Com apenas 19 anos, Lando Norris começa a mostrar ótimo serviço na reconstrução da McLaren. Na Áustria, britânico chegou a disputar posições com Lewis Hamilton e Sebastian Vettel e ultrapassou Carlos Sainz Jr. no placar de melhor posição no grid de largada

Max Verstappen e Charles Leclerc foram os protagonistas do GP da Áustria. Ao lado de Valtteri Bottas, eles formaram no último domingo (30) o pódio com a menor média de idade da história da Fórmula 1. Mas, não lá muito distante dessa turma, há o mais jovem entre os jovens, inserido no louvável projeto de reconstrução da McLaren. Lando Norris, de apenas 19 anos, cruzou a linha de chegada em sexto e só confirmou que, com um pouco mais de competição entre os carros, a categoria estará em ótimas mãos em um futuro próximo.

Vertappen e Leclerc, ambos com 21 anos, também estão no início de suas carreiras no automobilismo — o piloto da Red Bull, evidentemente, já tem uma experiência maior, somou sua sexta vitória e, mais do que isso, impediu, em uma manobra dura, o primeiro triunfo do pupilo da Ferrari. Bottas, de 29 anos e cinco vitórias conquistadas, ajudou a elevar a idade média do pódio para 24 anos e cinco meses.

A briga do atual vice-campeão da F2, no entanto, ainda não é contra esses nomes. Por mais que a tabela de classificação o coloque em uma ótima oitava colocação, com 22 pontos somados, a carreira ainda está em um patamar que precisa ser consolidado. Por isso, o britânico, em sua nona corrida de F1, mira, e tem acertado, justamente no companheiro de equipe. O novato, pela primeira vez no ano, ultrapassou Carlos Sainz Jr. no placar de posição no grid de largada (5 a 4). Em corridas, apesar da oitava colocação do espanhol, o experiente piloto ainda leva boa vantagem (6 a 3).

Caçula do grid, Lando Norris pulou para terceiro na largada e terminou GP da Áustria na 6ª posição (Divulgação/McLaren)

Mesmo com a diferença no resultado final, o #4 mostrou claramente que ainda tem muito a evoluir. Evidentemente, Sainz, de 24 anos e em sua quinta temporada, também conseguirá bons resultados pelo time de Woking mas, na tabela de classificação, são apenas 12 pontos e uma posição à frente do britânico. Ainda que Norris se cobre bastante, alterne bons e maus resultados, como é natural de quem ainda guarda as marcas da adolescência no rosto, o jovem piloto tem mesmo é que comemorar os seus resultados.

“Foi uma corrida divertida”, resumiu o mais novo do grid aos jornalistas, após a sexta colocação no circuito de Spielberg. A F1 começou a temporada 2019 com os seus pilotos tendo em média 26 anos e três meses.

Se já havia feito um ótimo trabalho na última corrida, no GP da França, em que ganhou o prêmio de Piloto do Dia com a nona colocação, tendo saído de quinto no grid; desta vez, a atuação foi um tanto mais sólida ainda que o reconhecimento não tenha vindo em forma de troféu — a F1 bem que tentou esconder no site oficial, mas Robert Kubica, último colocado, foi eleito pelos internautas como o Drive of the Day. Logo na largada, o caçula da McLaren se aproveitou da falha de Verstappen para ganhar posições e figurar em terceiro. Perdeu as posições, mas brigou como gente grande com os supercampeões Lewis Hamilton e Sebastian Vettel.

 

“Foi uma boa largada, consegui ir para a frente, mas logo fui ultrapassado pela Mercedes e pela Ferrari. Tive que ceder essas posições e pensar na minha própria corrida”, disse Norris.

Para o GP da Inglaterra, que acontece em 14 deste mês, o também anfitrião se diz ainda mais empolgado com o que pode fazer. Ele sabe que a torcida deve ser predominantemente para Hamilton, mas preferiu brincar com o entusiamo vindo das arquibancadas.

“Estou animado para Silverstone. Na F2, tive uma boa corrida em casa no ano passado [terceiro lugar na segunda corrida], mas na F1 é diferente. Talvez os fãs tendam a torcer mais para o Lewis. Ouvi dizer que você ganha uns 0s3 na sua corrida em casa”, brincou o mais jovem piloto da classe de 2019.

LEIA MAIS:

+ Hamilton 2019 x Schumacher 2002

++ A felicidade fora da Fórmula 1

+++ McLaren x Renault tem tudo para ser a grande briga da F1 em 2019

(Reprodução/Twitter/@landonorris)

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar