A Fórmula E da temporada 2018/19 conta com, até aqui, oito vencedores em oito etapas. O GRANDE PREMIUM então avaliou os campeonatos da atual década da Fórmula 1, Indy, MotoGP e da própria FE com maior número de vencedores após oito etapas e separou números

O lado a lado de hoje quer mostrar os campeonatos com início marcado por maior variedade de vencedores de corrida nesta década. A espinha vertebral do exercício é, claro, a temporada 2018/19 da Fórmula E, que tem oito vencedores de sete equipes diferentes para oferecer. Mas o GRANDE PREMIUM compara os campeonatos mais distribuídos entre as outras grandes categorias internacionais desde 2011.

As comparações estão feitas com a Fórmula 1, a Indy, a MotoGP e a própria Fórmula E. Quais as temporadas mais democráticas destes campeonatos nos últimos anos? É o que trazemos

Mas de partida, uma informação: nenhuma outra categoria entre as apresentadas contou com um campeonato começando com oito vencedores diferentes nas primeiras etapas. É algo, ao menos até aqui, reservado apenas para a FE na atual temporada. A comparação usa como base as primeiras oito etapas.

Mitch Evans venceu em Roma (Mitch Evans (Foto: FE))

FÓRMULA E 2018/19 – 11 equipes

É a temporada em voga. Embora os métodos estejam aí para discussão, para que se oponham ou apoiem, a FE conseguiu encontrar uma maneira de elevar a competitividade a uma potência incomum. O campeonato vai para a reta final, para as últimas cinco corridas, sem que ninguém tenha de fato despontado como favorito ou sem que ao menos um grupo de pilotos tenha se separado do pelotão.

Pilotos vencedores: 8
Equipes vencedoras: 7
Pilotos no pódio: 13
Equipes no pódio: 9
Pilotos no top-10: 21
Equipes no top-10: 11
Pilotos na pole: 7
Equipes na pole: 6

Nelsinho Piquet (Piquet é campeão em Londres, 2015 (Foto: Reprodução/Twitter))

FÓRMULA E 2014/15 – dez equipes

Naquela que foi a primeira temporada da FE, a tecnologia era novidade e as equipes ainda contavam com um motor padrão – quase todo o conjunto, aliás, era padrão. E a paridade foi notada. O grupo dos postulantes ao título só apareceu nas últimas etapas. A briga foi até os metros finais do campeonato. Uma peculiaridade da temporada foi a frenética mudança de pilotos das equipes e, por isso, mais gente teve a oportunidade de pontuar.

Pilotos vencedores: 7
Equipes vencedoras: 6
Pilotos no pódio: 10
Equipes no pódio: 7
Pilotos no top-10: 22
Equipes no top-10: 10
Pilotos na pole: 5
Equipes na pole: 4

Michael Schumacher não venceu, mas teve o último grande momento (Michael Schumacher, GP da Europa, 2012)

FÓRMULA 1 2012 – 12 equipes

A temporada 2012 do Mundial de F1 foi um dos mais eletrizantes de todos os tempos. O começo, com sete vencedores diferentes em sete provas antes que Fernando Alonso fosse o primeiro a ganhar a segunda, marcou época. De fato, 11 nomes apareceram no pódio naqueles dias e sete equipes. A vitória de Pastor Maldonado no GP da Espanha, diga-se, é até hoje a última da Williams.

Pilotos vencedores: 7
Equipes vencedoras: 5
Pilotos no pódio: 11
Equipes no pódio: 7
Pilotos no top-10: 18
Equipes no top-10: 9
Pilotos na pole: 5

Tony Kanaan venceu a Indy 500

Por três momentos diferentes nesta década, a Indy contou com uma temporada que começou com sete vencedores em oito provas. O auge foi 2017, quando sete venceram nas sete corridas iniciais. Assim como a F1 em 2012, foi Graham Rahal quem aproveitou a oitava etapa do campeonato para ganhar a segunda dele naquele ano. Aliás, outra semelhança com a F1 em 2012: o primeiro a dobrar vitórias não terminou campeão.

INDY 2013 – 15 equipes

Pilotos vencedores: 7
Equipes vencedoras: 6
Pilotos no pódio: 13
Equipes no pódio: 8
Pilotos no top-10: 26
Equipes no top-10: 13
Pilotos na pole: 5
Equipes na pole: 5

INDY 2015 – 13 equipes

Pilotos vencedores: 7
Equipes vencedoras: 6
Pilotos no pódio: 13
Equipes no pódio: 8
Pilotos no top-10: 24
Equipes no top-10: 10
Pilotos na pole: 5
Equipes na pole: 5
(INDY 2018; JOSEF NEWGARDEN; PENSKE; GP DO IOWA; INDYCAR)

INDY 2017 – 12 equipes

Pilotos vencedores: 7
Equipes vencedoras: 5
Pilotos no pódio: 12
Equipes no pódio: 7
Pilotos no top-10: 23
Equipes no top-10: 9
Pilotos na pole: 5
Equipes na pole: 4
(Simon Pagenaud era o líder em 2017)

Dani Pedrosa viveu um grande princípio de 2017 (Dani Pedrosa (Foto: Repsol))

MOTOGP 2017 – 12 equipes

Apesar da latente competitividade da MotoGP dos últimos anos, nenhum ano teve um rodízio tão grande de vencedores quanto os da Indy, F1 ou FE. O número de vencedores diferentes nas primeiras oito etapas foi cinco: Maverick Viñales, Marc Márquez, Dani Pedrosa, Andrea Dovozioso e Valentino Rossi. Márquez, que seria o campeão, vinha na quarta colocação – pior do campeão entre todas as temporadas das categorias avaliadas. Mas o espanhol eventualmente tomou controle do campeonato.

Pilotos vencedores: 5
Equipes vencedoras: 3
Pilotos no pódio: 9
Equipes no pódio: 6
Pilotos no top-10: 20
Equipes no top-10: 11
Pilotos na pole: 4
Equipes na pole: 3

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar