Em dia de sorte, Hamilton viu cair no colo a vitória no GP do Bahrein - em uma corrida que teve Vettel como o maior perdedor

O dia 31 de março de 2019 tinha tudo para ser histórico na carreira de Charles Leclerc. O monegasco liderou o fim de semana em Sakhir de forma contundente – apenas na largada, quando não partiu tão bem, o piloto se viu atrás de alguém. O #16 superou rapidamente essa dificuldade inicial para disparar na frente e venceria se não fosse um problema na unidade de potência, já no trecho final da corrida.

A vitória no GP do Bahrein acabou no colo de Lewis Hamilton, da Mercedes. Além de competência, o inglês também tem muita sorte. Tudo isso em uma corrida muito agitada, com diversas alternativas lá na frente (e não só no meio do pelotão).

A vitória era de Leclerc. Era…

Foi, obviamente, muito triste por Leclerc. O piloto venceria logo na segunda corrida pela Ferrari, algo histórico e importante – inclusive para colocá-lo em pé de igualdade com o companheiro de equipe, o tetracampeão Sebastian Vettel. É realmente de partir o coração, mas nada que mude tudo o que ele andou no Oriente Médio -isso ninguém irá apagar.

Tal fato, também, nos mostra que por mais avançados que sejam, os carros atuais da Fórmula 1 ainda quebram. No caso de Leclerc nem foi uma “quebra completa”, mas sim um problema na recuperação de energia da unidade de potência, deixando o SF90 bem mais lento do que o resto do pelotão. Com a ajuda do safety-car, provocado pela quebra dupla na Renault, o monegasco ainda garantiu um terceiro lugar, no primeiro pódio da carreira – e igualando o melhor resultado para um piloto de Mônaco na história de categoria. 

A frustração ferrarista escancara, na realidade, um outro problema. Carros quebram, problemas acontecem, mas a equipe perdeu a vitória principalmente por conta do desempenho de Sebastian Vettel.

Não foi fácil, mas foi uma das vitórias mais improváveis da carreira de Hamilton

A Ferrari tinha o melhor carro do fim de semana. Por mais que a Mercedes – e, principalmente, Hamilton – tivesse tirado uma boa parte da diferença no Q3 e na corrida, era uma prova para os italianos conquistarem a dobradinha. Um dos motivos para existirem equipes de dois carros é justamente para duplicar as chances. Se um carro quebra, como acabou acontecendo, o outro está lá para garantir o resultado.

Vettel teve uma corrida desastrada e desastrosa. Ainda que tenha pulado à frente na largada, teve uma bela disputa com Leclerc antes de perder a liderança. O problema foi depois: se viu não só superado por um Hamilton que claramente andava no limite de seu Mercedes, como também errou, rodou, perdeu a asa dianteira e foi lá para trás. Acabou a corrida em quinto.

O tetracampeão perdeu não só a vitória, como abriu caminho para a improvável dobradinha da Mercedes.

A segunda-feira será de velório em Maranello. Pressão em Vettel e pressão na equipe para entender o que ocasionou o problema na unidade de potência. Será que é algo que pode voltar a acontecer? A solução pode passar por uma limitação maior na potência dos motores?

Para Leclerc, basta ter cabeça e confiar: a primeira vitória é questão de tempo.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar