Palou abre era dos híbridos na Indy com liderança do TL1 no GP de Mid-Ohio

Em sessão com quebras e chuva, Álex Palou ficou com o tempo mais rápido do treino livre 1 do GP de Mid-Ohio. Foi a primeira sessão com o novo motor híbrido

Atual campeão da Indy, Álex Palou abriu a nova era da categoria com a liderança do treino livre 1 do GP de Mid-Ohio, realizado nesta sexta-feira (5). Em sessão marcada por longas interrupções e pela chuva no fim, o espanhol da Ganassi, que é o atual vencedor da prova, anotou o tempo de 1min07s065 para terminar o dia na ponta.

Apesar de 75 minutos, a sessão teve diversos eventos que deixaram a atividade de pista mais restrita. O argentino Agustín Canapino, da Juncos, foi a primeira vítima de uma falha no motor híbrido, gerando uma bandeira vermelha de 10 minutos. Pouco tempo depois, Marcus Armstrong, de Ganassi, escapou da pista e também interrompeu a sessão, que terminou sob chuva.

Relacionadas

Com saída anunciada da McLaren, Alexander Rossi foi o segundo colocado, com 1min07s509, um pouco à frente de Armstrong, que foi o terceiro colocado com 1min07s544. O americano Colton Herta foi o quarto colocado com a Andretti, enquanto o neozelandês Scott McLaughlin foi a melhor Penske, em quinto.

Graham Rahal, que chegou a liderar a sessão com a RLL, foi o sexto colocado, à frente do mexicano Pato O’Ward, de McLaren. O sueco Felix Rosenqvist colocou a Meyer Shank no oitavo lugar, seguido por Kyle Kirkwood e Will Power, que fecharam o top-10.

Alexander Rossi (Foto: IndyCar)

O brasileiro Pietro Fittipaldi levou a RLL #30 ao 20º lugar. O melhor tempo do piloto ficou em 1min08s730, atrás do hexacampeão Scott Dixon, de Ganassi.

A Indy segue as atividades do GP de Mid-Ohio neste sábado (6), com o treino livre 2, agendado para 11h50 (de Brasília, GMT-3). A classificação acontece mais tarde, no mesmo dia, a partir das 15h25, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Saiba como foi o treino livre 1 da Indy em Mid-Ohio:

O treino livre teve bandeira verde acionada às 16h20 (de Brasília, GMT-3). Os primeiros 15 minutos tiveram a pista praticamente vazia, apenas com as voltas de aquecimento. Os pilotos optaram por voltas de aquecimento e reconhecimento do novo sistema híbrido.

Na marca de 25 minutos, veio a primeira bandeira vermelha do fim de semana. Agustín Canapino viu fumaça e fogo sair da traseira da Juncos, indicando uma falha no novo motor híbrido.

Canapino sofreu com motor quebrado (Vídeo: Indycar)

A bandeira vermelha durou 14 minutos e o cronômetro não foi interrompido, reiniciando a sessão com 35 minutos restantes no cronômetro. Neste estágio, Graham Rahal era líder com 1min07s745. Com o tempo passando, as marcas foram caindo. Marcus Armstrong, que levou uma punição e vai perder seis posições no grid, subiu ao primeiro posto com 1min07s544.

O próprio Armstrong escapou sozinho da pista e parou na grama. Sem conseguir religar o carro apesar do novo sistema de partida, acabou forçando uma nova bandeira vermelha. Neste estágio, o tempo do neozelandês já tinha sido superado por Álex Palou e Alexander Rossi. Jack Harvey foi outro a escapar da pista e deixar o motor morrer.

A pista foi liberada com 20 minutos para o fim, e com uma novidade: chuva. Mesmo leve, foi suficiente para a direção de prova autorizar o uso dos pneus de pista molhada e das luzes traseiras no carro.

Os pilotos esperaram muito para ir para a pista molhada. Pato O’Ward foi o primeiro, com Kyle Kirkwood em sequência. O mexicano teve dificuldades de encontrar aderência e água na pista para guiar, e rapidamente recolheu a McLaren aos boxes. O circuito chegou a molhar mais nos minutos finais, mas sem grandes eventos, o que manteve Palou na liderança.

Indy 2024, GP de Mid-Ohio, Treino Livre 1:

1A PALOUGanassi Honda1:07.065 
2A ROSSIMcLaren Chevrolet1:07.509+0.444
3M ARMSTRONGGanassi Honda1:07.544+0.479
4C HERTAAndretti Honda1:07.634+0.569
5S MCLAUGHLINPenske Chevrolet1:07.682+0.617
6G RAHALRLL Honda1:07.745+0.680
7P O’WARDMcLaren Chevrolet1:07.840+0.775
8F ROSENQVISTMeyer Shank Honda1:07.936+0.871
9K KIRKWOODAndretti Honda1:07.999+0.934
10W POWERPenske Chevrolet1:08.145+1.080
11D MALUKASMeyer Shank Honda1:08.206+1.141
12J NEWGARDENPenske Chevrolet1:08.210+1.145
13K SIMPSONGanassi Honda1:08.223+1.158
14L LUNDQVISTGanassi Honda1:08.258+1.193
15N SIEGELMcLaren Chevrolet1:08.265+1.200
16R GROSJEANJuncos Chevrolet1:08.322+1.257
17C LUNDGAARDRLL Honda1:08.372+1.307
18M ERICSSONAndretti Honda1:08.417+1.352
19S DIXONGanassi Honda1:08.438+1.373
20P FITTIPALDIRLL Honda1:08.730+1.665
21T SOWERYDale Coyne Honda1:09.026+1.961
22J HARVEYDale Coyne Honda1:09.037+1.972
23R VEEKAYCarpenter Chevrolet1:09.059+1.994
24S FERRUCCIFoyt Chevrolet1:09.110+2.045
25C RASMUSSENCarpenter Chevrolet1:09.251+2.251
26A CANAPINOJuncos Chevrolet1:09.438+2.438
27S ROBBFoyt Chevrolet1:09.892+2.892
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.