O GP da Holanda foi surpreendentemente bom e consagrou o recorde de vitórias seguidas de Max Verstappen. Ainda, viu Fernando Alonso e Pierre Gasly brilharem no pódio, com a Ferrari terrível no ritmo e Mercedes e McLaren dando show de horror nas táticas

Max Verstappen chegou ao recorde de vitórias seguidas de Sebastian Vettel neste domingo (27), em casa, no GP da Holanda. O bicampeão brilhou do jeito que gosta: na frente dos compatriotas e em condições de pista molhada. Um triunfo para ninguém botar defeito.

E o piloto de casa foi muito bem acompanhado no pódio, com as atuações brilhantes de Fernando Alonso e Pierre Gasly, que tiraram Aston Martin e Alpine de péssimas fases.

Por outro lado, Sergio Pérez ficou devendo de novo, fora do pódio após liderar a corrida na tática. Carlos Sainz ainda foi quinto, seguido por Lewis Hamilton, Lando Norris, um ótimo Alex Albon, Oscar Piastri e Esteban Ocon. George Russell foi último em dia que deu tudo errado com uma Mercedes sem noção alguma de tática. Charles Leclerc, numa Ferrari que não parava na pista, abandonou.

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen a Guanyu Zhou, Leclerc e Logan Sargeant, que abandonaram.

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Max Verstappen e Fernando Alonso brilharam muito na Holanda (Foto: Red Bull Content Pool)

1º) Max Verstappen – 10 – Uma das grandes vitórias de Verstappen, até pelo nível que foi a corrida. O holandês precisou retomar a liderança após um erro de tática, mas fez com tranquilidade. O ritmo, no seco e no molhado, foi impecável. Recorde de vitórias seguidas para o virtual tricampeão e na corrida de casa.

2º) Fernando Alonso – 10 – Talvez a melhor atuação de Alonso no grande 2023 que o bicampeão vive. O espanhol foi arrojado da largada ao stint final, não teve medo da chuva e partiu para cima mesmo nas condições mais adversas. Que pilotagem!

3º) Pierre Gasly – 9.5 – Assim como Alonso, Gasly ajuda sua equipe a sair da má fase. O francês vem numa Alpine em crise gravíssima, mas consegue seus resultados. A verdade é que Pierre já merecia algo assim, é o piloto que gosta do caos. Atuação exuberante na Holanda.

Alexander Albon fez o stint mais longo da corrida: 44 voltas de pneus macios (Foto: Williams)

4º) Sergio Pérez – 5.0 – Foi muito sagaz ao parar antes de Verstappen no comecinho para pneus intermediários e liderou a corrida. Mas aí despencou depois de levar um undercut do companheiro, aí levar punição, escapar da pista…

5º) Carlos Sainz – 7.0 – Teve uma atuação bastante segura em uma Ferrari que beirava o horror no fim de semana. O quinto lugar ficou de ótimo tamanho, ainda conseguiu superar Hamilton e Norris. Foi o que deu.

6º) Lewis Hamilton – 7.0 – Boa corrida de recuperação depois de um erro grande ali na hora de ir aos boxes no começo da prova. Poderia ter, pelo menos, batido Sainz, mas superou Norris, o que não era tão esperado assim.

7º) Lando Norris – 7.0 – Ficou atrás de Sainz e Hamilton, mas ganha uns pontinhos pela brilhante classificação de sábado. Também fez corrida de recuperação interessante depois de terrível tática da McLaren.

8º) Alexander Albon – 8.5 – Espetacular fim de semana do cara que domina a Williams. Leva o time nas costas. Albon poderia até mais, mas foi outro piloto que sofreu com péssima estratégia. Mesmo assim, pontinhos valiosos.

9º) Oscar Piastri – 6.0 – Foi ofuscado por Norris o fim de semana todo, mas ao menos acabou a corrida próximo do companheiro. Podia mais, outro que teve tática péssima.

10º) Esteban Ocon – 6.0 – Ocon foi prejudicado pela escolha da Alpine já quando a chuva apertou, lá no final. Ainda assim, classificação ruim e, no comparativo com Gasly, sofreu bastante.

Liam Lawson teve uma prova de fogo na estreia na F1 (Foto: Red Bull Content Pool)

11º) Lance Stroll – 3.5 – Stroll esteve na corrida deste domingo? Só sabemos que levou uma surra de Alonso, para variar.

12º) Nico Hülkenberg – 5.5 – Teve uma prova competitiva, andou bem na chuva, é um resultado bastante decente para a horrorosa Haas. Faltaram os pontos e uma tática melhor no início.

13º) Liam Lawson – 6.0 – Uma estreia regular, com resultado final melhor que o de Tsunoda, mas sofreu na classificação e teve uma punição forte no começo ao bloquear Magnussen. Ganhou experiência em meio ao caos.

14º) Valtteri Bottas – 4.0 – Discreto toda vida, para variar. Apareceu basicamente só errando.

15º) Yuki Tsunoda – 5.5 – Fazia uma corrida bastante digna, se defendendo muito, mas teve problema de tática e punição, um caos no final. Acabou ficando atrás do estreante Lawson.

16º) Kevin Magnussen – 4.0 – Mandaram bem na tática! Piloto e Haas, claro. E aí foi sendo ultrapassado por todo mundo.

17º) George Russell – 6.0 – Uma enorme classificação, mas a corrida foi péssima. A Mercedes errou tudo na tática, mas o piloto também ajudou, inclusive pedindo pneus duros.

George Russell largou em 3º, mas terminou no último lugar (Foto: Mercedes)

NC) Guanyu Zhou – 4.0 – Ele teve um plano! Ficou em segundo algumas voltas, mas aí despencou, errou na escolha dos pneus e ainda bateu…

NC) Charles Leclerc – 2.5 – Um fim de semana desastroso em que teve só um momentinho de alívio durante a classificação. De resto, sofrimento completo, sem conseguir controlar o carro, com acidente e tudo na corrida.

NC) Logan Sargeant – 2.0 – Ao mesmo tempo em que fez a primeira aparição no Q3 da carreira, enfiou o carro no muro duas vezes. Destruiu tudo de uma equipe que já não tem muita grana. Não vai renovar assim, não.

Max Verstappen venceu o GP da Holanda e lidera, por muito, o Ranking GP (Foto: Red Bull Content Pool)

GP da Holanda – 8.5 – Foi a corrida do ano até agora na F1 2023. A que teve mais ultrapassagens e mais diversão, com a chuva atuando perfeitamente para tornar o traçado mais interessante. Foi bem legal de ver!

Melhor GP – GP da Holanda – 8.5
Pior GP – GP do Azerbaijão – 4.5
Média: 6.8

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Max Verstappen – 9.3
2º) Fernando Alonso – 7.9
3º) Lewis Hamilton – 7.3
4º) Alex Albon – 6.8
5º) Pierre Gasly – 6.8
6º) Lando Norris – 6.7
7º) George Russell – 6.4
8º) Oscar Piastri – 6.2
9º) Esteban Ocon – 6.2
10º) Carlos Sainz – 6.2
11º) Liam Lawson – 6.0
12º) Nico Hülkenberg – 5.9
13º) Sergio Pérez – 5.7
14º) Charles Leclerc – 5.7
15º) Yuki Tsunoda – 5.7
16º) Daniel Ricciardo – 5.3
17º) Lance Stroll – 5.1
18º) Valtteri Bottas – 4.9
19º) Guanyu Zhou – 4.8
20º) Kevin Magnussen – 4.7
21º) Logan Sargeant – 4.0
22º) Nyck de Vries – 3.5

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar