O GP da Inglaterra de Fórmula 1 foi a melhor corrida da temporada. E muita gente mereceu nota alta pelo que fez em Silverstone

FÓRMULA 1 2022: FERRARI VENCE COM SAINZ, MAS COMPLICA LECLERC | Paddock GP #294

A temporada 2022 do Mundial de Fórmula 1 ainda não tinha rendido uma grande corrida. Até o último fim de semana. O GP da Inglaterra foi de longe a melhor corrida do ano, uma prova típica daqueles onde tem um pouco de tudo. Briga pela vitória, abandonos pela pista, o destino mudando a história da corrida e resultados inéditos.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Nenhum piloto acabou recebendo a maior nota de maneira isolada. Na verdade, um bloco de nomes dividiu a melhor nota do fim de semana. Já a pior nota ficou a cargo de Yuki Tsunoda, responsável por bater no companheiro de equipe enquanto os dois estavam na zona de pontos.

As notas do Ranking GP são dadas por Gabriel Carvalho, Gabriel Curty e Pedro Henrique Marum.

Carlos Sainz venceu pela primeira vez na Fórmula 1 (Foto: AFP)

Confira as notas:

1) Carlos Sainz – 8,5 – Longe de ter sido a melhor performance da vida de Sainz na corrida, também não foi na classificação. Mas foi a primeira vez que o espanhol triunfou, foi a primeira pole da carreira também. A sorte sorriu, estava na hora. Perde uns pontinhos pela primeira largada e pelo erro que quase deu a vitória para Verstappen.

2) Sergio Pérez – 8,5 – Pérez fez uma bela recuperação depois de ter danificado a asa em acidente na largada, somou bons pontos, mas a passividade que teve justamente na largada pesou aqui. Deveria ter passado Verstappen quando o holandês teve a porta fechada por Sainz, mas preferiu escoltar e quase que custou um abandono ali.

3) Lewis Hamilton – 8,5 – Uma bela corrida do heptacampeão. Rápido desde a classificação, fez ultrapassagem dupla, foi combativo. Ficou aquela sensação de que dava para ter até vencido a prova, o vacilo ao perder o posto para Pérez pesou no fim.

Max Verstappen teve problemas quando liderava (Foto: Red Bull Content Pool)

LEIA MAIS
+ Confira todo material do GRANDE PREMIUM

4) Charles Leclerc – 8,5 – Apesar de não ter tido uma classificação do nível de sempre, fez corrida impressionante mesmo com o carro danificado desde a largada. E ainda segurou Hamilton e Pérez o quanto foi possível ali no fim, já com pneus bem gastos.

5) Fernando Alonso – 8,5 – Nossa sequência de 8,5 se encerra com Alonso. O espanhol teve seu melhor resultado na temporada e por pouco não brigou até por pódio. Simplesmente faltou carro, o ritmo esteve ali o tempo todo.

6) Lando Norris – 7,5 – Já é costume ver Norris enfiado no grupo da frente. Foi mais um fim de semana bem digno do inglês, que parece o tempo todo flertando com o máximo que a McLaren tem a oferecer.

7) Max Verstappen – 7,5 – A atuação com um pedação de AlphaTauri preso no assoalho foi meio heroica, né? Talvez a grande decepção de Verstappen tenha sido a classificação, porque estava tudo parecendo levar a uma pole daquelas. E a pole não veio.

8) Mick Schumacher – 8,5 – A grande corrida da carreira de Mick na F1! Saindo bem do fundo do grid, chegou a estar em último e remou até os pontos. Foi muito bem na prova, mereceu os pontinhos!

9) Sebastian Vettel – 7,5 – Vettel já teve corridas mais brilhantes em 2022, mas sabemos que não é fácil pontuar com a Aston Martin atual, mesmo em uma prova tão acidentada. Boa prova do tetra.

10) Kevin Magnussen – 7,5 – Acabou ofuscado pelos primeiros pontos da carreira de Mick, mas também fez uma corrida muito digna. O dinamarquês faz temporada bem sólida com uma Haas capenga.

Esteban Ocon abandonou a corrida com problemas (Foto: Reprodução/F1)

11) Lance Stroll – 4,0 – Muito ruim na classificação e, na corrida, acabou fora dos pontos, o que era quase impossível pela configuração da prova.

12) Nicholas Latifi – 5,5 – A classificação foi incrível levando a Williams ao Q3 pela primeira vez na carreira. A largada? Muito boa também! E aí acabou tudo. A corrida foi qualquer coisa de bastante fraca.

13) Daniel Ricciardo – 2,0 – O piloto que a gente mais repete os comentários, com certeza. Ricciardo vive uma fase constrangedora, nada ali parece mais dar certo. Muito facilmente batido por Norris de novo e, mais uma vez, fora até dos pontos.

14) Yuki Tsunoda – 1,5 – A quantidade de besteiras que Tsunoda faz é impressionante. O japonês jogou cerca de 14 pontos da AlphaTauri no lixo ao bater no próprio companheiro de equipe na briga pelo sétimo lugar. Aí complica, né?

15) Esteban Ocon – 6,0 – Ocon fazia mais uma bela corrida, ótima recuperação. O francês tinha tudo para chegar tranquilo em sétimo, mas um problema na bomba de combustível da Alpine acabou com a prova.

Acidente de Zhou não foi visto por Sainz (Foto: AFP)

16) Pierre Gasly – 6,5 – A sina de Gasly continua firme e forte em 2022. Simplesmente não há corrida em que o francês simplesmente seja discreto e acabe fora do top-10: sempre tem de acontecer alguma coisa. Em Silverstone, não foi nada que quebrou, simplesmente foi Tsunoda que o acertou em cheio. Bizarro.

17) Valtteri Bottas – 5,0 – Bottas fatalmente pontuaria sem a quebra, mas não foi um grande fim de semana. De novo, classificou atrás de Zhou, mais uma vez mostrou fragilidade na chuva.

18) George Russell – 4,5 – O acidente monstruoso da largada não teve culpados, mas Russell só se envolveu nele porque fez uma classificação muito ruim e porque escolheu largar de pneus duros. Tudo bem errado ali.

19) Guanyu Zhou – 5,5 – Ainda bem que saiu ileso de um dos acidentes mais feios dos últimos tempos na F1. É isso que importa. Fez boa classificação na chuva.

20) Alexander Albon – 5,0 – Também bom que saiu ileso, tomou umas belas pauladas no big-one da largada. Na classificação, perdeu de Latifi, um milagre.

A largada conturbada do GP da Inglaterra (Foto: AFP)

GP da Inglaterra – 9.5 – Ainda pode ter corrida melhor em 2022, mas ela não apareceu até agora. A corrida de Silverstone foi o que todo fã de F1 do mundo quer ver todas as semanas. Que tenhamos mais corridas assim.

Melhor GP – GP da Inglaterra – 9.5
Pior GP – GP da Austrália – 4.5
Média: 6.9

MÉDIA TEMPORADA

1- Max Verstappen – 8,6
2- Charles Leclerc – 8,3
3- George Russell – 7,7
4- Sergio Pérez – 7,5
5- Valtteri Bottas – 7,0
6- Lewis Hamilton – 6.9
7- Estebaon Ocon – 6,9
8- Lando Norris – 6,8
9- Fernando Alonso – 6,8
10- Pierre Gasly 6,6
11- Carlos Sainz – 6,5
12- Sebastian Vettel – 6,3
13- Alexander Albon – 6,2
14- Kevin Magnussen – 5,8
15- Yuki Tsunoda – 5,1
16- Guanyu Zhou – 5,0
17- Lance Stroll – 4,9
18- Nico Hülkenberg – 4,8
19- Daniel Ricciardo – 4,4
20- Mick Schumacher – 4,1
21- Nicholas Latifi – 3,5

TUDO SOBRE O GP DA INGLATERRA DE FÓRMULA 1 | Briefing

Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Escanteio SP.

SÃO PAULO E-PRIX 2023:
SINTA A ENERGIA DA FÓRMULA E

25 de março de 2023 CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA ACESSAR O SITE OFICIAL DE VENDAS E ATIVAR O SEU BENEFÍCIO EXCLUSIVO COM O CÓDIGO SAOPAULOVIP. Comprar Ingresso com desconto

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar