhabi. 

Outras aventuras entre 2020 e 2022

Entre 2020 e 2022, Pietro voltou a se aventurar em outras categorias: F3 Asiática, Porsche Cup, Stock Car, Le Mans. Na primeira, chegou a um pódio com a Pinnacle Motorsport e terminou na quinta posição do campeonato. Em 2021, fez sua estreia na Porsche Cup e depois na Stock Car, com a equipe Full Time. 

Nesse mesmo ano, participou da Le Mans European Series pela classe LMP2. Em 2022, voltou à Stock Car para a corrida de duplas, em Interlagos, ao lado de Tony Kanaan

Retorno à Indy em 2021 e estreia na Indy 500

Fittipaldi também voltou à Indy em 2021: voltou a defender a Dale Coyne em três etapas, uma dupla no Texas e em Indianápolis, quando participou pela primeira vez da Indy 500. Ele ganhou o 47º prêmio do ‘Fastest Rookie Indy 500’, que é dado ao estreante mais veloz em uma volta da prova.

Desafios em 2023

Fittipaldi fechou acordo para disputar IMSA em 2023 (Foto: Divulgação)

Recentemente, Fittipaldi anunciou que, em 2023, fará a temporada completa do IMSA — campeonato americano de endurance — com a Rick Ware, além do campeonato completo do WEC com a JOTA, atual campeã na classe LMP2.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar