Início de ano é época dos lançamentos dos carros da Fórmula 1. E será que as equipes estão inovando ou nem tanto assim?

O início de ano da Fórmula 1 é sempre marcado pelo lançamento dos carros das equipes. Até aqui, quatro equipes já apresentaram seus bólidos e, por isso, colocamos cada um deles lado a lado com seus antecessores…

Haas, Red Bull, Williams e Alfa Romeo em 2022

Haas em 2022

                                                                                        Carro da Haas em 2022 (Foto: Haas)

No ano passado, a Haas se apresentou de um jeito e chegou à temporada regular de outro. Isso porque a situação dos conflitos no leste europeu, após a invasão da Rússia na Ucrânia, respingou na Fórmula 1.

A Haas encerrou o vínculo com Nikita Mazepin e o patrocínio da ralkali, empresa de fertilizantes russa gerenciada por Dmitry Mazepin, pai do piloto. A mudança foi ocasionada pela delicada situação de Mazepin após diversas sanções aplicadas a atletas russos.

Por isso, o VF-22, que vestia as cores da bandeira da Rússia, chegou ‘pelado’ ao Bahrein: tinha apenas a cor branca com alguns detalhes em vermelho. Já em relação à dupla de pilotos, Kevin Magnussen assumiu a vaga deixada pelo #9, ao lado de Mick Schumacher.

Red Bull em 2022

Carro da Red Bull em 2022 (Foto: AFP)

Os taurinos são conhecidos pela tradição. O carro de 2022 teve as cores usuais: vermelho, amarelo e azul. Obviamente, o layout do RB18 foi bastante ‘invejado’ ao longo da temporada — afinal, foi o mais certeiro para o primeiro ano do novo regulamento. A dupla era a mesma de 2021: Max Verstappen e Sergio Pérez. A grande novidade foi a chega da principal patrocinadora, a Oracle, que é uma empresa de informática.

Williams em 2022

Carro da Williams em 2022 (Foto: Williams)

O carro da Williams em 2022 era realmente muito bonito. O FW44 vestia um azul escuro, com detalhes em vermelho. É verdade que já na reta final do ano tinha muito a cor preta, até por uma questão de peso, mas ainda assim era muito bonito. Com a ida de George Russell para a Mercedes, Alex Albon foi quem retornou ao grid.

Alfa Romeo em 2022

Carro da Alfa Romeo em 2022 (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

A Alfa Romeo também manteve no ano passado suas cores tradicionais: o vermelho e o branco. A dupla de pilotos foi o que mudou completamente — saíram Antonio Giovinazzi e Kimi Räikkönen, entraram Valtteri Bottas e Guanyu Zhou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Haas, Red Bull, Williams e Alfa Romeo em 2023

Haas em 2023

  Carro da Haas em 2023 (Foto: Haas)

Dentre os lançamentos até a data deste texto, a equipe americana foi quem mais inovou. Com a chegada da patrocinadora principal MoneyGram, empresa de transferências de dinheiro, o VF-23 é bem diferente: a cor predominante é a preta — o que lembra a Haas de alguns anos atrás — mesclada com a branca e vermelha. Em relação aos pilotos, quem saiu foi Mick Schumacher, dando lugar para Nico Hülkenberg voltar ao grid.

Red Bull em 2023

Carro da Red Bull em 2023 (Foto: AFP)

Em time que está ganhando, não se mexe. Talvez, tenha sido o pensamento da Red Bull. Depois de ver Max Verstappen bicampeão e também levar a melhor nos Construtores, o RB19 é praticamente a cópia de seu antecessor. Um detalhe ou outro são diferentes, mas as cores e o layout são os mesmos, bem como a dupla de pilotos e direção da equipe.

Williams em 2023

Carro da Williams em 2023 (Foto: Williams)

Em relação às cores, o FW45 mantém as mesmas do ano passado, mas dispostas de uma forma diferente, mais agressiva. O layout do carro em si é o que mudou bastante, ao menos no evento de lançamento. Em relação aos pilotos, Nicholas Latifi deu adeus à F1 e deixou vaga para o pupilo dos britânicos, Logan Sargeant. Jost Capito, que estava à frente da equipe nos últimos dois anos, também saiu, dando lugar ao agora ex-estrategista da Mercedes, James Vowles.

Alfa Romeo em 2023

Carro da Alfa Romeo em 2023 (Foto: Rodrigo Berton/Grande Prêmio)

Dessa vez, a mudança foi na C43. A cor branca saiu e entrou a cor preta. Um carro rubro-negro. O motivo para a mudança é a saída da Orlen, patrocinadora principal do time nos últimos anos, e a chegada da empresa de apostas online Stake. A dupla de pilotos é a mesma de 2022. O que muda é a chefia da equipe: Fréderic Vasseur migrou para a Ferrari, dando espaço para Andreas Seidl, engenheiro consagrado que fez ótimo trabalho na McLaren e chega para comandar a transição de equipes até a Audi assumir de vez, em 2026.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar