Palou sobrevive a relargadas na reta final, segura Herta e vence GP de Laguna Seca
Álex Palou superou uma largada ruim, e com base na estratégia e grandes relargadas na reta final, saiu com a vitória no GP de Laguna Seca, que o recoloca na liderança do campeonato na Indy
O atual campeão Álex Palou repetiu o feito de 2022 e levou o GP de Laguna Seca, disputado na noite deste domingo (23) em Monterey, na Califórnia. Após largar da pole-position, o espanhol da Ganassi foi superado por Kyle Kirkwood ainda na largada, mas adotou uma estratégia diferente dos principais concorrentes e sobreviveu a uma sequência de bandeiras amarelas na reta final da corrida para vencer pela 11ª vez na carreira.
O americano Colton Herta, da Andretti, até sonhou com a vitória, mas não conseguiu atacar Palou o suficiente para sair com o triunfo e se contentou com o segundo lugar. Quem completou o pódio foi o compatriota Alexander Rossi, de McLaren, que tinha pneus macios na reta final, mas não conseguiu sonhar com o triunfo.
Relacionadas
O franco-suíço Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean conseguiu o melhor resultado da temporada com a Juncos, finalizando no quarto lugar. Líder das primeiras voltas até o primeiro pit-stop, Kirkwood ficou em quinto, muito beneficiado por uma rodada de Josef Newgarden, da Penske, na penúltima volta. O vencedor da Indy 500 foi apenas o 19º.
Hexacampeão, Scott Dixon levou a Ganassi ao sexto lugar, à frente do australiano Will Power, que viu a liderança do campeonato sair de suas mãos e ir para as de Palou. Pato O’Ward ficou no oitavo lugar com a McLaren, enquanto Santino Ferrucci, de Foyt, e Marcus Ericsson, de Andretti, fecharam o top-10.

O brasileiro Pietro Fittipaldi levou a RLL ao 14º lugar. Apesar de uma punição por um erro na saída dos boxes, o piloto conseguiu dar a volta por cima na reta final após diversas ocorrências na prova e terminou no top-15. Foi o principal piloto da equipe, já que Graham Rahal bateu e Christian Lundgaard veio logo atrás, no 15º posto.
A Indy retorna em duas semanas com o GP de Mid-Ohio, que acontece no dia 7 de julho no Mid-Ohio Sports Car Course, em Lexington, Ohio.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Saiba como foi o GP de Laguna Seca da Indy:
A bandeira verde foi acionada às 19h31 (de Brasília, GMT-3). Palou foi surpreendido por um ataque de Kyle Kirkwood por fora na curva 1 e viu o americano assumir a ponta. Rossi também superou Herta e subiu ao quarto lugar. Um dos grandes saltos foi o de Scott Dixon, de décimo para sétimo, enquanto Will Power caiu para o último lugar ao sair da pista em uma disputa com Christian Rasmussen.
Na volta 6, Rinus VeeKay, que andava abaixo do top-15, rodou sozinho subindo a curva 5, mas segurou o carro e evitou uma bandeira amarela, caindo para a última posição. A prova se manteve em um ritmo mais monótono no pelotão da frente. Com 20 voltas, Kirkwood mantinha uma distância visual para Palou. Rosenqvist se sustentava em terceiro, seguido por Rossi, Herta, Lundgaard, Dixon, McLaughlin, Armstrong (estes dois de pneus macios) e Grosjean, que finalizava o top-10.
Entre os primeiros colocados, quem abriu a janela de pit-stops foi Alexander Rossi, na volta 23. No giro seguinte, veio Rosenqvist. Kirkwood, Herta e Lundgaard pararam na 25. Palou optou pelo pit-stop na volta 26. Quem surpreendeu e assumiu a liderança foi Rossi, com pneus macios, com Kirkwood em segundo e Herta em terceiro. Lundgaard acabou prejudicando o stint ao escapar da pista e atingir um isopor de publicidade. Rosenqvist também escapou da pista e ficou para trás.
Luca Ghiotto foi o responsável pela primeira bandeira amarela da corrida. O italiano da Dale Coyne perdeu o controle na curva 4 e bateu forte na barreira de pneus, na volta 35 da prova. Neste estágio, Rossi era líder, seguido por Kirkwood, Herta, Palou, Dixon, McLaughlin, O’Ward, Grosjean, Rosenqvist e Malukas.
Rossi, Kirkwood, Herta, Dixon, McLaughlin e Rosenqvist optaram pelo segundo pit-stop durante a bandeira amarela. Palou retomou a liderança, seguido por O’Ward, Grosjean, Malukas, Armstrong e Ferrucci. Entre os que pararam, a vantagem ficou para Herta, que viu o melhor trabalho de boxes, saindo à frente de Rossi e Kirkwood.
A relargada aconteceu na volta 41 e Grosjean superou O’Ward por fora pelo segundo lugar, mas a amarela tornou a aparecer de novo. Nolan Siegel perdeu o controle ao passar sobre uma zebra e rodou, indo para a caixa de brita. A nova relargada veio apenas dois giros depois. Palou sustentou a liderança, com Romain em segundo e Pato em terceiro.
Entre os pilotos que adiaram a segunda parada, O’Ward veio aos boxes na volta 47. Malukas também parou nas voltas seguintes. Pietro Fittipaldi foi outro a ir ao pit-lane, mas errou na saída dos boxes e acabou levando um drive-through. Armstrong também não sustentou o ritmo por muito tempo e também optou pelo pit-stop.
Em segundo, Grosjean parou na volta 54. assim como Newgarden, que vinha em terceiro. Palou veio aos boxes no giro seguinte. Herta assumiu a liderança oficialmente, seguido por Rossi, enquanto Álex conseguiu retornar à frente de Kyle Kirkwood. Em briga direta pelo campeonato, Power ultrapassou Dixon na Saca-Rolhas e assumiu o sexto lugar.
Na volta 62, Palou colocou por dentro de Rossi na curva 1 e recuperou a segunda posição. Não demorou muito para o espanhol ir para cima de Colton Herta, que sequer se defendeu e viu o atual campeão tomar a liderança na Saca-Rolhas.
Kirkwood foi aos boxes na volta 66 para a última parada da corrida. Herta, Rossi, Power, McLaughlin e Lundgaard vieram no giro seguinte. Palou sustentava a liderança, seguido por Grosjean, Newgarden, O’Ward e Malukas, todos em estratégia diferente.
Álex surpreendeu e fez um pit-stop na volta 51. Grosjean e O’Ward repetiram a estratégia. O espanhol conseguiu sair bem à frente de Herta e manteve a liderança virtual da corrida. Newgarden era o primeiro, mas ainda realizaria uma última parada. Sting Ray Robb rodou sozinho, mas não causou amarela. Após sair atrás de Grosjean, Rossi conseguiu uma ultrapassagem e subiu para sétimo.
Após pit-stop, Armstrong voltou para a pista disputando posição com Christian Lundgaard, e ao receber um toque do dinamarquês, foi para a caixa de brita na curva 4. Ao tentar voltar para a corrida, acabou rodando sozinho e deixando o motor morrer, gerando mais uma bandeira amarela. Na demora da direção de prova, Newgarden foi aos boxes para a parada final e retornou em segundo. Palou era líder. Herta vinha em terceiro, contra um Rossi de pneus macios em quarto e Grosjean em quinto.
A bandeira verde aconteceu na volta 79. Palou conseguiu escapar bem e sustentou a liderança. No top-10, McLaughlin tentou uma ultrapassagem ousada em cima de Power pelo sexto lugar, mas acabou rodando depois de um toque. Lundgaard, que estava no bolo, passou reto na Saca-Rolhas e foi para a caixa de brita, precisando de um pit-stop. Newgarden também escapou da pista e caiu para quinto. Herta era segundo, com Rossi em terceiro.
Com 13 voltas para o fim, Jack Harvey viu o motor Honda da Dale Coyne estourar na reta principal, abandonando a prova e gerando mais uma bandeira amarela. A relargada aconteceu na volta 86. Palou partiu mal e viu Herta crescer, mas se defendeu bem na curva 1 e seguiu na liderança.
E a amarela tornou a aparecer novamente, agora na volta 87. Batalhando pelo 13º lugar com Agustín Canapino, Kyffin Simpson acabou rodando e foi atingido por Graham Rahal. Ambos abandonaram a corrida.
A relargada aconteceu com quatro voltas para o final. Palou disparou bem e despistou a concorrência. Grosjean tentou ir para cima de Rossi pelo terceiro lugar, mas não conseguiu. Pressionando Romain pelo quarto posto, Newgarden rodou sozinho na penúltima volta e caiu para o fundo do pelotão. Álex recebeu a bandeira quadriculada em primeiro, com Herta e Rossi no pódio.
INDY 2024, GP DE LAGUNA SECA, CORRIDA:
1 | ÁLEX PALOU | Ganassi Honda | 2:04:09.854 | 95 voltas |
2 | COLTON HERTA | Andretti Honda | +1.978 | |
3 | ALEXANDER ROSSI | McLaren Chevrolet | +4.513 | |
4 | ROMAIN GROSJEAN | Juncos Chevrolet | +4.824 | |
5 | KYLE KIRKWOOD | Andretti Honda | +8.676 | |
6 | SCOTT DIXON | Ganassi Honda | +9.150 | |
7 | WILL POWER | Penske Chevrolet | +9.996 | |
8 | PATO O’WARD | McLaren Chevrolet | +10.621 | |
9 | SANTINO FERRUCCI | Foyt Chevrolet | +11.002 | |
10 | MARCUS ERICSSON | Andretti Honda | +11.639 | |
11 | FELIX ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | +12.708 | |
12 | NOLAN SIEGEL | McLaren Chevrolet | +13.130 | |
13 | CHRISTIAN RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | +14.377 | |
14 | PIETRO FITTIPALDI | RLL Honda | +14.754 | |
15 | CHRISTIAN LUNDGAARD | RLL Honda | +15.074 | |
16 | DAVID MALUKAS | Meyer Shank Honda | +18.500 | |
17 | LINUS LUNDQVIST | Ganassi Honda | +20.172 | |
18 | AGUSTÍN CANAPINO | Juncos Chevrolet | +23.544 | |
19 | JOSEF NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +27.256 | |
20 | STING RAY ROBB | Foyt Chevrolet | +1 volta | |
21 | SCOTT McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +1 volta | |
22 | MARCUS ARMSTRONG | Ganassi Honda | +1 volta | |
23 | GRAHAM RAHAL | RLL Honda | +8 voltas | NC |
24 | KYFFIN SIMPSON | Ganassi Honda | +8 voltas | NC |
25 | JACK HARVEY | Dale Coyne Honda | +12 voltas | NC |
26 | RINUS VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +22 voltas | NC |
27 | LUCA GHIOTTO | Dale Coyne Honda | +60 voltas | NC |

