O GRANDE PREMIUM esquenta os motores para a pré-temporada da F1 2023 relembrando como foram as preparações da categoria nos últimos anos

A pré-temporada da Fórmula 1 serve para muita coisa. É um valioso e tão raro período de testes da categoria, vê os times fazerem os últimos ajustes antes do campeonato, dá uma primeira impressão da ordem de forças do ano e, claro, engana bastante também.

Assim, no dia em que a categoria abre os trabalhos da pré-temporada de 2023, no Bahrein, o GRANDE PREMIUM relembra como foram as últimas três temporadas em termos de sessões de testes coletivos preparatórios. Spoiler: enganaram bastante, como sempre.

A Mercedes comandou a temporada 2020 (Foto: Mercedes)

2020 – Campeonato vencido e dominado por Lewis Hamilton e Mercedes

A pré-temporada de 2020 foi separada em duas semanas de testes, ambas realizadas no circuito de Barcelona, até então palco tradicional das sessões de preparação da F1. A Mercedes, que atropelou todo mundo no campeonato, anotando 573 pontos e levando o título com extrema facilidade, já dava bons sinais, liderando as duas semanas, mas com Valtteri Bottas, não com Hamilton.

Depois de uma primeira semana terrível, a Red Bull cresceu na segunda e viu Max Verstappen atrás apenas de Bottas, tendência também confirmada. Daniel Ricciardo, que teve grande ano, também andou bem nos testes, mas nem tudo se confirmou: a McLaren, terceira força da F1 2020, não pegou top-10 na primeira semana e ficou fora do top-7 na segunda.

Pior ainda foi a Alfa Romeo, que apareceu em terceiro na primeira semana, com Kimi Räikkönen, mas na temporada toda marcou apenas 8 pontinhos, um fiasco completo. Ou seja: dá para andar com muito combustível, tanque vazio, pneu novo, usado, enfim, variáveis que mascaram bem a realidade.

Verstappen bateu Hamilton em duelo frenético em 2021 (Foto: Reprodução)

2021 – Campeonato vencido por Verstappen na última volta, mas Mercedes levando nos Construtores

A Mercedes fez uma pré-temporada fraca em 2021, mas, no fim das contas, nem enganou tanto assim. A verdade é que o campeonato foi uma completa montanha-russa na briga pelo título, Mercedes e Red Bull – que andou muito bem nos testes – trocaram várias vezes o posto de time mais forte, então, dá para relevar aí.

Os testes mostraram também outras tendências que se provaram: a Ferrari deixou o vexame de 2020 para trás e voltou a ser ao menos competitiva, preparando o salto que viria em 2022. A AlphaTauri, por sua vez, mostrou que poderia brigar mais frequentemente em cima, enquanto a Aston Martin já provava que seria muito mais fraca que nos anos anteriores.

E sabe quem furou totalmente de novo os prognósticos? Sim, a senhora Alfa Romeo. Dona de miseráveis 13 pontos naquele campeonato, a equipe parecia outra coisa nos testes, mas, no fim, devia ser só tanque vazio mesmo. Nada mais explica uma queda tão grande.

Max Verstappen dominou a temporada 2022 da F1 (Foto: Ben Stansall/AFP)

2022 – Campeonato dominado por Verstappen e pela Red Bull

Estava na cara que a Red Bull viria forte na mudança do regulamento e a Ferrari também já dava sinais de ter entendido bem o novo carro, sim, mas a pré-temporada enganou fortemente sobre a Mercedes, viu? Porque, assim, um time que coleciona quilômetros e domina a semana em Barcelona, não podia passar o ano tão atrás quanto esteve.

A verdade é que era Barcelona que ajudava a Mercedes, não os prateados que estavam poderosos. Foi uma pista, uma condição específica. O campeonato viu a Red Bull nadar de braçadas, muito por causa da inoperância da Ferrari, que tinha também um ótimo carro.

Foram duas sessões de testes, primeiro em Barcelona, depois no Bahrein. E, claro, teve enganação: a Alfa Romeo da vez foi a Haas, que esvaziou o tanque para colocar Mick Schumacher brigando pela ponta. E, sim, teve um ano bem mais ou menos – ainda que infinitamente melhor do que o time poderia imaginar, mas abaixo da pré-temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar