O mundo era diferente na última vez que a Fórmula 1 correu em Las Vegas. Passado e presente estão separados, neste caso, por 41 anos
Após grande expectativa, finalmente a Fórmula 1 vai voltar a correr em Las Vegas. São longos 41 anos desde a última vez que aconteceu, em 1982, então com o batizado GP do Caesars Palace. Mas aquela versão, embora na mesma parte da cidade, era muito menos organizada. A pista estava localizada basicamente no estacionamento do hotel homônimo, na Las Vegas Strip. Agora, em 2023, pouca coisa é emprestada. A F1 comprou e construiu estruturas e resolveu ser ela mesma a promotora, algo inédito na era moderna. O GRANDE PREMIUM aproveita para lembrar o grid da última etapa.
Se a prova de agora incomoda a população local, pelo bloqueio de vias tradicionais e altamente movimentadas na cidade, é impossível negar que se trata de um evento feito para ficar. Por isso, a F1 construiu toda a estrutura do pit-lane e comprou o local, mesmo no inflacionado mercado imobiliário da ‘Cidade do Pecado’. É um evento infinitamente menos feito no jeitinho do que aquela de quatro décadas atrás.
O campeonato já tinha terminado lá em 1981, na primeira visita ao local, quando Alan Jones venceu e Nelson Piquet conquistou o título mundial. Em 1982, inicialmente, o acordo geral foi para realizar uma rodada dupla de F1 e Indy no local ao longo do fim de semana, mas a FISA — antiga federação paralela à FIA que organizava a parte esportiva do automobilismo — impediu, no último momento, que acontecesse.
A temporada daquele ano fora estranha, de qualquer maneira. O campeonato contou com grave boicote ao GP de San Marino, que acabou com metade do grid apenas, por conta da guerra política entre FISA e FOCA — Associação dos Construtores, liderada por Bernie Ecclestone, que realizava negociações coletivas para as filiadas.
Ferrari e Renault haviam despontado no começo do ano como as donas dos carros mais rápidos da temporada, mas a Renault sofria gravemente com a confiabilidade e não parava e abandonar. Na Ferrari, o encontro foi com a tragédia: a morte de Gilles Villeneuve, na Bélgica, e a lesão que acabou com a carreira de Didier Pironi, líder a cinco corridas do fim, na Alemanha. Riccardo Paletti, piloto da Osella, também morreu em acidente no GP do Canadá.
Sem Pironi, provável campeão, na briga, o campeonato virou gincana perto do fim: três equipes tinham chances: McLaren, com John Watson e Niki Lauda; Renault, com Prost; e Williams, com Keke Rosberg. Piquet, campeão do ano anterior, sofria com uma Brabham em queda livre.

GP de Caesars Palace, 25 de setembro de 1982
Quando o campeonato chegou a Vegas, Keke Rosberg já se aproximava da conquista. A despeito de apenas uma vitória na temporada, mostrara invejável constância e tinha nove pontos de frente para Watson, que ainda sonhava com a possibilidade de caneco. Pironi ainda era o segundo, somente três pontos atrás, mesmo após quatro provas de ausência.
Com 30 carros inscritos, a classificação teria de descartar quatro: e assim foi. Jean-Pierre Jarier (Osella), Teo Fabi (Toleman), Eliseo Salazar (ATS) e Chico Serra (Fittipaldi) foram os cortados. É importante destacar que era um outro momento na F1, onde equipes mais modestas podiam colocar apenas um carro nas provas.
Alain Prost foi o pole numa primeira fila toda da Renault, com René Arnoux ao lado. Rosberg e Watson era, respectivamente, sexto e nono colocados.
Só que, conforme aconteceu ao longo de todo o ano, a Renault teve problemas. E nos dois carros: Arnoux abandonou, enquanto Prost foi perdendo cada vez mais ritmo por conta de vibrações causadas por desgastes de pneus. Desta feita, quem aproveitou foi Michele Alboreto, de Tyrrell, que conquistou a vitória. Watson ficou em segundo, enquanto Eddie Cheever completou o pódio.
O segundo lugar de Watson não seria necessário para o título mesmo que Rosberg ficasse fora dos pontos, mas o finlandês, para colocar ponto de exclamação na conquista, foi o quinto colocado.
1 | MICHELE ALBORETO | Tyrrell Ford | 75 voltas | ||
2 | JOHN WATSON | McLaren Ford | +27.292 | ||
3 | EDDIE CHEEVER | Ligier Matra | +56.450 | ||
4 | ALAIN PROST | Renault | +1:08.648 | ||
5 | KEKE ROSBERG | Williams Ford | +1:11.375 | ||
6 | DEREK DALY | Williams Ford | +1 volta | ||
7 | MARC SURER | Arrows Ford | +1 volta | ||
8 | BRIAN HENTON | Tyrrell Ford | +1 volta | ||
9 | ANDREA DE CESARIS | Alfa Romeo | +2 voltas | ||
10 | BRUNO GIACOMELLI | Alfa Romeo | +2 voltas | ||
11 | MAURO BALDI | Arrows Ford | +2 voltas | ||
12 | RUPERT KEEGAN | March Ford | +2 voltas | ||
13 | RAUL BOESEL | March Ford | +6 voltas | ||
14 | MANFRED WINKELHOCK | ATS Ford | +13 voltas | ||
15 | NIKKI LAUDA | Mclaren Ford | NC | ||
16 | TOMMY BYRNE | Theodore Ford | NC | ||
17 | DEREK WARWICK | Toleman Hart | NC | ||
18 | ELIO DE ANGELIS | Lotus Ford | NC | ||
19 | MARIO ANDRETTI | Ferrari | NC | ||
20 | NELSON PIQUET | Brabham BMW | NC | ||
21 | RENÉ ARNOUX | Renault | NC | ||
22 | RICCARDO PATRESE | Brabham BMW | NC | ||
23 | NIGEL MANSELL | Lotus Ford | NC | ||
24 | JACQUES LAFFITE | Ligier Matra | NC | ||
25 | PATRICK TAMBAY | Ferrari | NC | ||
26 | ROBERTO GUERRERO | Ensign Ford | NC | ||
27 | JEAN-PIERRE JARIER | Osella Ford | NL | ||
28 | TEO FABI | Toleman Hart | NL | ||
29 | ELISEO SALAZAR | ATS Ford | NL | ||
30 | CHICO SERRA | Fittipaldi Ford | NL |

GP de Las Vegas, 19 de novembro de 2023, grid
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda |
2 | S PÉREZ | Red Bull Honda |
3 | L HAMILTON | Mercedes |
4 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes |
5 | L NORRIS | McLaren Mercedes |
6 | C SAINZ | Ferrari |
7 | C LECLERC | Ferrari |
8 | G RUSSELL | Mercedes |
9 | O PIASTRI | McLaren Mercedes |
10 | L STROLL | Aston Martin Mercedes |
11 | P GASLY | Alpine |
12 | E OCON | Alpine |
13 | A ALBON | Williams Mercedes |
14 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda |
15 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari |
16 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari |
17 | D RICCIARDO | AlphaTauri Honda |
18 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari |
19 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari |
20 | L SARGEANT | Williams Mercedes |
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E
25 de março de 2023
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP.
Comprar Ingresso com desconto
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube