Palou tem 6% de chance de quebrar tabu e levar título da Indy antes da última prova

Álex Palou pode conquistar feito que não acontece na Indy desde 2005. Piloto pode levantar a Astor Cup em Laguna Seca dependendo de uma combinação de resultados

FERRARI FAZ TESTE PRIVADO NA F1: MAS PODE? E O QUE ELA AVALIOU ÀS ESCONDIDAS? | GP às 10

O GP de Laguna Seca, que acontece neste domingo (19), é a penúltima etapa da temporada 2021 da Indy, mas pode marcar um feito raro: Álex Palou, líder do campeonato, pode se sagrar campeão antes mesmo da última etapa do certame, algo que não acontece desde 2005, com Dan Wheldon.

Na ocasião, Wheldon derrotou o companheiro de equipe Tony Kanaan pelo título. O britânico foi quinto colocado no GP de Watkins Glen, e mesmo chegando em segundo, o brasileiro não tinha condições de reduzir a vantagem na etapa final, em Fontana.

As chances de Palou conquistar o título em Laguna Seca são de 6%. O espanhol da Ganassi precisa somar 29 pontos a mais que Pato O’Ward e 20 a mais que Josef Newgarden. Se vencer, por exemplo, precisaria de O’Ward em 10º ou abaixo, e Newgarden em 6º ou abaixo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Álex Palou pode ser campeão em Laguna Seca (Foto: Indycar)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Com a segunda posição, O’Ward teria de chegar em 19º ou abaixo, enquanto Newgarden não poderia alcançar o top-10. Com Álex em terceiro, Josef teria de ficar fora do top-16, enquanto Patricio precisaria chegar em uma posição pior que o 24º lugar.

As chances de conquistar o título por antecipação cresceram após o fim da pontuação em dobro na última corrida, presente entre 2015 e 2019. No ano passado, o formato foi abolido por conta da pandemia, e a decisão para de 2021 foi de não retornar, já que houve mudança no calendário com o adiamento do GP de Long Beach, que virou a última etapa do campeonato.

SORTE SORRI PARA PALOU NA INDY. BAGNAIA FINALMENTE VENCE | Paddock Plus

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar