O mundo era diferente na última vez que a Fórmula 1 correu em Las Vegas. Passado e presente estão separados, neste caso, por 41 anos

Após grande expectativa, finalmente a Fórmula 1 vai voltar a correr em Las Vegas. São longos 41 anos desde a última vez que aconteceu, em 1982, então com o batizado GP do Caesars Palace. Mas aquela versão, embora na mesma parte da cidade, era muito menos organizada. A pista estava localizada basicamente no estacionamento do hotel homônimo, na Las Vegas Strip. Agora, em 2023, pouca coisa é emprestada. A F1 comprou e construiu estruturas e resolveu ser ela mesma a promotora, algo inédito na era moderna. O GRANDE PREMIUM aproveita para lembrar o grid da última etapa.

Se a prova de agora incomoda a população local, pelo bloqueio de vias tradicionais e altamente movimentadas na cidade, é impossível negar que se trata de um evento feito para ficar. Por isso, a F1 construiu toda a estrutura do pit-lane e comprou o local, mesmo no inflacionado mercado imobiliário da ‘Cidade do Pecado’. É um evento infinitamente menos feito no jeitinho do que aquela de quatro décadas atrás.

O campeonato já tinha terminado lá em 1981, na primeira visita ao local, quando Alan Jones venceu e Nelson Piquet conquistou o título mundial. Em 1982, inicialmente, o acordo geral foi para realizar uma rodada dupla de F1 e Indy no local ao longo do fim de semana, mas a FISA — antiga federação paralela à FIA que organizava a parte esportiva do automobilismo — impediu, no último momento, que acontecesse.

A temporada daquele ano fora estranha, de qualquer maneira. O campeonato contou com grave boicote ao GP de San Marino, que acabou com metade do grid apenas, por conta da guerra política entre FISA e FOCA — Associação dos Construtores, liderada por Bernie Ecclestone, que realizava negociações coletivas para as filiadas.

Ferrari e Renault haviam despontado no começo do ano como as donas dos carros mais rápidos da temporada, mas a Renault sofria gravemente com a confiabilidade e não parava e abandonar. Na Ferrari, o encontro foi com a tragédia: a morte de Gilles Villeneuve, na Bélgica, e a lesão que acabou com a carreira de Didier Pironi, líder a cinco corridas do fim, na Alemanha. Riccardo Paletti, piloto da Osella, também morreu em acidente no GP do Canadá.

Sem Pironi, provável campeão, na briga, o campeonato virou gincana perto do fim: três equipes tinham chances: McLaren, com John Watson e Niki Lauda; Renault, com Prost; e Williams, com Keke Rosberg. Piquet, campeão do ano anterior, sofria com uma Brabham em queda livre.

A largada do GP de Caesars Palace de 1982 (Foto: McLaren)

GP de Caesars Palace, 25 de setembro de 1982

Quando o campeonato chegou a Vegas, Keke Rosberg já se aproximava da conquista. A despeito de apenas uma vitória na temporada, mostrara invejável constância e tinha nove pontos de frente para Watson, que ainda sonhava com a possibilidade de caneco. Pironi ainda era o segundo, somente três pontos atrás, mesmo após quatro provas de ausência.

Com 30 carros inscritos, a classificação teria de descartar quatro: e assim foi. Jean-Pierre Jarier (Osella), Teo Fabi (Toleman), Eliseo Salazar (ATS) e Chico Serra (Fittipaldi) foram os cortados. É importante destacar que era um outro momento na F1, onde equipes mais modestas podiam colocar apenas um carro nas provas.

Alain Prost foi o pole numa primeira fila toda da Renault, com René Arnoux ao lado. Rosberg e Watson era, respectivamente, sexto e nono colocados.

Só que, conforme aconteceu ao longo de todo o ano, a Renault teve problemas. E nos dois carros: Arnoux abandonou, enquanto Prost foi perdendo cada vez mais ritmo por conta de vibrações causadas por desgastes de pneus. Desta feita, quem aproveitou foi Michele Alboreto, de Tyrrell, que conquistou a vitória. Watson ficou em segundo, enquanto Eddie Cheever completou o pódio.

O segundo lugar de Watson não seria necessário para o título mesmo que Rosberg ficasse fora dos pontos, mas o finlandês, para colocar ponto de exclamação na conquista, foi o quinto colocado.

1MICHELE ALBORETOTyrrell Ford75 voltas 
2JOHN WATSONMcLaren Ford+27.292 
3EDDIE CHEEVERLigier Matra+56.450 
4ALAIN PROSTRenault+1:08.648 
5KEKE ROSBERGWilliams Ford+1:11.375 
6DEREK DALYWilliams Ford+1 volta 
7MARC SURERArrows Ford+1 volta 
8BRIAN HENTONTyrrell Ford+1 volta 
9ANDREA DE CESARISAlfa Romeo+2 voltas 
10BRUNO GIACOMELLIAlfa Romeo+2 voltas 
11MAURO BALDIArrows Ford+2 voltas 
12RUPERT KEEGANMarch Ford+2 voltas 
13RAUL BOESELMarch Ford+6 voltas 
14MANFRED WINKELHOCKATS Ford+13 voltas 
15NIKKI LAUDAMclaren Ford NC
16TOMMY BYRNETheodore Ford NC
17DEREK WARWICKToleman Hart NC
18ELIO DE ANGELISLotus Ford NC
19MARIO ANDRETTIFerrari NC
20NELSON PIQUETBrabham BMW NC
21RENÉ ARNOUXRenault NC
22RICCARDO PATRESEBrabham BMW NC
23NIGEL MANSELLLotus Ford NC
24JACQUES LAFFITELigier Matra NC
25PATRICK TAMBAYFerrari NC
26ROBERTO GUERREROEnsign Ford NC
27JEAN-PIERRE JARIEROsella Ford NL
28TEO FABIToleman Hart NL
29ELISEO SALAZARATS Ford NL
30CHICO SERRAFittipaldi Ford NL
Cerimônia de abertura do GP de Las Vegas (Foto: AFP)

GP de Las Vegas, 19 de novembro de 2023, grid

1M VERSTAPPENRed Bull Honda
2S PÉREZRed Bull Honda
3L HAMILTONMercedes
4F ALONSOAston Martin Mercedes
5L NORRISMcLaren Mercedes
6C SAINZFerrari
7C LECLERCFerrari
8G RUSSELLMercedes
9O PIASTRIMcLaren Mercedes
10L STROLLAston Martin Mercedes
11P GASLYAlpine
12E OCONAlpine
13A ALBONWilliams Mercedes
14Y TSUNODAAlphaTauri Honda
15V BOTTASAlfa Romeo Ferrari
16N HÜLKENBERGHaas Ferrari
17D RICCIARDOAlphaTauri Honda
18G ZHOUAlfa Romeo Ferrari
19K MAGNUSSENHaas Ferrari
20L SARGEANTWilliams Mercedes

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

GM e ANDRETTI dão ALL IN em Las Vegas e DUVIDAM DO BLEFE da F1 | TT GP #122

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar