O GP de Abu Dhabi cumpriu as expectativas e isso não é nada bom. Uma corrida morna, meio sem graça, salva por uma briga divertida entre Mercedes e Ferrari pelo vice e, claro, outro show de Max Verstappen

O GP de Abu Dhabi teve toda cara do que foi a temporada 2023 da F1. Uma corrida sem graça, sem tanto brilho, mas com um show impecável de Max Verstappen. O tricampeão do mundo, assim, fechou o ano como foi o campeonato inteiro: absolutamente dominante.

Além de Verstappen, a graça da corrida em Yas Marina ficou por conta da briga pelo vice de Construtores. No fim, a Mercedes levou a melhor pela ótima exibição de George Russell, que foi ao pódio e impediu o estrago que o segundo lugar de Charles Leclerc poderia ter feito. Lewis Hamilton e Carlos Sainz não passaram nem perto da briga.

Sergio Pérez, Lando Norris, Oscar Piastri, Fernando Alonso, Yuki Tsunoda, Hamilton e Lance Stroll completaram o grupo dos pilotos que foram aos pontos na etapa final da F1 2023, em Abu Dhabi.

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen a Kevin Magnussen, que chegou atrás até de Sainz, que recolheu na última volta.

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Pódio do GP de Abu Dhabi teve três pilotos em ótimas atuações (Foto: AFP)

1º) Max Verstappen – 10 – Uma atuação soberba, bela fotografia do que foi a temporada, no fim das contas. Algum sofrimento nos treinos livres, mas, quando o negócio estava valendo, passeio de novo. Comandou a classificação, controlou bem a corrida. Que domínio.

2º) Charles Leclerc – 9.0 – Ótimo desempenho de Leclerc, fez a parte dele pelo vice da Ferrari. No fim, ainda tentou uma tática maluca de deixar Pérez passar para garantir os 5s para Russell. Também foi sagaz ali, mas não rolou. De todo modo, performance muito boa em classificação e corrida, só faltou mesmo passar Verstappen na primeira volta.

3º) George Russell – 9.0 – Russell deixou a melhor performance de 2023 justamente para a última corrida. Melhor para a Mercedes, porque o inglês foi fundamental para evitar que os esforços de Leclerc fossem suficientes para o vice da Ferrari. Belo pódio de George, atuação muito firme desde a classificação.

Lando Norris ficou na quinta posição em Abu Dhabi (Foto: AFP)

4º) Sergio Pérez – 4.5 – Em uma corrida que teve a cara de 2023, ou seja, com domínio amplo de Verstappen e da Red Bull, Pérez deveria, pelo menos, largar e chegar em segundo. Não fez nada disso e ainda se envolveu na batida com Norris. Por sorte não deu ruim ali.

5º) Lando Norris – 8.0 – Boa corrida de Norris, mas poderia ter sido melhor não fosse uma classificação ruim. O inglês tinha chances de até sonhar com a pole, mas errou no último setor da pista. Vacilo grande. No domingo, faltou ritmo na McLaren.

6º) Oscar Piastri – 7.5 – Teve classificação melhor que a de Norris, mas na corrida ficou um pouco para trás. Nada grave, tudo dentro da normalidade para um piloto em seu primeiro ano. Bom resultado, bom ano. 2024 promete para ele.

7º) Fernando Alonso – 7.5 – Corrida forte de Alonso para fechar por cima uma temporada excelente. O espanhol pontuou do jeito que deu, a Aston Martin estava mesmo abaixo de McLaren, Mercedes, Ferrari e Red Bull em Abu Dhabi. Bons pontos.

8º) Yuki Tsunoda – 9.0 – Um dos melhores da corrida, aliás, da etapa. Prejudicado por uma estratégia ousada que não se pagou da AlphaTauri, Yuki deixou de ganhar mais pontos e de, potencialmente, dar o sétimo lugar nos Construtores para a equipe. Estava com ótimo ritmo e se defendeu forte de Hamilton, mesmo sem pneus, no final da prova.

9º) Lewis Hamilton – 4.0 – A temporada de Hamilton foi, em geral, boa, mas a reta final não foi legal. Um GP de Abu Dhabi bastante ruim, com a última imagem do ano de Lewis sendo a não-ultrapassagem em um Tsunoda que estava sem pneus. Complicado.

10º) Lance Stroll – 6.5 – Sejamos justos: a reta final de temporada de Stroll não foi ruim. Mais uma corrida decente, pontinho para ele e a sensação que ao menos retomou o interesse pela categoria. O auge dele nunca vai ser próximo de Alonso, mas pode ao menos não ser terrível como foi em parte da F1 2023.

Fernando Alonso fechou bem em Abu Dhabi o grande campeonato que fez (Foto: AFP)

11º) Daniel Ricciardo – 4.5 – Bastante tímido, acabou totalmente ofuscado pela ótima performance de Tsunoda na corrida final. Se tinha de mostrar algo para a Red Bull, não parece ter sido suficiente.

12º) Esteban Ocon – 5.0 – Ocon chegou na frente de Gasly, mas sofreu de novo na classificação e nem teve um ritmo exatamente melhor. Foi ali na boa e chegou em 12º. Muito ruim a Alpine.

13º) Pierre Gasly – 5.5 – Boa classificação e fazia corrida muito digna até perder ritmo com o carro danificado e, mais ainda, quando teve uma estratégia sem cabimento, chegando a levar undercut do próprio companheiro de equipe.

14º) Alexander Albon – 5.5 – Uma das atuações mais discretas de Albon na temporada 2023. Não chegou a brilhar.

15º) Nico Hülkenberg – 5.5 – Também discreto, mas voltou a fazer ótimo trabalho em classificação com o terrível carro da Haas. Na corrida, sem condições.

Esteban Ocon ficou sem pontos em Abu Dhabi (Foto: AFP)

16º) Logan Sargeant – 4.5 – Sofreu com a falta de ritmo da Williams em Abu Dhabi, mas, de novo, ficou bem atrás de Albon. E passou vergonha na classificação, né? Não tem como não fazer volta rápida alguma pelos limtes de pista.

17º) Guanyu Zhou – 4.5 – Outro que teve em Abu Dhabi a performance da temporada: não fez nada, mais uma vez.

NC) Carlos Sainz – 4.0 – Sofreu bastante com falta de ritmo desde a classificação, caindo no Q1 e tudo. Na corrida, foi largado pela Ferrari numa estratégia que consistia em dar voltas infinitas até um safety-car brotar. Não brotou. Desde o bueiro vai sofrendo.

19º) Valtteri Bottas – 3.5 – Mais uma exibição daquelas de Bottas. Que ano terrível da Alfa Romeo e de seus pilotos.

20º) Kevin Magnussen – 3.5 – Também sofrido com a horrorosa Haas. Mas muito atrás de Hülk, a comparação que cabe é com ele.

Alexander Albon ficou no top-10 do Ranking GP 2023 (Foto: Williams)

GP de Abu Dhabi – 5.0 – Uma corrida absolutamente mediana, como, aliás, é a tradição dos Emirados Árabes na F1. Por mais que já tenha recebido definições de título, inclusive a histórica de 2021, é uma etapa que costuma ter ares de amistosão. E dos mais parados possíveis. Bem mais ou menos, de novo. A cara da temporada.

Melhor GP – GP de Singapura – 9.0
Pior GP – GP do Catar – 1.0
Média: 6.6

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Max Verstappen – 9.2
2º) Fernando Alonso – 7.2
3º) Lando Norris – 7.2
4º) Pierre Gasly – 6.8
5º) Lewis Hamilton – 6.8
6º) Carlos Sainz – 6.6
7º) Alexander Albon – 6.6
8º) Oscar Piastri – 6.5
9º) Charles Leclerc – 6.5
10º) Liam Lawson – 6.5
11º) Esteban Ocon – 6.4
12º) George Russell – 6.4
13º) Yuki Tsunoda – 5.9
14º) Nico Hülkenberg – 5.7
15º) Daniel Ricciardo – 5.6
16º) Valtteri Bottas – 5.1
17º) Sergio Pérez – 4.9
18º) Lance Stroll – 5.0
19º) Guanyu Zhou – 5.0
20º) Kevin Magnussen – 4.7
21º) Logan Sargeant – 3.9
22º) Nyck de Vries – 3.5

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar