Com os carros Gen2 aposentados, a Fórmula E vai entrar em uma nova página de sua história a partir do ano que vem, com a implementação dos carros Gen3. Assim, o GRANDE PREMIUM preparou um especial que compara as principais características técnicas de cada um deles

A Fórmula E se prepara para uma verdadeira revolução na temporada 2022/2023, que marcará a introdução dos carros Gen3 na categoria. Prestes a se encontrarem na pista de Valência para a pré-temporada, as equipes ainda lidam com diversos problemas de confiabilidade e tentam entender as características do novo monoposto antes da estreia oficial da temporada, em 14 de janeiro. Mas o que difere uma geração da outra?

Para responder a essa pergunta, o GRANDE PREMIUM separou as principais características de cada carro, para que seja possível comparar o que cada um deles pode oferecer. Os bólidos Gen3, considerados os mais rápidos e tecnológicos da história da categoria, prometem alcançar velocidades nunca antes vistas na Fórmula E e chegam com uma proposta inovadora de recuperação de energia.

Como as corridas da categoria envolvem uma forte necessidade de gerenciamento da bateria, os novos carros prometem alavancar a eficiência da recuperação de energia a um novo patamar — para se ter uma ideia, os 250 kW de regeneração em 2022 vão virar 600 kW em 2023.

Sem mais delongas, eis a comparação técnica entre os carros de segunda e terceira gerações da Fórmula E:

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O carro Gen2 da Mercedes — que deixou a Fórmula E — dominou as últimas duas temporadas da categoria (Foto: Mercedes)

Gen2

Os carros de segunda geração surgiram para aplacar um desejo constante do público da categoria: acabar com as trocas de carro durante as corridas. Como a bateria do monoposto era duas vezes mais eficiente do que seu antecessor, os pilotos não precisariam mais trocar para outro carro no meio das disputas, como acontecia nas primeiras temporadas da modalidade.

Além do visual futurista e do halo iluminado com LED, o carro também ganhou em potência [de 180 kW para 250 kW], velocidade [de 225 km/h para 280 km/h] e aceleração de 0 a 150 km/h [de 7,27s para 6,7s]. A intenção da categoria era aposentar os carros Gen2 ao fim da temporada 2020/2021, mas a pandemia alterou os planos — assim, a implementação dos Gen3 ficou mesmo para 2023.

Comprimento: 5,16 metros
Altura:
1,05 metro
Largura:
1,77 metro
Distância entre Eixos: 3,1 metros
Peso (incluindo piloto): 900 kg
Potência máxima: 200 kW
Regeneração de energia máxima: 250 kW
Velocidade máxima: 280 km/h
Motor:
Traseiro
Pneus: Michelin

O Gen3 da Mahindra terá um brasileiro no cockpit, já que Lucas Di Grassi estreia pela equipe em 2023 (Foto: Mahindra)

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Gen3

A partir de 2023, os carros de terceira geração serão os novos protagonistas da categoria. O foco principal do novo conceito foi permitir uma eficiência consideravelmente maior na regeneração de bateria dos pilotos, que recuperam suas energias por meio do ‘coasting’ [ato de tirar o pé do acelerador e deixar o carro andar solto] e das frenagens. No entanto, nem tudo tem agradado.

Os primeiros testes com os carros Gen3 têm sido, em sua grande maioria, negativos. Porsche e DS, por exemplo, já sofreram com seus carros parados na pista em algumas oportunidades, e a nova bateria é a causa principal. Pela primeira vez na história, os trens de força deixarão de ser exclusivamente localizados na traseira dos carros e passarão a ter duas partes, uma na traseira e outra na dianteira.

A questão é que a eficiência da bateria se apresentou muito menor do que equipes e categoria esperavam, e o suprimentos de novas peças acontece em estado letárgico. Assim, os times ainda se encontram com diversos pontos de interrogação pendentes antes do início da pré-temporada, que marca os últimos testes antes da abertura oficial do campeonato.

Outro aspecto inovador do novo carro da categoria é o fato de não contar com freios hidráulicos. A partir do ano que vem, a freada do monoposto Gen3 será feita em função do motor dianteiro, que será responsável pela frenagem regenerativa. De acordo com a Fórmula E, mais de 40% da energia utilizada nas corridas será produzida desta forma.

Comprimento: 5,016 metros
Altura: 1,023 metro
Largura: 1,7 metro
Distância entre Eixos: 2,97 metros
Peso (incluindo piloto): 840 kg
Potência máxima: 350 kW
Regeneração de energia máxima: 600 kW
Velocidade máxima: 321 km/h
Motor
: Dianteiro e Traseiro
Pneus: Hankook

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