O GP da Cidade do México foi extremamente mediano, mas viu uma largada mágica de Max Verstappen, grande pilotagem de Lewis Hamilton e uma corrida de recuperação marcante de Lando Norris

Max Verstappen venceu o GP da Cidade do México antes mesmo da primeira curva. Se a corrida deste domingo (29) prometia pela configuração do grid, acabou mesmo na largada. O tricampeão simplesmente jantou Charles Leclerc e Carlos Sainz assim que as luzes se apagaram e, dali para frente, só disparou.

Lewis Hamilton chegou em segundo em dia de pilotagem magistral. O heptacampeão deu espetáculo com pneus médios bem gastos e, para coroar, ainda fez a volta mais rápida. Leclerc e Sainz ficaram logo atrás, sofrendo com o ritmo da Ferrari.

Lando Norris teve uma corrida de recuperação marcante e saiu de 17º no grid para a quinta colocação. Atrás, George Russell, em novo dia apagadinho. Daniel Ricciardo, brilhando, Oscar Piastri, Alexander Albon e Esteban Ocon fecharam a zona de pontos.

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen a Logan Sargeant, Lance Stroll, Fernando Alonso, Kevin Magnussen e Sergio Pérez, que abandonaram.

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Pódio do GP do México teve Verstappen na frente (Foto: AFP)

1º) Max Verstappen – 9.5 – Mais uma vez, o sábado evita a nota máxima para o tricampeão. No domingo, quando valia mesmo, foi basicamente perfeito. Destaque para o ritmo consistente e a largada fantástica para tirar as Ferrari do caminho.

2º) Lewis Hamilton – 9.0 – Grande atuação de Hamilton, realmente grande. Outro que sofreu no sábado, uma posição de largada melhor poderia até ter feito o heptacampeão dar um calorzinho em Max. Mas tudo bem: ritmo fortíssimo no México e um stint final, enorme, de pneus médios gastos, marcante.

3º) Charles Leclerc – 8.5 – Perde uns pontinhos pela largada totalmente apática que facilitou a vida de Verstappen, mas a verdade é que a pole foi feroz e o ritmo de corrida foi muito digna para uma Ferrari que simplesmente não vai. Pódio importante.

Norris fez bela corrida de recuperação no México (Foto: McLaren)

4º) Carlos Sainz – 8.0 – Um pouquinho abaixo de Leclerc na classificação e na corrida e teve a mesma largada inexplicável do companheiro. Os dois deveriam ter montado um escudo e bloqueado Verstappen, sem conversa. Ainda assim, boa performance, bom ritmo e resultado.

5º) Lando Norris – 9.0 – A patacoada na classificação junto com a McLaren e a relargada para trás tiraram a nota 10 aqui. A corrida de Lando no México foi praticamente perfeita, cheia de ultrapassagens lindas, um ritmo absurdo. Atuação tão boa que, mesmo caindo no Q1 tendo culpa e relargando tão mal, ainda é 9.

6º) George Russell – 5.5 – Bastante apático mais uma vez, não conseguiu acompanhar o ritmo de Hamilton e nem acompanhou as Ferrari, mesmo quando tinha vantagem nos pneus. Podia ir ao pódio pela configuração da corrida, acabou pressionado por Ricciardo.

7º) Daniel Ricciardo – 9.0 – A melhor corrida de Ricciardo em muito, muito tempo. Pontos cruciais para a AlphaTauri, que respira no Mundial de Construtores. Bela classificação, ótimo domingo também. O homem voltou?

8º) Oscar Piastri – 6.0 – Muito mais ou menos. Fez uma classificação mediana, uma corrida bem apática. Tocou Tsunoda, foi atropelado por Norris, enfim, não foi a melhor das exibições do ótimo novato. Longe disso.

9º) Alexander Albon – 7.0 – Também não esteve no melhor de seus finais de semana, foi estranho. Os treinos livres mostravam a força da Williams, mas a classificação foi um baque para o time. Os pontinhos vieram, mas achamos que a galera em Grove esperava até mais.

10º) Esteban Ocon – 6.5 – Andou atrás de Gasly na classificação e vinha atrasado também na corrida, mas a bandeira vermelha deu uma boa força na estratégia. Pontinho suado ali.

Daniel Ricciardo conquistou os primeiros pontos em 2023 (Foto: Red Bull Content Pool)

11º) Pierre Gasly – 6.5 – Foi melhor que Ocon no geral, se deu mal na tática de pneus com a bandeira vermelha e, no fim, perdeu a vaga na zona de pontos. É a vida, mas fim de semana digno em uma Alpine que estava terrível no México.

12º) Yuki Tsunoda – 6.0 – Tsunoda deveria ter ido aos pontos – e bons pontos – não fosse o toque que levou de Piastri. O japonês largou do fim do grid por trocar o motor e, mesmo assim, fez uma bela corrida. A verdade é que a AlphaTauri se achou no México.

13º) Nico Hülkenberg – 7.0 – Não pontuou, mas parece bastante justo dizer que, mesmo assim, foi um dos melhores pilotos da corrida. A Haas é terrível e, com metade da corrida de pneus médios, o alemão virou passageiro. Mas a pilotagem foi praticamente impecável, ficou na zona de pontuação enquanto deu.

14º) Guanyu Zhou – 6.0 – Não foi uma boa corrida, mas a classificação foi legal.

15º) Valtteri Bottas – 4.5 – Melhor na classificação, mas acertou Stroll na corrida, faltou ritmo, enfim, faltou.

Fernando Alonso passou por dificuldades com o carro no GP da Cidade do México (Foto: Aston Martin)

NC) Logan Sargeant – 5.0 – Uma corrida mais ou menos, sem maiores erros. Abandono esquisito ali na última volta, mas foi melhorzinho que em outras provas.

NC) Lance Stroll – 3.0 – Terrível no fim de semana, mas melhorou na corrida, sejamos justos. A real é que a Aston Martin cresceu quando desfez a atualização no canadense, de sábado para domingo. Loucura.

NC) Fernando Alonso – 3.0 – Chegou ao Q2 e tal, mas sofreu muito. Não desfizeram a atualização no carro do espanhol e o resultado foi uma corrida pífia. Morou na última posição ali, errou, abandonou, tudo errado.

NC) Kevin Magnussen – 3.5 – Sofreu com um carro muito ruim e que, ainda por cima, quebrou. Difícil até de avaliar, deu uma pancada de respeito.

NC) Sergio Pérez – 1.0 – Quase sem nota, né? Uma classificação ruim, mas melhor que outras dele. Aí largou forte, foi sendo puxado pelo vácuo e tentou manobra suicida por fora em linha de três na estreita reta do México. Aí não dá. Fez a tristeza da torcida da casa e se complicou ainda mais na Red Bull.

Logan Sargeant ocupa a vice-lanterna do Ranking GP 2023 (Foto: Williams)

GP da Cidade do México – 5.5 – Não foi uma das piores da temporada, mas longe também das melhores. Já que a segunda parte do campeonato está divertida, o México acabou decepcionando. Num recorte histórico da pista, porém, ficou até um pouco acima da média. Nada inesquecível, bora para Interlagos.

Melhor GP – GP de Singapura – 9.0
Pior GP – GP do Catar – 1.0
Média: 6.6

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Max Verstappen – 9.1
2º) Lando Norris – 7.3
3º) Fernando Alonso – 7.2
4º) Lewis Hamilton – 7.2
5º) Pierre Gasly – 6.8
6º) Carlos Sainz – 6.7
7º) Alexander Albon – 6.7
8º) Oscar Piastri – 6.5
9º) Liam Lawson – 6.5
10º) George Russell – 6.4
11º) Esteban Ocon – 6.3
12º) Charles Leclerc – 6.3
13º) Daniel Ricciardo – 6.0
14º) Nico Hülkenberg – 5.8
15º) Yuki Tsunoda – 5.7
16º) Valtteri Bottas – 5.2
17º) Guanyu Zhou – 5.1
18º) Sergio Pérez – 4.8
19º) Kevin Magnussen – 4.7
20º) Lance Stroll – 4.6
21º) Logan Sargeant – 3.7
22º) Nyck de Vries – 3.5

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar