Palou cresce na estratégia, vence em Portland e levanta bicampeonato na Indy

Álex Palou largou do quinto lugar, mas utilizando uma estratégia diferente dos adversários, roubou a vitória no GP de Portland e saiu com o bicampeonato da Indy

Álex Palou é oficialmente bicampeão da Indy. No GP de Portland, disputado neste domingo (3), o espanhol da Ganassi precisava apenas chegar à frente do companheiro de equipe Scott Dixon para levantar o segundo campeonato. E ele fez mais que isso. Com uma estratégia certeira após sair do quinto lugar, venceu a corrida no Oregon para coroar a campanha do bi. Foi a quinta vitória do catalão.

O segundo lugar em Portland ficou nas mãos do sueco Felix Rosenqvist. Muito perto de sair da McLaren, o piloto do carro #6 também deu um salto estratégico nas paradas após sair do 11º lugar. É o segundo pódio do escandinavo na temporada 2023, o primeiro desde Detroit. Dixon, por sua vez, completou o pódio.

Relacionadas

O mexicano Pato O’Ward, da McLaren, ficou no quarto lugar, seguido pelo americano bicampeão Josef Newgarden, da Penske. O holandês Rinus VeeKay, de Carpenter, viu a bandeira quadriculada na sétima posição, logo à frente do sueco Marcus Ericsson. David Malukas e Scott McLaughlin fecharam o top-10 em Portland.

Pole-position, Graham Rahal, da RLL, ficou preso nas estratégias ruins e amargou apenas a 12ª colocação, dois postos à frente do brasileiro Helio Castroneves, da Meyer Shank, que em sua penúltima corrida como piloto ‘full-time’ na Indy, fechou em 14º após largar de 21º.

A Indy retorna para a última corrida da temporada no próximo fim de semana. Trata-se do GP de Laguna Seca, que acontece no circuito localizado em Monterey, na Califórnia. E terá cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Saiba como foi o GP de Portland da Indy:

O acidente de Grosjean em Portland (Vídeo: Indycar)

A largada foi autorizada às 16h30 (de Brasília, GMT-3). Rahal pulou muito bem e manteve a primeira posição. Palou também surpreendeu, desbancando Herta e Dixon e pulando ao terceiro posto. Romain Grosjean foi tocado por Agustín Canapino e quebrou a suspensão dianteira. Na segunda volta, Power escapou na grama sozinho ao tentar se defender de Rossi e deixou o motor morrer, gerando a primeira amarela da tarde.

A relargada aconteceu na volta 6. Rahal, mais uma vez, partiu bem, puxando McLaughlin, Palou, Herta e Dixon. Entre o top-5, apenas os pilotos da Ganassi estavam de pneus duros. A janela de pit-stop no pelotão dos ponteiros foi aberta por Colton Herta na volta 18. Sem ritmo, o piloto da Andretti trocou os macios pelos duros. Porém, foi punido por excesso de velocidade nos boxes e ficou fora da briga pela vitória.

McLaughlin veio aos boxes na volta 21, também colocando duros. Já pressionado por Palou, Rahal tomou o mesmo caminho no giro seguinte e repetiu a estratégia do piloto neozelandês. De pneus duros, Palou e Dixon ocupavam os dois primeiros lugares, seguidos por O’Ward, Rosenqvist e Newgarden.

Com os pneus duros, O’Ward e Rosenqvist pararam na volta 29. O mexicano colocou macios, enquanto o sueco se manteve com duros. No giro seguinte, foi a vez de Newgarden. Na volta 31, finalmente veio Álex Palou aos boxes. No giro seguinte, veio Dixon. O espanhol foi de macios, e o neozelandês seguiu com duros.

David Malukas (Foto: IndyCar)

Com 34 voltas, a liderança estava nas mãos de Álex Palou, com Scott Dixon em segundo, Felix Rosenqvist em terceiro e Pato O’Ward em quarto. Kirkwood, Rahal, McLaughlin, Newgarden, Ericsson e VeeKay fechavam o top-10. De pneus macios, Palou viu a diferença para Dixon cair conforme as voltas foram passando.

Álex resistiu com os macios até a volta 48, deixando a liderança nas mãos de Dixon. O espanhol colocou um novo jogo de pneus duros. No 51º giro, foi a vez de O’Ward entrar nos boxes com macios, colocando os compostos principais. Rahal e McLaughlin, que estavam de pneus duros, vieram aos boxes e mantiveram o mesmo tipo de borracha que usavam antes.

Na metade da corrida, Dixon liderava com Rosenqvist em segundo, ambos com apenas um pit-stop. Palou vinha em terceiro, seguido por Malukas, O’Ward, Newgarden, Kirkwood, VeeKay, Armstrong e Rahal. Estes já com duas paradas.

Rosenqvist cedeu e fez o segundo pit-stop na volta 59, colocando pneus duros. Dixon deu o mesmo passo no giro seguinte, colocando os macios. Álex reassumiu a liderança, com Scott em segundo, Felix em terceiro, Pato em quarto, Newgarden em quinto, VeeKay em sexto, Armstrong em sétimo, Rahal em oitavo, Kirkwood em nono e Ericsson em décimo.

Álex veio para a terceira e última parada na volta 79. VeeKay optou por seguir o espanhol. O líder do campeonato colocou pneus duros. Em quarto, O’Ward tomou o caminho dos boxes na volta seguinte, junto de Armstrong, que sofreu um problema na parada e ficou preso. Dixon e Newgarden pararam na volta 81.

Agustín Canapino rodou na última curva e parou na grama. Rosenqvist e Malukas entraram nos boxes, enquanto a bandeira amarela acabou acionada. A ordem de relargada tinha Palou na ponta, seguido por Rosenqvist, Dixon, O’Ward, Newgarden, VeeKay, McLaughlin, Ericsson, Rossi e Herta.

Canapino rodou sozinho em Portland (Vídeo: Indycar)

A relargada aconteceu na volta 88. Palou se segurou em primeiro, enquanto Rosenqvist optou por manter o ritmo para aquecer os pneus. Dixon, preso por retardatários, ficou mais atrás e brigando contra O’Ward. pela posição no pódio. Após um toque na traseira de Ericsson, Rossi precisou de um pit-stop para trocar a asa dianteira.

No restante das voltas finais, Palou se segurou firme na liderança, com Rosenqvist em segundo e Dixon em terceiro. E assim ficou o top-3 até a bandeira quadriculada, consagrando Álex como bicampeão da Indy. Ainda deu tempo de Colton Herta rodar sozinho e ficar fora da lista dos 10 primeiros, deixando Kirkwood entrar neste clube.

Indy 2023, GP de Portland, Corrida:

POSIÇÃOPILOTOEQUIPEDIFERENÇA
1A PALOUGanassi Honda110 Voltas
2F ROSENQVISTMcLaren Chevrolet+5.435
3S DIXONGanassi Honda+8.066
4P O’WARDMcLaren Chevrolet+19.057
5J NEWGARDENPenske Chevrolet+21.083
6R VEEKAYCarpenter Chevrolet+21.879
7M ERICSSONGanassi Honda+30.582
8D MALUKASDale Coyne Honda+32.621
9S MCLAUGHLINPenske Chevrolet+33.028
10K KIRKWOODAndretti Honda+33.783
11C LUNDGAARDRLL Honda+34.475
12G RAHALRLL Honda+38.699
13C HERTAAndretti Honda+39.758
14H CASTRONEVESMeyer Shank Honda+40.337
15C ILOTTJuncos Chevrolet+40.476
16S FERRUCCIFoyt Chevrolet+41.127
17D DEFRANCESCOAndretti Honda+42.557
18J VIPSRLL Honda+1 Volta
19M ARMSTRONGGanassi Honda+1 Volta
20A ROSSIMcLaren Chevrolet+1 Volta
21R HUNTER-REAYCarpenter Chevrolet+1 Volta
22B PEDERSENFoyt Chevrolet+1 Volta
23S RAY ROBBDale Coyne Honda+1 Volta
24T BLOMQVISTMeyer Shank Honda+1 Volta
25W POWERPenske Chevrolet+2 Voltas
26A CANAPINOJuncos Chevrolet+28 Voltas
27R GROSJEANAndretti HondaDNF
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.