Assim como em 2014, a Mercedes iniciou a temporada com seis vitórias em seis corridas consecutivas, sequência quebrada justamente no GP do Canadá aquele ano. O Lado a Lado desta semana traz as diferenças das duas temporadas

A Mercedes venceu todos os campeonatos de pilotos e construtores da famigerada ‘Era Híbrida’ da Fórmula 1, mas o domínio exacerbado do time alemão ficou marcado no primeiro ano, em 2014, e agora em 2019. Nas duas temporadas, um carro prateado cruzou a linha de chegada na primeira colocação nas seis primeiras corridas da temporada.

Em 2014, Lewis Hamilton e Nico Rosberg chamaram atenção pela forte performance desde os testes de pré-temporada, e confirmaram o favoritismo ao longo do ano, dividindo vitórias e chegando até a última corrida da temporada com o título em jogo. Em 2019, Hamilton divide a garagem com o finlandês Valtteri Bottas, e o cenário tem tudo para ser bem parecido.

No Lado a Lado desta semana, o GRANDE PREMIUM compara o desempenho e os resultados alcançados pela Mercedes nas duas temporadas.

Hamilton venceu quatro das seis primeiras corridas, assim como em 2014 (Hamilton venceu quatro de seis corridas em 2019 (Foto: Mercedes))

Classificação da F1 em 2014 após seis corridas

Mundial de Pilotos
1º) Rosberg – 122
2º) Hamilton – 118
3º) Alonso – 61
4º) Ricciardo – 54
5º) Hülkenberg – 47

Mundial de Construtores
1º) Mercedes – 240
2º) Red Bull – 99
3º) Ferrari – 78
4º) Force India – 67
5º) McLaren – 52

Classificação da F1 em 2019 após seis corridas

Mundial de Pilotos
1º) Hamilton – 137
2º) Bottas – 120
3º) Vettel – 82
4º) Verstappen – 78
5º) Leclerc – 57

Mundial de Construtores

1º) Mercedes – 257
2º) Ferrari – 139
3º) Red Bull – 110
4º) McLaren – 30
5º) Racing Point – 17

A Mercedes no início de 2014

O início da Mercedes foi com seis corridas e cinco dobradinhas. O único revés que a equipe sofreu foi na abertura da temporada, na Austrália, quando um problema de motor fez Lewis Hamilton abandonar ainda na segunda volta. Rosberg venceu aquela corrida confortavelmente, mas viu o inglês se recuperar e vencer as quatro provas seguintes, incluindo a épica batalha no Bahrein, considerada como uma das melhores da década.

Rosberg voltaria a triunfar em Mônaco, e mesmo com duas vitórias a menos que o rival, liderava o campeonato por conta dos pontos que ganhou na Austrália. A Mercedes tinha incríveis 141 pontos de vantagem para a Red Bull, que estava em segundo, enquanto Hamilton acumulou 57 pontos de distância para Fernando Alonso, que estava em terceiro após a etapa de Monte Carlo.

Atrás da Mercedes, a disputa era mais acirrada. Kevin Magnussen, Jenson Button, Sebastian Vettel, Sergio Pérez, Fernando Alonso e Daniel Ricciardo subiram ao pódio, totalizando oito pilotos diferentes nas três primeiras colocações nas corridas iniciais.

A concorrência animada pelo posto de segunda equipe deu mais pontos para os times em disputa o que resultou no aumento da vantagem da Mercedes na liderança.

A Mercedes no início de 2019

Até aqui, foram cinco dobradinhas nas cinco primeiras corridas, batendo o recorde registrado pela Williams no início de 1992, e pódio em todas as provas. O pior resultado do time foi a terceira colocação de Valtteri Bottas no GP de Mônaco. O finlandês venceu as provas da Austrália e do Azerbaijão, enquanto Hamilton triunfou no Bahrein, China, Espanha e Mônaco.

Com 257 pontos somados, incluindo dois de voltas mais rápidas, a Mercedes superou a marca de 2014, mas a distância para a Ferrari, segunda colocada, é menor, com 118 pontos. Bottas, com 120 pontos, está 38 à frente de Sebastian Vettel, o terceiro colocado no Mundial de Pilotos.

Cinco anos depois, os resultados mostram uma divisão maior entre os times, a popular 'F1 A x F1 B'. Além da dupla que lidera o campeonato, Sebastian Vettel, Max Verstappen e Charles Leclerc também subiram ao pódio, totalizando apenas cinco pilotos diferentes nas três primeiras colocações.

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar