Max Verstappen saiu do 14º lugar para vencer a primeira o GP da Bélgica, retomada da temporada 2022, e se aproxima do caneco

F1 2022: VERSTAPPEN CONSEGUE VIRADA CATEGÓRICA E VENCE NA BÉLGICA | Briefing

O recomeço da temporada 2022 da Fórmula 1 após quase um mês de férias não trouxe o princípio de uma nova história. Pelo contrário, foi o status quo visto antes ainda mais em destaque. Max Verstappen trocou toda a unidade de força, largou em 14º após a punição e mesmo assim engoliu o pelotão com facilidade impressionante para vencer com quase 18s de vantagem para o segundo lugar do GP da Bélgica.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

A situação aproxima Verstappen do bicampeonato mundial de Fórmula 1 e faz começar a contagem regressiva. Se antes parecia provável, agora é somente questão de tempo. São 93 pontos de dianteira para Sergio Pérez e 98 para Charles Leclerc.

O fato de Verstappen ter assumido a liderança com menos de metade da corrida e apagado qualquer chance de uma briga pela vitória não significa que nada aconteceu. A corrida foi cheia de disputas de posições, algo facilitado pelas muitas punições que subverteram o grid, fazendo com que Verstappen, Leclerc, Esteban Ocon e Lando Norris, por exemplo, partissem entre o 14º e 17º lugares. Valeu a pena assistir.

As notas do Ranking GP são dadas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Max Verstappen sobrou em Spa e venceu mais uma em 2022 (Foto: Red Bull Content Pool)

LEIA MAIS
Confira todo material do GRANDE PREMIUM

+ Assista ao Briefing, que comentou TUDO sobre o GP da Bélgica

1- Max Verstappen – 10 – Uma exibição inesquecível de Max Verstappen. O virtual bicampeão do mundo sobrou nos treinos livres e enfiou mais de 0s6 em todo mundo na classificação. Punido por troca de motor, saiu de 14º no grid para limpar o resto do pelotão rapidamente, assumindo a liderança ainda na primeira metade de prova e dominando dali até o fim. Passeio.

2- Sergio Pérez – 4,0 – Um dos segundos lugares menos elogiáveis em muito tempo na Fórmula 1. Teve um carro absolutamente dominante no fim de semana e perdeu a pole para Sainz em uma disputa que era apenas um duelo, sem Mercedes e com Leclerc e Verstappen punidos. Na corrida, foi atropelado pelo companheiro que largou 12 posições atrás. Não tem como.

3- Carlos Sainz – 6,0 – Também merece críticas porque fez uma pole bem da mequetrefe, errando bastante na volta mais rápida. Na corrida em si, não tinha muito o que ser feito, a inferioridade para a Red Bull era nítida. Ao menos segurou a Mercedes.

Esteban Ocon foi um dos nomes do GP da Bélgica (Foto: Alpine)

4- George Russell – 7,0 – Não foi a melhor de suas classificações, também não foi um rendimento incrível na corrida e ficou aquela sensação de que talvez pudesse ter apertado mais Sainz atrás do pódio. De todo modo, mais um resultado bem consistente e pontos bons na briga por um improvável vice.

5- Fernando Alonso – 8,5 – Exagerou muito no rádio e na entrevista ao falar de Hamilton, mas foi totalmente vítima no acidente entre os dois na largada. E fez um baita fim de semana, sim. O bicampeão foi destaque na classificação e ainda chegou na frente de Leclerc na corrida, ajudado pela incompetência da Ferrari. Vive ótima fase.

6- Charles Leclerc – 5,0 – A corrida em si não foi das melhores e a gente até pode tentar dar um desconto pelo tal problema causado pela viseira de Verstappen, mas passar o limite de velocidade nos boxes foi muito além da conta. Tem errado em excesso…

7- Esteban Ocon – 9,5 – Que exibição magistral! Saiu de 16º por trocar o motor e foi tirando todo mundo do caminho. Mas não só isso: fez ultrapassagens absurdas. Duas vezes passou dois carros por fora ao mesmo tempo, coisa de doido, ainda mais em Spa. Linda atuação.

8- Sebastian Vettel – 8,0 – Apesar de uma classificação frustrante, voltou a mostrar que a Aston Martin cresce bem na corrida e aproveitou isso no domingo. Bons pontos para Vettel, que vai se despedindo da F1 com estilo.

9- Pierre Gasly – 8,5 – Talvez a melhor corrida de Gasly na temporada, hein? Teve uma classificação decente, mas viu seu carro apagar momentos antes da largada e teve de sair dos boxes. No susto, foi escalando o pelotão, esticou stints e, no fim, pontuou. Grande!

10- Alexander Albon – 9,0 – Todo ponto de Albon com a Williams precisa ser valorizado, mas mais ainda um que saia da forma como foi o da Bélgica. Se classificou no Q3, teve ritmo consistente, passou quase o tempo todo no top-10. Impressionante como tem ótimos momentos, o tailandês.

Daniel Ricciardo perdeu oito posições ao longo da corrida e terminou em 15º em Spa (Foto: McLaren)

11- Lance Stroll – 5,5 – Foi bem mediano o tempo inteiro, mas acabou fora dos pontos. Para piorar, agora está atrás de Albon no campeonato, o que é algo que não tem defesa, né? É da Aston Martin, o cara da Williams…

12- Lando Norris – 4,5 – Um fim de semana muito abaixo de Norris, mas que merece o asterisco: largou do fundo do grid porque trocou motor, não é nada absurdo não ter pontuado.

13- Yuki Tsunoda – 4,5 – Tsunoda foi péssimo na classificação, mas isso tudo foi apagado porque teve punição e saiu dos boxes no fim das contas. Até que se recuperou relativamente bem.

14- Guanyu Zhou – 4,5 – Mais um que teve uma atuação morníssima na Bélgica. Morna como tem sido sua temporada inteira de novato, é bem verdade.

15- Daniel Ricciardo – 2,0 – Como é que pode o Ricciardo, gente? De novo atrás do Norris, mesmo com o companheiro punido. Mais: em um grid em que metade dos carros tinha punição ou estava saindo dos boxes, mesmo assim o australiano chega em 15º? Como?

Valtteri Bottas abandonou o GP da Bélgica após erro de Nicholas Latifi (Foto: AFP)

16- Kevin Magnussen – 3,5 – Quase não sou capaz de escrever nada aqui porque não o vi na corrida, mas péssimo resultado de uma Haas cada vez pior.

17- Mick Schumacher – 3,0 – Ficou atrás do companheiro, sofreu com superaquecimento no cockpit e a Haas, sim, está péssima.

18- Nicholas Latifi – 1,0 – Não basta ser o piloto mais lento do grid com folgas, ainda é quem mais faz barbeiragens. Rodou sozinho e tirou o coitado do Bottas da corrida na primeira volta. Péssimo, péssimo.

NC- Lewis Hamilton – 2,0 – Sim, você está vendo certo: nota 2 para Hamilton. Não tem muito o que falar, ele sabe que fez besteira na tentativa doida de passar Alonso na largada. Bobeou, vida que segue.

NC- Valtteri Bottas – 3,5 – É quase um sem nota, daquelas avaliações tradicionais de jogadores de futebol nos jornais. Não classificou porque tinha punição, mas era menor que dos outros, não correu porque foi acertado por Latifi. Foi isso.

Alonso e Hamilton bateram ainda na primeira volta em Spa (Foto: F1)

GP da Bélgica – 6.0 – Não foi a melhor corrida do ano, mas será uma prova que será guardada na memória. Quando o filme do bicampeonato for exibido, terá a recuperação meteórica de Spa. No geral, uma prova para voltar a aquecer os motores para o trecho final da temporada — que já começa com uma rodada tripla que ainda conta com Holanda e Itália para encerrar a parte europeia do campeonato.

Melhor GP – GP da Inglaterra – 9.5
Pior GP – GP da Austrália – 4.5
Média – 7.0

MÉDIA TEMPORADA

1- Max Verstappen 8,8
2- Charles Leclerc 7,8
3- George Russell 7,7
4- Esteban Ocon 7,1
5- Fernando Alonso 7,1
6- Lewis Hamilton 6,9
7- Carlos Sainz 6,8
8- Lando Norris 6,8
9- Sergio Pérez 6,7
10- Pierre Gasly 6,5
11- Sebastian Vettel 6,4
12- Valtteri Bottas 6,4
13- Alexander Albon 6,2
14- Kevin Magnussen 5,6
15- Lance Stroll 5,3
16- Guanyu Zhou 4,8
17- Nico Hülkenberg 4,8
18- Yuki Tsunoda 4,7
19- Mick Schumacher 4,5
20- Daniel Ricciardo 4,4
21- Nicholas Latifi 3,5

ALONSO FOI INOCENTE NA BATIDA, MAS PASSOU DOS LIMITES COM HAMILTON | F1 2022

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar