O GP da Austrália foi surpreendente, com quebra de Max Verstappen e uma vitória absolutamente dominante de Carlos Sainz, em dobradinha da Ferrari

Carlos Sainz venceu um GP da Austrália que foi o melhor da F1 2024 até agora, mas passou longe de ter sido incrivelmente emocionante. O maior destaque, além da superação do espanhol que triunfou pouco depois de uma cirurgia de retirada do apêndice, foi a quebra inesperada de Max Verstappen, equilibrando, por enquanto, o campeonato.

A Ferrari ainda conseguiu fechar a dobradinha com Charles Leclerc, enquanto Lando Norris completou o pódio após controversa ordem de equipe da McLaren, que deixou o dono da casa, Oscar Piastri, em quarto.

Sergio Pérez sofreu para encontrar ritmo em Melbourne e acabou na quinta posição, seguido por Lance Stroll e Yuki Tsunoda, que ganharam terreno depois da punição recebida por Fernando Alonso, o oitavo, em acidente de George Russell. As Haas fecharam o top-10, com Nico Hülkenberg e Kevin Magnussen. Assim como Verstappen, Lewis Hamilton também quebrou e abandonou.

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Sainz a Verstappen e Hamilton, que abandonaram a prova da Austrália depois de quebras.

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Pódio do GP da Austrália, de atuação brilhante de Carlos Sainz (Foto: AFP)

1º) Carlos Sainz – 10 – Não tem como não dar 10! Mesmo sem pole, sem volta mais rápida, não tem como. A vitória de alguém fora da Red Bull já é um feito fantástico atualmente na F1, mas a de Sainz tem gosto ainda mais doce pela recuperação complicada da cirurgia, pelo tanto que esse rapaz tem batalhado. É um dos grandes nomes do grid no momento.

2º) Charles Leclerc – 8.0 – Completou bem a dobradinha da Ferrari, levou bons pontos para casa. A verdade é que teve ritmo muito semelhante ao de Sainz, mas chegou atrás do companheiro e falhou na hora decisiva da classificação. De todo modo, faz um começo de ano interessante.

3º) Lando Norris – 7.5 – Completou o pódio, levou bons pontos para a casa, enfim, era o melhor resultado possível para a McLaren. Vem, desde 2022, em boa forma.

Yuki Tsunoda foi aos pontos na Austrália (Foto: Red Bull Content Pool)

4º) Oscar Piastri – 8.0 – Recebe uma nota ainda melhor que a boa avaliação de Norris porque poderia tranquilamente ter ido ao pódio não fosse uma controversa ordem de equipe da McLaren, que mandou os dois trocarem de posição. Enfim, está claramente no nível de Lando atualmente.

5º) Sergio Pérez – 4.0 – Sabe aquele papo de ‘Pérez melhorou, agora deve aproveitar as chances quando Verstappen não estiver’? Acabou, né? O mexicano teve a oportunidade e passou vergonha, acabou amassado não só pelas Ferrari, mas também pelas McLaren. Sofrível.

6º) Lance Stroll – 7.5 – Boa corrida de Stroll, sejamos justos. Classificação decente, ritmo ok, acabou ainda na frente de Alonso pela punição do espanhol. O canadense se recuperou daquele GP da Arábia Saudita medonho.

7º) Yuki Tsunoda – 8.5 – Ótimo trabalho de Tsunoda, da ida ao Q3 até o grande sétimo lugar. Em uma disputa acirrada e de poucos pontos na ‘F1 B’, o japonês ajudou bem a vida da RB na batalha. Sobrou em cima de Ricciardo na casa do companheiro de equipe.

8º) Fernando Alonso – 7.5 – Fazia corrida muito competente até o acidente de Russell. Tudo bem achar a punição injusta, mas o espanhol foi, no mínimo, no limite da malandragem. Talvez não precisasse disso tudo para ficar em sexto, não.

9º) Nico Hülkenberg – 8.5 – Outra belíssima atuação de Hülk em 2024, hein? O alemão foi aos pontos de novo e vai ajudando muito a Haas na batalha acirrada do fundo do pelotão. É ótimo piloto, tem engrenado após o tempo fora da F1.

10º) Kevin Magnussen – 8.0 – Também engatou uma segunda atuação muito competente. Em Jedá, fez o jogo coletivo e garantiu o pontinho de Hülk. Na Austrália, também chegou no top-10, com ritmo bastante competente. Merece elogios.

Nico Hülkenberg se enfiou nos pontos de novo na Austrália (Foto: AFP)

11º) Alexander Albon – 4.0 – Na corrida, até foi decente, mas o fim de semana foi condenado no acidente do TL1. Aliás, o de Logan Sargeant que foi, né? Sem carro reserva, a Williams sacrificou o americano, mas foi Albon quem bateu.

12º) Daniel Ricciardo – 2.5 – Tenebroso fim de semana do dono da casa. Foi amassado por Tsunoda e já recebeu o ultimato de Helmut Marko. Complicou legal para quem sonhava com Red Bull.

13º) Pierre Gasly – 5.5 – Lutou muito, esticou até onde conseguiu o stint com pneus médios, mas não dá. O carro da Alpine é uma coisa horrorosa, o francês segue longe dos pontos.

14º) Valtteri Bottas – 5.0 – Foi totalmente prejudicado por mais um espetáculo tenebroso da Sauber nos boxes. O finlandês poderia ter sonhado com pontos, pelo menos.

15º) Guanyu Zhou – 4.0 – Outro que foi muito atrapalhado pelo trabalho de pit-stop da Sauber, mas vinha menos forte que Bottas na parada.

16º) Esteban Ocon – 4.5 – Não dá para culpar Esteban pela ruindade da Alpine. Outro que ficou preso nos boxes, conseguiu superar Gasly em classificação de novo. Na corrida, andou para trás.

George Russell ficou atravessado na pista após acidente (Foto: AFP)

NC) George Russell – 5.5 – Teve mais uma performance bem mais forte que a de Hamilton, mas acabou de novo no muro. O inglês foi atrapalhado por Alonso, claro, mas precisava reagir mais rápido ali. Uma coisa não anula a outra.

NC) Lewis Hamilton – 4.0 – Segue abaixo de Russell em todos os aspectos em 2024, sofre muito com o W15 e parece extremamente desinteressado com o ano da Mercedes.

NC) Max Verstappen – 7.5 – Fez uma classificação magistral, mas não podemos dar uma nota mais alta que essa para alguém que ficou tão poucas voltas na corrida. Zero culpa dele, mas a nota máxima é essa.

Max Verstappen quebrou na Austrália, mas lidera o Ranking GP (Foto: Red Bull Content Pool)

GP da Austrália – 6.5 – Não foi grandes coisas, mas foi a melhor da temporada até aqui, sem dúvidas. Poderia ter sido ainda mais emocionante, a briga entre Sainz e Verstappen prometia, mas os imprevistos com o favoritíssimo ao título, a história de superação do espanhol, enfim, valeram a pena.

Melhor GP – GP da Austrália – 6.5
Pior GP – GP do Bahrein – 5.0
Média: 5.7

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Max Verstappen – 9.0
2º) Carlos Sainz – 9.0
3º) Oliver Bearman – 8.0
4º) Charles Leclerc – 7.8
5º) Nico Hülkenberg – 7.5
6º) Fernando Alonso – 7.5
7º) Oscar Piastri – 7.2
7º) Kevin Magnussen – 7.2
9º) Lando Norris – 6.8
10º) Sergio Pérez – 6.7
11º) George Russell – 6.3
12º) Yuki Tsunoda – 6.0
13º) Alexander Albon – 5.7
14º) Lewis Hamilton – 5.2
15º) Lance Stroll – 4.8
16º) Pierre Gasly – 4.8
17º) Esteban Ocon – 4.7
18º) Guanyu Zhou – 4.5
19º) Valtteri Bottas – 3.8
20º) Logan Sargeant – 3.8
21º) Daniel Ricciardo – 3.3

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar