Com a primeira metade da temporada 2024 da Fórmula E finalizada, o Lado a Lado de hoje traz uma comparação entre o desempenho dos pilotos com o ano passado, que também trouxe uma concorrência acirrada e teve o título definido apenas na última etapa do campeonato
A Fórmula E encerrou oficialmente a primeira metade da temporada 2023/24 no eP de Mônaco, tradicional corrida disputada nas ruas de Monte Carlo, e parte para o início da fase decisiva do campeonato no próximo fim de semana, no eP de Berlim. A prova alemã será a primeira de quatro rodadas duplas que decidirão o grande campeão, mas como estava a situação da categoria ao fim da primeira metade do ano passado? Esse é o tema do Lado a Lado desta semana.
Conhecida por ser uma categoria extremamente imprevisível, a Fórmula E costuma levar a decisão do título até as últimas etapas do campeonato. No ano passado, não foi diferente, e Jake Dennis só levantou a taça na rodada derradeira, em Londres. Ao fim da primeira metade da temporada de 2023, o britânico era apenas o quarto colocado, distante 20 pontos da liderança.
Os dois primeiros, entretanto, representam uma repetição exata do que acontece em 2024. Pascal Wehrlein, líder atual, ocupava a mesma posição ao fim da primeira metade da temporada passada, seguido de perto por Nick Cassidy — novamente segundo colocado este ano. A diferença no top-3 fica por conta de Jean-Éric Vergne, que é o sétimo em 2024, enquanto Dennis ocupa o terceiro posto.
Mitch Evans, vencedor da etapa de Mônaco, se encontrava exatamente na mesma posição no ano passado: quinto lugar. Até a diferença de pontos para a liderança era parecida — o neozelandês tinha 24 tentos a menos que o líder Wehrlein, enquanto a desvantagem de 2024 é de 25. Confira as tabelas completas de cada metade da Fórmula E e saiba como terminou a temporada de 2023.
Tabela após 8ª etapa da Fórmula E 2023:
Carro | Equipe | Poles | Vitórias | Pódios | VMR | PONTOS | ||
1 | P WEHRLEIN | 94 | Porsche | — | 2 | 3 | — | 100 |
2 | N CASSIDY | 37 | Envision | — | 1 | 4 | — | 96 |
3 | J VERGNE | 25 | DS Penske | — | 1 | 3 | 1 | 81 |
4 | J DENNIS | 27 | Andretti | — | 2 | 4 | 1 | 80 |
5 | M EVANS | 9 | Jaguar | 1 | 1 | 2 | — | 76 |
6 | A FELIX DA COSTA | 13 | Porsche | — | 1 | 2 | — | 68 |
7 | S BIRD | 10 | Jaguar | — | — | 3 | 2 | 62 |
8 | S BUEMI | 16 | Envision | 2 | — | — | — | 57 |
9 | R RAST | 58 | McLaren | — | — | 1 | 1 | 40 |
10 | J HUGHES | 5 | McLaren | 1 | — | — | — | 32 |
11 | S VANDOORNE | 1 | Penske | — | — | — | — | 26 |
12 | M GÜNTHER | 7 | Maserati | 1 | — | 1 | 1 | 24 |
13 | A LOTTERER | 36 | Andretti | 1 | — | — | 1 | 23 |
14 | L DI GRASSI | 11 | Mahindra | — | — | 1 | — | 18 |
15 | N NATO | 17 | Nissan | — | — | — | 1 | 11 |
16 | S SETTE CÂMARA | 3 | NIO | — | — | — | — | 10 |
17 | D TICKTUM | 33 | NIO | — | — | — | — | 10 |
18 | O ROWLAND | 8 | Mahindra | — | — | — | — | 7 |
19 | S FENESTRAZ | 23 | Nissan | 1 | — | — | — | 5 |
20 | E MORTARA | 48 | Mahindra | — | — | — | — | 3 |
21 | R FRIJNS | 4 | ABT Cupra | 1 | — | — | — | 2 |
22 | N MÜLLER | 51 | ABT Cupra | — | — | — | — | 0 |
23 | K VAN DER LINDE | 4 | ABT Cupra | — | — | — | — | 0 |
Tabela após 8ª etapa da Fórmula E 2024:
Pos. | Piloto | Carro | Equipe | Poles | Vitórias | Pódios | VMR | PONTOS |
1 | P WEHRLEIN | 94 | Porsche | 3 | 2 | 2 | 1 | 102 |
2 | N CASSIDY | 37 | Jaguar | — | 1 | 5 | 3 | 95 |
3 | J DENNIS | 1 | Andretti | — | 1 | 4 | 1 | 89 |
4 | O ROWLAND | 22 | Nissan | 2 | 1 | 4 | 1 | 88 |
5 | M EVANS | 9 | Jaguar | 1 | 1 | 2 | — | 77 |
6 | M GÜNTHER | 7 | Maserati | — | 1 | 2 | 1 | 65 |
7 | J.E VERGNE | 25 | DS Penske | 1 | — | 1 | — | 65 |
8 | S BIRD | 8 | McLaren | — | 1 | 1 | — | 38 |
9 | S VANDOORNE | 2 | DS Penske | — | — | 1 | — | 37 |
10 | A.F DA COSTA | 13 | Porsche | — | — | — | — | 26 |
11 | J HUGHES | 5 | McLaren | 1 | — | — | — | 25 |
12 | S FENESTRAZ | 23 | Nissan | — | — | — | — | 24 |
13 | N NATO | 17 | Andretti | — | — | — | — | 24 |
14 | R FRIJNS | 4 | Envision | — | — | 1 | — | 21 |
15 | S BUEMI | 16 | Envision | — | — | 1 | 1 | 20 |
16 | N MÜLLER | 23 | ABT Cupra | — | — | — | — | 18 |
17 | D TICKTUM | 33 | ERT | — | — | — | — | 12 |
18 | S SETTE CÂMARA | 3 | ERT | — | — | — | — | 11 |
19 | J DARUVALA | 18 | Maserati | — | — | — | — | 2 |
20 | L DI GRASSI | 11 | ABT Cupra | — | — | — | — | 1 |
21 | E MORTARA | 48 | Mahindra | — | — | — | — | 0 |
22 | N DE VRIES | 21 | Mahindra | — | — | — | — | 0 |
23 | T BARNARD | 8 | McLaren | — | — | — | — | 0 |
Resultado Final:
No fim, Cassidy terminou a temporada de 2023 na segunda colocação, mas o líder mudou: Dennis tomou o posto de Wehrlein e conquistou seu primeiro título mundial da carreira com 229 pontos. Nick ficou com 199. Evans ganhou posições na reta final e foi a 197, enquanto Pascal teve queda vertiginosa e fechou com 149 tentos, em quarto. Vergne, com 107, completou o top-5.
O grupo dos dez primeiros na tabela do ano passado ainda teve Sébastien Buemi [105], Maximilian Günther [101], Sam Bird [95], António Félix da Costa [93] e Norman Nato [63].
Quatro nomes são intocáveis no top-5 em todas essas tabelas: Dennis, Cassidy, Wehrlein e Evans. Enquanto Vergne foi o “intruso” neste grupo na primeira metade de 2023, em 2024 é a vez de Oliver Rowland ocupar o papel. Curiosamente, cada um deles chegou ao meio do campeonato com uma vitória: o francês levou o eP de Hyderabad de 2023, e o britânico faturou o eP de Misano 1 de 2024.
Chama atenção o fato de que Günther, em oito corridas de 2024, já somou 64,3% dos pontos que fez nas 16 de 2023. Novamente, o equilíbrio é o grande atrativo do campeonato: Wehrlein tem apenas sete pontos de frente para Cassidy, dois a mais do que em 2023, e 25 para o quinto colocado — um a menos do que no ano passado. Mais uma vez, a batalha pela taça vai se desenrolar até os instantes finais da temporada.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.
SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E
25 de março de 2023
CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP.
Comprar Ingresso com desconto
GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?
Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.
Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.
Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube