A temporada 2023 da F1 começou com domínio total da Red Bull no Bahrein, uma Ferrari pouco confiável e uma Mercedes já em crise. Além de um brilhante Fernando Alonso aparecendo

A F1 2023 abriu sua temporada com um verdadeiro baile da Red Bull no Bahrein. Max Verstappen e Sergio Pérez fizeram um 1-2 dominante, com um incrível Fernando Alonso completando o pódio pela Aston Martin.

A Ferrari sofreu com desgaste dos pneus e ainda viu Charles Leclerc sofrer a primeira quebra do ano, enquanto a Mercedes parece repetir o filme de 2022 com uma falta de performance gritante no início do campeonato.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O Ranking GP inicia mais uma temporada de distribuição de notas, do vencedor Verstappen a Leclerc, Oscar Piastri e Esteban Ocon, que abandonaram.

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Max Verstappen festejou a vitória no Bahrein ao lado de Fernando Alonso: os homens da corrida (Foto: Red Bull Content Pool)

1º) Max Verstappen – 9.5 – Mais uma daquelas atuações que beiram a perfeição para Verstappen, como tantas foram em 2021 e 2022. Só faltou ali a volta mais rápida ou então vencer uma briga pelo primeiro lugar na pista. Do jeito que foi, é quase 10. Mas não é 10.

2º) Sergio Pérez – 7.0 – Outro que parece que ficou em 2022. Só que isso não chega a ser muito bom para Pérez, né? Longe, bem longe de Verstappen e ainda se enfiou no meio do tumulto, ficando atrás de Leclerc em parte da corrida. Precisa de mais que isso.

3º) Fernando Alonso – 9.5 – Uma aula de pilotagem. Que piloto! Alonso só precisa mesmo de um carro competitivo para fazer o que poucos conseguem na F1. É um cara para bater de frente com qualquer piloto, a ultrapassagem em cima de Hamilton foi daquelas de cinema. O homem segue no jogo.

Carlos Sainz teve um quarto lugar tímido no Bahrein (Foto: AFP)

4º) Carlos Sainz – 6.5 – O quarto lugar não é dos piores, mas foi uma atuação bastante discreta de Sainz. Nem o gerenciamento de equipamento, que é um ponto forte dele, apareceu muito, também porque essa Ferrari destrói seus pneus, claro. Mas faltou ritmo ali, viu?

5º) Lewis Hamilton – 7.0 – Olha, Hamilton levou a disputa com Russell e conquistou uma posição digna com uma Mercedes mais ou menos, mas vamos falar, hein? Deveria ter se defendido melhor de Alonso e talvez pudesse ter feito coisa melhor contra um Sainz muito vulnerável com os pneus.

6º) Lance Stroll – 8.5 – Heroico! Sim, Stroll se arriscou muito correndo com os pulsos quebrados, não era o indicado a se fazer, mas deu tudo certo. E a performance foi, sim, bem sólida. Teve uma batida em Alonso que quase jogou tudo pelo ralo? Sim. Mas o ‘quase’ não entra na pista, então, show.

7º) George Russell – 6.0 – Deveria ter superado Stroll, né? Com o canadense debilitado daquele jeito, deveria. Perdeu a estreia para Hamilton, mesmo classificando bem. Vamos ver se vai manter a pegada fortíssima de 2022, mas não é o início ideal.

8º) Valtteri Bottas – 8.0 – Assim como em 2022, um ótimo começo de campeonato para Bottas. Sólido, entregando bom ritmo e bom resultado. E teve um milagre: largou muito, mas muito bem. Deixou a Alfa Romeo em posição que parece condizente com o bom carro do time.

9º) Pierre Gasly – 7.5 – Uma ótima estreia pela Alpine, ótima mesmo. Contando com a boa tática do time na corrida, o francês também lançou mão de uma atuação agressiva e assertiva para ganhar nada menos que 11 posições, saindo de último para nono. A Alpine não parece estar muito melhor que um nono lugar, não.

10º) Alex Albon – 8.0 – Um dos grandes pilotos do fim de semana, Albon sabe sempre tirar tudo que a Williams tem para oferecer. Só não ficou na frente de Gasly porque o francês teve mais ação depois do safety-car virtual, mas nada que comprometa a ótima performance. A Williams, afinal, não é melhor que nenhum dos carros que chegaram na frente do tailandês no Bahrein.

Alexander Albon foi um dos pilotos do dia no Bahrein (Foto: Williams)

11º) Yuki Tsunoda – 6.5 – Boa corrida de Tsunoda! O japonês voltou a andar bem em uma pista em que já teve boas performances. Carregou a AlphaTauri nas costas no fim de semana, realmente bem. Merecia um pontinho.

12º) Logan Sargeant – 7.5 – O melhor novato da primeira prova, muito forte! Sargeant quase pontuou com o que deve ser hoje o oitavo melhor carro do grid. Não é pouca coisa, não. E esteve relativamente perto de Albon o fim de semana todo.

13º) Kevin Magnussen – 5.5 – Amassado por Hülkenberg na classificação, recuperou terreno na corrida. Mas mais por circunstâncias do que por outra coisa. Estreia decepcionante do dinamarquês.

14º) Nyck de Vries – 4.5 – Também amassado pelo companheiro de equipe, ficou muito abaixo de Tsunoda desde a classificação. Não merece ser julgado pelas expectativas que as pessoas criaram em torno dele, mas De Vries não deve fazer coisas incríveis em 2023, a verdade é essa.

15º) Nico Hülkenberg – 6.0 – Levou a Haas ao Q3 logo na reestreia na F1 e merece muitos elogios por isso. Não é fácil voltar depois de tanto tempo fora, dá para relevar o acidente na largada também que ferrou a corrida como um todo.

16º) Guanyu Zhou – 3.5 – Uma classificação mediana, mas próxima de Bottas, mas uma péssima corrida. É bom ficar esperto porque vai ser mais cobrado em seu segundo ano de F1.

17º) Lando Norris – 5.0 – Chegar em último nunca pode ser menos que péssimo. Ainda assim, a McLaren hoje é isso: péssima. Ainda ganha uns pontinhos porque quase levou essa carroça ao Q3.

Lando Norris não conseguiu fazer nada com a McLaren no Bahrein (Foto: AFP)

NC) Esteban Ocon – 1.0 – Uma das piores atuações recentes da F1 e estamos falando sério. Ocon é ótimo piloto, mas estava irreconhecível. Errou muito e levou nada menos que três punições, igualando um recorde histórico negativo na F1. A Alpine ajudou no fiasco, mas o francês caprichou. Só não tirou zero pela boa classificação.

NC) Charles Leclerc – 6.5 – Merecia ter chegado ao pódio, fez uma corrida muito boa. A nota só cai porque temos a política de não dar mais de 7 se alguém não cruza a linha de chegada, mas Leclerc fez o que dava, realmente. Uma pena a quebra.

NC) Oscar Piastri – 5.0 – É quase um ‘sem nota. Dá para avaliar um estreante com uma carroça que ainda por cima quebrou? Difícil…

Esteban Ocon teve uma das piores performances dos últimos anos de alguém na F1 (Foto: Alpine)

GP do Bahrein – 7.0 – A corrida não foi ruim, tá? Só que é abertura de temporada e, principalmente, no Bahrein. Aí a expectativa ia naturalmente bem mais para cima do que a prova apresentou. Em uma das três pistas que mais têm dado corrida boa nos últimos anos, a F1 teve uma etapa não mais do que ok.

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Fernando Alonso – 9.5
1º) Max Verstappen – 9.5
3º) Lance Stroll – 8.5
4º) Alex Albon – 8.0
4º) Valtteri Bottas – 8.0
6º) Logan Sargeant – 7.5
6º) Pierre Gasly – 7.5
8º) Lewis Hamilton – 7.0
8º) Sergio Pérez – 7.0
10º) Carlos Sainz – 6.5
10º) Charles Leclerc – 6.5
10º) Yuki Tsunoda – 6.5
13º) George Russell – 6.0
13º) Nico Hülkenberg – 6.0
15º) Kevin Magnussen – 5.5
16º) Lando Norris – 5.0
16º) Oscar Piastri – 5.0
18º) Nyck de Vries – 4.5
19º) Guanyu Zhou – 3.5
20º) Esteban Ocon – 1.0

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar