O GP do Catar foi um dos maiores fiascos da F1 nos últimos tempos. O tri de Max Verstappen ficou totalmente em segundo plano pela crise dos pneus, limites de pista e o calor que deixou quase meio grid com sérios problemas físicos

O GP do Catar se transformou em um vexame histórico para a F1. Com 18 voltas no máximo por pneus, zebras pontiagudas, limites de pista e um calor que fez metade do grid passar mal, a prova em Lusail reuniu caos, tumulto, confusão, mas quase nada de positivo. Um fiasco.

Só se salvou dali o tricampeonato de Max Verstappen, selado ainda no sábado, na corrida sprint. O holandês foi segundo na prova curta, mas venceu de forma dominante no domingo. O pódio ainda teve Oscar Piastri, que triunfou no sábado, e Lando Norris. Um ótimo fim de semana da McLaren.

George Russell foi quarto depois de cair para último após acidente na largada com o companheiro Lewis Hamilton, que abandonou na hora. A Ferrari teve Charles Leclerc em quinto, mas sofreu com Carlos Sainz: um vazamento não deixou o espanhol correr no domingo.

Fernando Alonso foi sexto, sofrendo com falta de ritmo, mas entregando pontos importantes ao errar sozinho quando brigava pelo quarto lugar. Fecharam os pontos Esteban Ocon, Valtteri Bottas, Guanyu Zhou e Sergio Pérez, em mais uma atuação medonha.

O Ranking GP parte para mais uma distribuição de notas, do vencedor Verstappen a Sainz, que nem conseguiu largar.

As notas do Ranking GP são distribuídas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Piastri e Norris no pódio do Catar junto com Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

1º) Max Verstappen – 9.0 – Selou o tricampeonato, venceu quase que de ponta a ponta no domingo, fez pole, volta mais rápida. Então, o que faltou para o 10? Simples: era fim de semana de sprint e o holandês não foi brilhante no sábado, não. Perdeu a pole, perdeu a corrida para Piastri. Ainda assim, um ótimo desempenho na etapa do Catar para Max.

2º) Oscar Piastri – 9.5 – Só não é 10 porque faltou um pouco na classificação de sexta-feira. Pelo ritmo da McLaren em Lusail, era para ter largado no top-3, andado ali na frente o tempo todo. Merece todos os elogios do mundo pelo sábado, dominou a sprint.

3º) Lando Norris – 8.5 – Pódio no sábado e no domingo, também dificuldades na classificação com os limites de pista e, mais importante, foi totalmente ofuscado na etapa toda por Piastri. De toda forma, o resultado foi excelente.

George Russell teve ótima recuperação no Catar (Foto: Mercedes)

4º) George Russell – 8.5 – Provavelmente o melhor fim de semana de George em 2023. O inglês foi seguro o tempo todo, fez o que deu com pneus macios na sprint, fez primeira fila no grid, chegou em quarto depois de ser atingido pelo companheiro de equipe na largada e cair para último. Ótima performance, sim.

5º) Charles Leclerc – 7.0 – Sofreu muito com os limites de pista na sexta-feira e no sábado, mas conseguiu se conter no domingo e, assim, levou um bom resultado para casa. Discreto, em geral, mas bons pontos conquistados.

6º) Fernando Alonso – 6.5 – O resultado foi muito bom para uma Aston Martin, de novo, bastante capenga, mas Alonso precisa ser bem descontado na nota porque errou feio sozinho e jogou fora, no mínimo, um top-5 seguro.

7º) Esteban Ocon – 7.5 – Fez besteira ali na sprint, se empolgou em uma linha de três e foi o principal culpado na pancada com Hülkenberg e Pérez, mas o fim de semana de Ocon acabou sendo ótimo. Pontos conquistados, boa classificação e boa corrida.

8º) Valtteri Bottas – 8.5 – Um dos melhores personagens do fim de semana. Forte na classificação e muito bem na corrida, impulsionado por uma estratégia certeira da Alfa Romeo, que aproveitou o safety-car e se livrou de uma parada obrigatória em bandeira verde.

9º) Guanyu Zhou – 7.5 – Não acompanhou Bottas em momento algum do fim de semana, mas saiu de 18º no grid para os pontos e isso foi surpreendente. A Alfa Romeo estava bem mesmo, hein? Encerrou longo jejum fora do top-10.

10º) Sergio Pérez – 1.0 – É um fiasco atrás do outro. Na sprint, não teve culpa no acidente, mas não tinha nada que estar lá no meio do pelotão. Na classificação, ruim. Na corrida, pior. Ainda tomou um festival de punições por limites de pista.

Valtteri Bottas e Guanyu Zhou foram aos pontos no Catar (Foto: Alfa Romeo)

11º) Lance Stroll – 3.5 – Outro que se meteu em um festival de punições, teve outra classificação pífia, empurrou treinador saindo do carro, enfim, segue perdidinho da silva. Deveria ter pontuado pela situação da corrida.

12º) Pierre Gasly – 4.5 – Também deveria ter pontuado, também tomou uma série de punições. Muitos erros pontuais de limite de pista que o tiraram do top-10. De positivo, a ótima classificação na sexta-feira.

13º) Alexander Albon – 4.5 – A galera muito punida continua aqui, com Albon. No entanto, o tailandês ganha uns pontinhos porque fez uma bela sprint, impulsionada pela estratégia arrojada da Williams com os pneus em safety-car.

14º) Kevin Magnussen – 4.0 – Raríssimo alguém praticamente não aparecer num fim de semana que tem sprint, né? Pois é. Mas culpemos o horror que é esse carro da Haas.

15º) Yuki Tsunoda – 3.5 – Outro que teve desempenho extremamente apático, mas ao menos foi melhor que Lawson no Catar. 1×4 na contagem com o reserva do time.

16º) Nico Hülkenberg – 4.5 – Cometeu um erro crasso no posicionamento do grid e levou uma punição pesada que acabou com a corrida, mas o alemão merece um agrado pela sprint. Era muito para ter pontuado forte ali, foi vítima do sanduíche de Ocon e Pérez. Uma pena.

17º) Liam Lawson – 3.0 – Errou sozinho no sábado, andou mal no resto do fim de semana. Surpreendentemente mal, aliás. Natural para alguém tão sem experiência, vida que segue.

Carlos Sainz acabou não correndo no Catar por problemas no tanque de combustível (Foto: Ferrari)

NC) Logan Sargeant – 0.5 – Mais um fim de semana depois das férias, outro com acidente de Sargeant. Abandonou sábado, atolado na brita. Abandonou no domingo, passando mal. Vive uma fase que parece sem volta.

NC) Lewis Hamilton – 2.5 – No sábado, pontuou menos do que poderia pela classificação. No domingo, jogou fora a boa posição de largada obtida na sexta-feira, sendo otimista ao extremo e batendo em Russell. Pediu desculpas depois, bela atitude.

NL) Carlos Sainz – 5.5 – Não conseguiu largar por vazamento no carro, poderia ter pontuado bem, apesar da posição de largada ruim. No sábado, teve desempenho bem digno, sobreviveu como conseguiu com os pneus.

Fernando Alonso é o vice-líder do Ranking GP 2023 (Foto: Aston Martin)

GP do Catar – 1.0 – A ação de pista nem foi das piores, mas todo o contexto dessa corrida foi medonho. Os pneus frágeis, os limites de pista, o calor que acabou com a saúde de boa parte dos pilotos. Tudo muito acima do que seria aceitável. Vexame histórico.

Melhor GP – GP de Singapura – 9.0
Pior GP – GP do Catar – 1.0
Média: 6.6

MÉDIA DA TEMPORADA:

1º) Max Verstappen – 9.1
2º) Fernando Alonso – 7.4
3º) Lando Norris – 7.1
4º) Lewis Hamilton – 7.0
5º) Alexander Albon – 6.7
6º) Pierre Gasly – 6.7
7º) Carlos Sainz – 6.6
8º) Oscar Piastri – 6.6
9º) Liam Lawson – 6.5
10º) George Russell – 6.5
11º) Esteban Ocon – 6.4
12º) Charles Leclerc – 6.1
13º) Nico Hülkenberg – 5.7
14º) Yuki Tsunoda – 5.5
15º) Valtteri Bottas – 5.3
16º) Daniel Ricciardo – 5.3
17º) Guanyu Zhou – 5.1
18º) Sergio Pérez – 5.0
19º) Kevin Magnussen – 4.8
20º) Lance Stroll – 4.6
21º) Logan Sargeant – 3.5
22º) Nyck de Vries – 3.5

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
Confira as edições anteriores do Ranking GP

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar