Palou abre era dos híbridos na Indy com liderança do TL1 no GP de Mid-Ohio
Em sessão com quebras e chuva, Álex Palou ficou com o tempo mais rápido do treino livre 1 do GP de Mid-Ohio. Foi a primeira sessão com o novo motor híbrido
Atual campeão da Indy, Álex Palou abriu a nova era da categoria com a liderança do treino livre 1 do GP de Mid-Ohio, realizado nesta sexta-feira (5). Em sessão marcada por longas interrupções e pela chuva no fim, o espanhol da Ganassi, que é o atual vencedor da prova, anotou o tempo de 1min07s065 para terminar o dia na ponta.
Apesar de 75 minutos, a sessão teve diversos eventos que deixaram a atividade de pista mais restrita. O argentino Agustín Canapino, da Juncos, foi a primeira vítima de uma falha no motor híbrido, gerando uma bandeira vermelha de 10 minutos. Pouco tempo depois, Marcus Armstrong, de Ganassi, escapou da pista e também interrompeu a sessão, que terminou sob chuva.
Relacionadas
Com saída anunciada da McLaren, Alexander Rossi foi o segundo colocado, com 1min07s509, um pouco à frente de Armstrong, que foi o terceiro colocado com 1min07s544. O americano Colton Herta foi o quarto colocado com a Andretti, enquanto o neozelandês Scott McLaughlin foi a melhor Penske, em quinto.
Graham Rahal, que chegou a liderar a sessão com a RLL, foi o sexto colocado, à frente do mexicano Pato O’Ward, de McLaren. O sueco Felix Rosenqvist colocou a Meyer Shank no oitavo lugar, seguido por Kyle Kirkwood e Will Power, que fecharam o top-10.

O brasileiro Pietro Fittipaldi levou a RLL #30 ao 20º lugar. O melhor tempo do piloto ficou em 1min08s730, atrás do hexacampeão Scott Dixon, de Ganassi.
A Indy segue as atividades do GP de Mid-Ohio neste sábado (6), com o treino livre 2, agendado para 11h50 (de Brasília, GMT-3). A classificação acontece mais tarde, no mesmo dia, a partir das 15h25, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi o treino livre 1 da Indy em Mid-Ohio:
O treino livre teve bandeira verde acionada às 16h20 (de Brasília, GMT-3). Os primeiros 15 minutos tiveram a pista praticamente vazia, apenas com as voltas de aquecimento. Os pilotos optaram por voltas de aquecimento e reconhecimento do novo sistema híbrido.
Na marca de 25 minutos, veio a primeira bandeira vermelha do fim de semana. Agustín Canapino viu fumaça e fogo sair da traseira da Juncos, indicando uma falha no novo motor híbrido.
A bandeira vermelha durou 14 minutos e o cronômetro não foi interrompido, reiniciando a sessão com 35 minutos restantes no cronômetro. Neste estágio, Graham Rahal era líder com 1min07s745. Com o tempo passando, as marcas foram caindo. Marcus Armstrong, que levou uma punição e vai perder seis posições no grid, subiu ao primeiro posto com 1min07s544.
O próprio Armstrong escapou sozinho da pista e parou na grama. Sem conseguir religar o carro apesar do novo sistema de partida, acabou forçando uma nova bandeira vermelha. Neste estágio, o tempo do neozelandês já tinha sido superado por Álex Palou e Alexander Rossi. Jack Harvey foi outro a escapar da pista e deixar o motor morrer.
A pista foi liberada com 20 minutos para o fim, e com uma novidade: chuva. Mesmo leve, foi suficiente para a direção de prova autorizar o uso dos pneus de pista molhada e das luzes traseiras no carro.
Os pilotos esperaram muito para ir para a pista molhada. Pato O’Ward foi o primeiro, com Kyle Kirkwood em sequência. O mexicano teve dificuldades de encontrar aderência e água na pista para guiar, e rapidamente recolheu a McLaren aos boxes. O circuito chegou a molhar mais nos minutos finais, mas sem grandes eventos, o que manteve Palou na liderança.
Indy 2024, GP de Mid-Ohio, Treino Livre 1:
1 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:07.065 | |
2 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 1:07.509 | +0.444 |
3 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 1:07.544 | +0.479 |
4 | C HERTA | Andretti Honda | 1:07.634 | +0.569 |
5 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:07.682 | +0.617 |
6 | G RAHAL | RLL Honda | 1:07.745 | +0.680 |
7 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:07.840 | +0.775 |
8 | F ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | 1:07.936 | +0.871 |
9 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 1:07.999 | +0.934 |
10 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:08.145 | +1.080 |
11 | D MALUKAS | Meyer Shank Honda | 1:08.206 | +1.141 |
12 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:08.210 | +1.145 |
13 | K SIMPSON | Ganassi Honda | 1:08.223 | +1.158 |
14 | L LUNDQVIST | Ganassi Honda | 1:08.258 | +1.193 |
15 | N SIEGEL | McLaren Chevrolet | 1:08.265 | +1.200 |
16 | R GROSJEAN | Juncos Chevrolet | 1:08.322 | +1.257 |
17 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:08.372 | +1.307 |
18 | M ERICSSON | Andretti Honda | 1:08.417 | +1.352 |
19 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:08.438 | +1.373 |
20 | P FITTIPALDI | RLL Honda | 1:08.730 | +1.665 |
21 | T SOWERY | Dale Coyne Honda | 1:09.026 | +1.961 |
22 | J HARVEY | Dale Coyne Honda | 1:09.037 | +1.972 |
23 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:09.059 | +1.994 |
24 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 1:09.110 | +2.045 |
25 | C RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | 1:09.251 | +2.251 |
26 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 1:09.438 | +2.438 |
27 | S ROBB | Foyt Chevrolet | 1:09.892 | +2.892 |

