Restando apenas três etapas para o fim da temporada 2023 da MotoGP, Francesco Bagnaia e Jorge Martín estão separados por só 13 pontos. Com 111 ainda em disputa, tudo pode acontecer na reta final do campeonato

A reta final da temporada 2023 da MotoGP vai marcar um confronto entre Francesco Bagnaia e Jorge Martín. Campeão vigente, o italiano lidera o campeonato, mas com só 13 pontos de vantagem para o rival da Pramac.

É um confronto incomum e que pode fazer história. Na era da MotoGP, que nasceu em 2002, nenhum piloto de equipe satélite conseguiu o título do Mundial de Pilotos.

Mas a Pramac é uma equipe satélite especial. Primeira na fila das clientes da Ducati, a escuderia tem acesso ao melhor equipamento, o que significa que Bagnaia e Martín se enfrentam a bordo da mesma Desmosedici GP23, a moto deste ano da casa de Bolonha. Além disso, alguns integrantes da fábrica italiana compõe o quadro de integrantes da estrutura privada.

Ainda que seja uma espécie de Davi x Golias, já que se trata de uma fábrica brigando com uma equipe satélite, o que rouba os holofotes é mesmo o duelo entre os pilotos. Por isso, o GRANDE PREMIUM colocou Lado a Lado a carreira dos pilotos.

Francesco Bagnaia e Jorge Martín se enfrentam na temporada 2023 (Foto: Divulgação/MotoGP

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Bagnaia, de 26 anos, é um dos integrantes da Academia de Pilotos VR46. E o mais bem sucedido pupilo de Valentino Rossi. No Mundial de Motovelocidade de forma fixa desde 2014, Pecco tem currículo dois títulos mundiais: um na Moto2, em 2018, e um na MotoGP, em 2022.

Martín, por outro lado, tem 25 anos e não conta com um bem sucedido mentor. O espanhol, porém, é uma cria da Red Bull Rookies Cup, uma das principais categorias de base da atualidade, onde foi campeão em 2014. Jorge, que está no Mundial desde 2015, tem um título na carreira, a taça de 2018 da Moto3).

No que diz respeito a vitórias no Mundial de Motovelocidade, a vantagem também é de Pecco, que acumula 27 triunfos — dois na Moto3, oito na Moto2 e 17 na MotoGP —, contra 15 do rival — oito na Moto3, duas na Moto2 e cinco na MotoGP. Os números seguem a conta do Mundial, que não considera as corridas sprint na contabilidade geral.

No que tange a pódios, a vantagem também é do noivo de Domizia. Pecco esteve no top-3 em 55 oportunidades — sete na Moto3, 16 na Moto2 e 17 na MotoGP —, contra 44 de Jorge — 20 na Moto3, oito na Moto2 e 16 na MotoGP.

Martín vence a disputa, porém, no quesito poles. Conhecido pela velocidade, o #89 acumula 34 largadas na posição de honra — 20 na Moto3, uma na Moto2 e 13 na MotoGP —, dez a mais do que Bagnaia, que soma 24 — uma na Moto3, seis na Moto2 e 17 na MotoGP.

Na temporada 2023, o titular da Ducati ganha a disputa em termos de vitórias em GPs (6), pódios (12), poles (6) e voltas mais rápidas (2), enquanto Martín se saiu melhor nas corridas sprint, onde soma sete triunfos contra quatro do italiano.

Um ponto determinante no desempenho dos dois em 2023 é o número de abandonos. Bagnaia não completou quatro GPs e uma sprint, enquanto Martín não viu a bandeirada em três das corridas longas.

É um confronto, também, no nível de experiência. Lutando pelo segundo título, Francesco está na quinta temporada na MotoGP, enquanto Martín faz apenas o terceiro ano.

Com os GPs de Malásia, Catar e Comunidade Valenciana, os dois pilotos ainda têm amplas chances de consolidar a liderança ou virar o jogo — como Martín fez por pouco mais de 24 horas na Indonésia. Fica a dúvida, porém, de como a Ducati vai se comportar nesta batalha.

Chefão da Ducati Corse, a divisão de corridas, Gigi Dall’Igna prometeu dar condições iguais aos dois pilotos, mesmo que só um deles vista as cores da fábrica. No fim de semana na Tailândia, o mandatário reforçou o pacto.

“Todos os outros vão curtir as últimas corridas da temporada. Eu não tenho certeza se estarei realmente feliz”, disse Dall’Igna. “São irmãos brigando!”, comentou.

“Eles precisam ter todas as chances de vencer. Vamos dar a todos os nossos pilotos a melhor informação possível para que eles façam o melhor deles”, assegurou. “Vamos tentar dar a melhor moto possível para que possam lutar. Esse é o nosso trabalho, isso é o que temos de fazer nessas últimas três corridas”, defendeu.

Dias antes, Paolo Ciabatti, diretor-esportivo da marca, também tinha rejeitado lançar mão de ordens de equipe para beneficiar um ou outro.

“Se a Ducati estivesse preocupada com outra equipe vencendo, não faria o mesmo tipo de motos e evoluções para a Pramac e o Jorge Martín. Os mais atentos notaram que nas últimas corridas tinham aletas montadas na dianteira. Quais motos tinham isso? As de Bagnaia e Martín”, afirmou. “Eles possuem o mesmo pacote técnico, e sete pessoas da Ducati trabalham na Pramac. Eu entendo aqueles que criam conspirações, mas não acredito nisso”, acrescentou.

“Nós decidimos colocar os pilotos das duas equipes nas mesmas situações, certo ou errado, e que vença o melhor. Consideramos ambos pilotos oficiais”, completou.

Sendo assim, que vença o melhor!

 FRANCESCO BAGNAIAJORGE MARTÍN
NACIONALIDADEItalianoEspanhol
IDADE2625
TEMPO DE MOTOGP53
EQUIPEDucatiPramac Ducati
TÍTULOS2 (Moto2 em 2018 e MotoGP em 2022)1 (Moto3 em 2018)
VITÓRIAS27 (duas na Moto3, oito na Moto2 e 17 na MotoGP)15 (oito na Moto3, duas na Moto2 e cinco na MotoGP)
PÓDIOS55 (sete na Moto3, 16 na Moto2 e 32 na MotoGP)44 (20 na Moto3, oito na Moto2 e 16 na MotoGP)
POLES24 (uma na Moto3, seis na Moto2 e 17 na MotoGP)34 (20 na Moto3, um na Moto2 e 13 na MotoGP)
ANO PASSADOCampeão da MotoGP9º na MotoGP
EM 20236 vitórias em GPs, 4 vitórias na sprint, 12 pódios, 6 poles e 4 voltas mais rápidas4 vitórias em GPs, 7 vitórias na sprint, 8 pódios, 4 poles e 2 voltas mais rápidas
ABANDONOS EM 20234 abandonos em GPs e um na sprint3 abandonos em GP e nenhum na sprint
Ducati dominante não tira encanto da MotoGP 2023

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar