Com a primeira metade da temporada 2024 da Fórmula E finalizada, o Lado a Lado de hoje traz uma comparação entre o desempenho dos pilotos com o ano passado, que também trouxe uma concorrência acirrada e teve o título definido apenas na última etapa do campeonato

A Fórmula E encerrou oficialmente a primeira metade da temporada 2023/24 no eP de Mônaco, tradicional corrida disputada nas ruas de Monte Carlo, e parte para o início da fase decisiva do campeonato no próximo fim de semana, no eP de Berlim. A prova alemã será a primeira de quatro rodadas duplas que decidirão o grande campeão, mas como estava a situação da categoria ao fim da primeira metade do ano passado? Esse é o tema do Lado a Lado desta semana.

Conhecida por ser uma categoria extremamente imprevisível, a Fórmula E costuma levar a decisão do título até as últimas etapas do campeonato. No ano passado, não foi diferente, e Jake Dennis só levantou a taça na rodada derradeira, em Londres. Ao fim da primeira metade da temporada de 2023, o britânico era apenas o quarto colocado, distante 20 pontos da liderança.

Os dois primeiros, entretanto, representam uma repetição exata do que acontece em 2024. Pascal Wehrlein, líder atual, ocupava a mesma posição ao fim da primeira metade da temporada passada, seguido de perto por Nick Cassidy — novamente segundo colocado este ano. A diferença no top-3 fica por conta de Jean-Éric Vergne, que é o sétimo em 2024, enquanto Dennis ocupa o terceiro posto.

Mitch Evans, vencedor da etapa de Mônaco, se encontrava exatamente na mesma posição no ano passado: quinto lugar. Até a diferença de pontos para a liderança era parecida — o neozelandês tinha 24 tentos a menos que o líder Wehrlein, enquanto a desvantagem de 2024 é de 25. Confira as tabelas completas de cada metade da Fórmula E e saiba como terminou a temporada de 2023.

Em 2023, a primeira metade foi encerrada em Berlim. Em 2024, a etapa alemã inicia a segunda parte (Foto: Fórmula E)

Tabela após 8ª etapa da Fórmula E 2023:

CarroEquipePolesVitóriasPódiosVMRPONTOS
1P WEHRLEIN94Porsche23100
2N CASSIDY37Envision1496
3J VERGNE25DS Penske13181
4J DENNIS27Andretti24180
5M EVANS9Jaguar11276
6A FELIX DA COSTA13Porsche1268
7S BIRD10Jaguar3262
8S BUEMI16Envision257
9R RAST58McLaren1140
10J HUGHES5McLaren132
11S VANDOORNE1Penske26
12M GÜNTHER7Maserati11124
13A LOTTERER36Andretti1123
14L DI GRASSI11Mahindra118
15N NATO17Nissan111
16S SETTE CÂMARA3NIO10
17D TICKTUM33NIO10
18O ROWLAND8Mahindra7
19S FENESTRAZ23Nissan15
20E MORTARA48Mahindra3
21R FRIJNS4ABT Cupra12
22N MÜLLER51ABT Cupra0
23K VAN DER LINDE4ABT Cupra0

Tabela após 8ª etapa da Fórmula E 2024:

Pos.PilotoCarroEquipePolesVitóriasPódiosVMRPONTOS
1P WEHRLEIN94Porsche3221102
2N CASSIDY37Jaguar15395
3J DENNIS1Andretti14189
4O ROWLAND22Nissan214188
5M EVANS9Jaguar11277
6M GÜNTHER7Maserati12165
7J.E VERGNE25DS Penske1165
8S BIRD8McLaren1138
9S VANDOORNE2DS Penske137
10A.F DA COSTA13Porsche26
11J HUGHES5McLaren125
12S FENESTRAZ23Nissan24
13N NATO17Andretti24
14R FRIJNS4Envision121
15S BUEMI16Envision1120
16N MÜLLER23ABT Cupra18
17D TICKTUM33ERT12
18S SETTE CÂMARA3ERT11
19J DARUVALA18Maserati2
20L DI GRASSI11ABT Cupra1
21E MORTARA48Mahindra0
22N DE VRIES21Mahindra0
23T BARNARD8McLaren0
No fim, Jake Dennis conquistou o título mundial da Fórmula E em 2023 (Foto: Fòrmula E)

Resultado Final:

No fim, Cassidy terminou a temporada de 2023 na segunda colocação, mas o líder mudou: Dennis tomou o posto de Wehrlein e conquistou seu primeiro título mundial da carreira com 229 pontos. Nick ficou com 199. Evans ganhou posições na reta final e foi a 197, enquanto Pascal teve queda vertiginosa e fechou com 149 tentos, em quarto. Vergne, com 107, completou o top-5.

O grupo dos dez primeiros na tabela do ano passado ainda teve Sébastien Buemi [105], Maximilian Günther [101], Sam Bird [95], António Félix da Costa [93] e Norman Nato [63].

Quatro nomes são intocáveis no top-5 em todas essas tabelas: Dennis, Cassidy, Wehrlein e Evans. Enquanto Vergne foi o “intruso” neste grupo na primeira metade de 2023, em 2024 é a vez de Oliver Rowland ocupar o papel. Curiosamente, cada um deles chegou ao meio do campeonato com uma vitória: o francês levou o eP de Hyderabad de 2023, e o britânico faturou o eP de Misano 1 de 2024.

Chama atenção o fato de que Günther, em oito corridas de 2024, já somou 64,3% dos pontos que fez nas 16 de 2023. Novamente, o equilíbrio é o grande atrativo do campeonato: Wehrlein tem apenas sete pontos de frente para Cassidy, dois a mais do que em 2023, e 25 para o quinto colocado — um a menos do que no ano passado. Mais uma vez, a batalha pela taça vai se desenrolar até os instantes finais da temporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar