Max Verstappen dominou completamente o fim de semana inteiro na Espanha e venceu pela 40ª vez na carreira na F1

Max Verstappen teve um dos finais de semanas mais impressionantes da carreira no GP da Espanha. Na verdade, da história, né? É que simplesmente não tinha como o holandês ter mais feitos do que alcançou em Barcelona: liderou todos os treinos livres, fez a pole, liderou todas as voltas, fez volta mais rápida, venceu a corrida. O terceiro grand-chelem da carreira em atuação monumental.

Lewis Hamilton fez uma etapa muito forte o tempo todo e chegou em segundo, com George Russell, em boa corrida de recuperação, garantindo um improvável pódio duplo da Mercedes na Espanha.

Sergio Pérez chegou em quarto, em mais uma corrida que deu a sensação de ‘não fez mais que a obrigação’. Carlos Sainz lutou com uma Ferrari bem estranha e foi quinto, enquanto Lance Stroll finalmente superou Fernando Alonso para ser sexto. Charles Leclerc sequer pontuou depois de largar na última fila.

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen a Logan Sargeant, de novo na última posição.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Max Verstappen e as Mercedes: o pódio na Espanha (Foto: Red Bull Content Pool)

1º) Max Verstappen – 10 – Como já falamos acima, irretocável. Sim, tomou advertência por limites de pista, mas, sinceramente, não tem como descontar por isso, né? Cara liderou o fim de semana todo, meteu volta mais rápida, tudo. Absurdo o nível.

2º) Lewis Hamilton – 9.0 – Um ótimo fim de semana para o heptacampeão, que aproveitou as boas atualizações da Mercedes e só perdeu de um cara que estava imbatível. Pode ser um piloto muito frequente de pódio daqui para frente.

3º) George Russell – 7.5 – Completou um improvável pódio duplo da Mercedes, provando que o time realmente melhorou muito com o W14 versão 2.0, com sidepods. Só fica o porém aqui da classificação péssima e da cortada feroz de chicane que deu na largada.

Em corrida de recuperação, Sergio Pérez ficou em quarto lugar no GP da Espanha: ainda é pouco (Foto: Red Bull Content Pool)

4º) Sergio Pérez – 4.5 – Não dá para ficar tão animado assim com um quarto lugar diante do que Verstappen fez, da forma como a Red Bull dominou. Preferimos ficar com o fato de que o mexicano terminou atrás de duas Mercedes do que focar na recuperação básica depois de mais uma queda no Q2.

5º) Carlos Sainz – 8.0 – O resultado não é espetacular, bem longe disso, mas a Ferrari estava especialmente ruim na Espanha. Então, largar em segundo e chegar e quinto: bom. Muito bom. Um respiro importante para um cara pressionado.

6º) Lance Stroll – 7.5 – Outro que tem de ficar aliviado por ter respondido depois de dias de pressão. Stroll vivia péssima fase, mas superar Alonso na classificação e na corrida, na casa do companheiro, tem seu valor. Só fica a impressão que dava para chegar na frente de Sainz.

7º) Fernando Alonso – 5.0 – Perdeu de Stroll e aí não dá, né? Uma bobeada na classificação fez o carro ficar danificado e aí prejudicou a etapa inteira. Primeira atuação ruim de Alonso, na hora errada.

8º) Esteban Ocon – 7.5 – É curioso, mas em ritmo Ocon foi pior que Gasly na classificação e na corrida. Mas quem chegou na frente de quem? É isso que vale, no fim das contas.

9º) Guanyu Zhou – 8.5 – Um dos grandes pilotos do dia! Quem diria? Talvez a melhor corrida da vida de Zhou na F1, fez a Alfa Romeo renascer depois de mais de 2 meses hibernando.

10º) Pierre Gasly – 6.0 – Em ritmo puro, foi um dos cinco melhores da corrida, provavelmente. O problema é que o caos o cercou na Espanha. Foram incríveis duas punições por bloquear rivais na classificação, caindo de quarto para décimo. Aí uma péssima largada, caindo para 15º, depois dois pit-stops péssimos da Alpine. Era para ficar em sexto, no mínimo.

0 ponto na Espanha, Leclerc? Não dá (Foto: Ferrari)

11º) Charles Leclerc – 2.0 – Leclerc largou na última fila e chegou fora da zona de pontos. Não existe isso, com todo respeito. A fase do monegasco é muito ruim, precisa de uma virada de chave importante aí.

12º) Yuki Tsunoda – 5.5 – Fez uma corrida bem competitiva, mas perde nota porque ficou fora do top-10 ao ser agressivo demais contra Zhou – e punido por isso. Quase nos pontos de novo…

13º) Oscar Piastri – 5.0 – Deveria ao menos ter brigado firme por pontos. Tomou bastante de Norris na classificação e não segurou a barra na corrida.

14º) Nyck de Vries – 4.5 – Bem pior que Tsunoda de novo, mas ao menos vem subindo um pouquinho no pelotão. Ainda muito pouco, porém.

15º) Nico Hülkenberg – 5.0 – Despencou na corrida, mas muito mais pela falta de ritmo absurda da Haas no domingo. Fez grande classificação, largou em sétimo.

Lando Norris perdeu grande chance na Espanha (Foto: AFP)

16º) Alex Albon – 5.0 – Não fez rigorosamente nada, mas a Williams foi a pior do fim de semana, de longe. Ficou na frente de uma galera, então…

17º) Lando Norris – 5.0 – Jogou uma classificação brilhante no lixo por besteira na largada. Nada explica a batida em Hamilton, faltou cabeça. Muitos pontos perdidos depois de um sábado incrível.

18º) Kevin Magnussen – 3.5 – Terrivelmente fora de ritmo. A Haas estava mal, mas caprichou.

19º) Valtteri Bottas – 2.5 – Tem sido figura frequente no fundo do grid e agora não tem muito o que falar do carro, né? O Zhou, que é o Zhou, pontuou, pô.

20º) Logan Sargeant – 2.5 – Com o pequeno crescimento de De Vries, tomou para si o posto de pior do grid. E parece decidido a segurar isso, está muito lento.

Max Verstappen lidera firme o Ranking GP 2023 (Foto: AFP)

GP da Espanha – 6.0 – Não foi incrível, mas é mais uma corrida que entra ali na média também. Para os padrões de Barcelona, não chegou a ser completamente ruim, ainda teve algum agito ali no meio do pelotão. A vitória nunca, desde sexta-feira, esteve em disputa. Sempre foi muito claramente de Verstappen.

Melhor GP – GP da Austrália – 8.0
Pior GP – GP do Azerbaijão – 4.5
Média: 6.4

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Max Verstappen – 9.0
2º) Fernando Alonso – 8.3
3º) Lewis Hamilton – 7.6
4º) Pierre Gasly – 6.9
5º) George Russell – 6.9
6º) Yuki Tsunoda – 6.5
7º) Sergio Pérez – 6.3
8º) Esteban Ocon – 6.1
9º) Alex Albon – 6.1
10º) Carlos Sainz – 6.1
11º) Oscar Piastri – 5.7
12º) Lance Stroll – 5.6
13º) Lando Norris – 5.6
14º) Nico Hülkenberg – 5.6
15º) Charles Leclerc – 5.2
16º) Kevin Magnussen – 5.1
17º) Valtteri Bottas – 5.0
18º) Guanyu Zhou – 4.8
19º) Logan Sargeant – 3.9
20º) Nyck de Vries – 3.5

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar