Palou vê Power sofrer com cinto e leva tri da Indy em Nashville. Herta vence

Álex Palou até ficou em situação perigosa pela classificação, mas o problema no cinto de segurança de Will Power acabou resultando no tricampeonato do espanhol ainda nas voltas iniciais. Em batalha insana, Colton Herta venceu

Álex Palou oficialmente é tricampeão da Indy. O espanhol da Ganassi confirmou o título praticamente no início do GP de Nashville, disputado neste domingo (15). O único rival na disputa, o australiano Will Power, sofreu com o cinto de segurança solto dentro do Penske #12 com apenas 13 voltas de disputa. O veterano precisou de um pit-stop extra e voltou na última posição. Com o 11º lugar, Álex levou o terceiro título para casa.

A vitória ficou com o americano Colton Herta, da Andretti, que pela primeira vez na carreira faturou em um oval. O piloto esteve no pelotão da frente durante toda a prova, e em um final insano, ultrapassou o mexicano Pato O’Ward, de McLaren, com quatro voltas para o fim. O resultado o consagrou como vice-campeão.

Relacionadas


Piloto que mais liderou voltas, Josef Newgarden levou a Penske ao terceiro lugar, à frente do pole-position Kyle Kirkwood, de Andretti. O neozelandês Scott McLaughlin, companheiro de Newgarden na Penske, fechou o top-5.

Santino Ferrucci levou a Foyt ao sexto posto, seguido pelo neozelandês Marcus Armstrong, que foi a melhor Ganassi do dia. Companheiro de Armstrong, Linus Lundqvist foi oitavo. Apesar de liderar as voltas finais, David Malukas recebeu a bandeira quadriculada em nono com a Meyer Shank, enquanto Conor Daly, de Juncos, foi 10º.

Colton Herta e o troféu do vencedor do GP de Nashville (Foto: IndyCar)

O brasileiro Pietro Fittipaldi foi o 21º colocado com a RLL. Ele cruzou a linha de chegada uma volta atrás do vencedor Herta. O resultado foi suficiente para o carro #30 terminar a temporada dentro do Leader’s Circle.

Com a temporada encerrada, a Indy retorna apenas em 2025. A prova de abertura será o GP de São Petersburgo, agendado para o dia 2 de março. O GRANDE PRÊMIO segue com cobertura da intertemporada.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Saiba como foi o GP de Nashville da Indy:

A bandeira verde no Nashville SuperSpeedway foi dada às 16h30 (de Brasília, GMT-3). Kyle Kirkwood largou de forma defensiva e conseguiu manter a ponta. Will Power pulou para o terceiro lugar, enquanto Rosenqvist perdeu posição até para Malukas e caiu para quinto. No pelotão do fundo, Palou subiu para o 20º lugar.

Power perdeu ritmo e, abordando as disputas de forma conservadora, caiu para o oitavo lugar. Palou, por sua vez, subiu para 17º antes mesmo das primeiras 10 voltas. No 13º giro, Will foi forçado a realizar um pit-stop ao identificar que a parte baixa do cinto de segurança estava solta. O australiano perdeu cinco voltas e praticamente deu adeus na briga pelo título.

(Vídeo: IndyCar)

Com 40 voltas, Kirkwood seguia na liderança, seguido por Newgarden e Rosenqvist. Herta era um dos grandes destaques, surgindo no quarto lugar, à frente de Malukas, O’Ward, Armstrong, Daly, Ferrucci e Dixon. Palou já era o 11º colocado.

Entre os líderes, O’Ward se antecipou e foi o primeiro a ir aos boxes, na volta 45. Os principais pilotos calçavam pneus duros e alongaram os stints. Kirkwood, por exemplo, só parou na volta 54. Logo em seguida, veio a primeira amarela da corrida. No terceiro lugar, Felix Rosenqvist viu o pneu dianteiro direito estourar e o sueco acabou colidindo contra o muro.

A amarela coincidiu com a janela de paradas de diversos pilotos. A ordem dos carros agora tinha Newgarden na liderança, seguido por Herta, Malukas, Ericsson e Lundqvist. Kirkwood aparecia apenas no décimo lugar. Palou era 16º.

(Vídeo: IndyCar)

A prova foi reiniciada na volta 68. Newgarden disparou bem e se manteve na liderança. Herta e Malukas batalhavam pelo segundo lugar, enquanto Ericsson sofreu com a aproximação de Lundqvist. Após se livrar do piloto da Meyer Shank, Colton encostou em Josef e iniciou a pressão pela ponta da corrida, bem defendida pelo piloto da Penske.

Newgarden chegou a 80 voltas com a liderança da prova, 0s5 à frente de Herta. Malukas já não tinha tanto contato. Ericsson era quarto, seguido por Lundqvist, Ferrucci, Kirkwood, McLaughlin, Rossi e Grosjean. Tranquilo com o título garantido, Palou era 17º.

Na 90ª volta, surgiu a segunda bandeira amarela do dia. Andando no penúltimo lugar, Katherine Legge perdeu o controle ao passar na ondulação da curva 3 e acabou atingindo o muro. O acidente da inglesa abriu a segunda janela de pit-stops para os líderes. Rossi, ainda sem parar, assumiu a liderança. Newgarden vinha em segundo, com Malukas em terceiro, Ericsson em quarto e Herta só na quinta posição.

O reinício da prova aconteceu na volta 100. Rossi se segurou bem. Kirkwood superou o retardatário Simpson em um movimento ousado. Herta cresceu muito bem e retomou o terceiro lugar.

Rossi fez o pit-stop na volta 125, devolvendo a liderança para as mãos de Newgarden, que puxava um 1-2-3 americano seguido por Herta e Malukas. McLaughlin vinha em quarto, com Kirkwood em quinto, Lundqvist em sexto, Ericsson em sétimo, Ferrucci em oitavo, Armstrong em nono e Grosjean em décimo.

Pole, Kyle ganhou ritmo e assumiu o quarto lugar. Na volta 135, veio mais uma bandeira amarela. No sétimo lugar, Marcus Ericsson passou alto demais na curva 4 e acabou tocando o muro. O sueco trouxe o carro aos boxes, mas tinha danos fortes na suspensão traseira direita.

(Vídeo: IndyCar)

Mais uma vez, os pilotos aproveitaram para realizar a janela de pit-stops. O’Ward, que não estava na mesma rotação dos rivais, ficou na pista e assumiu a ponta. Newgarden era segundo. Herta mais uma vez perdeu posição nos boxes, ficando atrás de Malukas. Kirkwood completava o top-5.

A bandeira verde foi dada na volta 146. O’Ward seguiu líder, enquanto Newgarden foi surpreendido e ultrapassado por Malukas e Herta. Giros depois, Colton colocou por dentro na curva 3 e assumiu a ponta virtual.

O’Ward acabou cedendo na volta 161 com o último pit-stop. Herta, enfim, assumiu a liderança, seguido por Malukas, Kirkwood, McLaughlin e Ferrucci. Josef Newgarden caiu para o sexto lugar. Lundqvist, Armstrong, Daly e Palou fechavam o top-10.

Na volta 178, Newgarden, que vinha economizando combustível, veio aos boxes. Herta veio pouco tempo depois. Kirkwood surgiu na liderança. Naquele estágio, Malukas era segundo e Palou vinha em terceiro, com O’Ward no quarto lugar. A parada de Kyle veio com 13 voltas para o fim.

Malukas era líder tentando economizar o máximo de combustível. O’Ward, Herta e Palou entraram em uma batalha incrível pelo segundo lugar, com o mexicano levando vantagem. O espanhol eventualmente tirou o pé e foi aos boxes. David não resistiu e foi aos boxes. Pato assumiu a liderança, mas Herta colocou por dentro na curva 3 com 4 voltas para o fim e tomou a ponta, abrindo vantagem e vencendo a corrida.

INDY 2024, GP DE NASHVILLE, CORRIDA:

1COLTON HERTAAndretti Honda1h43min15s253206 voltas
2PATO O’WARDMcLaren Chevrolet+1.810 
3JOSEF NEWGARDENPenske Chevrolet+1.961 
4KIRK KIRKWOODAndretti Honda+4.717 
5SCOTT McLAUGHLINPenske Chevrolet+7.783 
6SANTINO FERRUCCIFoyt Chevrolet+9.233 
7MARCUS ARMSTRONGGanassi Honda+14.387 
8LINUS LUNDQVISTGanassi Honda+14.651 
9DAVID MALUKASMeyer Shank Honda+15.272 
10CONOR DALYJuncos Chevrolet+1 volta 
11ÁLEX PALOUGanassi Honda+1 volta 
12RINUS VEEKAYCarpenter Chevrolet+1 volta 
13JACK HARVEYDale Coyne Honda+1 volta 
14CHRISTIAN RASMUSSENCarpenter Chevrolet+1 volta 
15ALEXANDER ROSSIMcLaren Chevrolet+1 volta 
16ROMAIN GROSJEANJuncos Chevrolet+2 voltas 
17SCOTT DIXONGanassi Honda+2 voltas 
18NOLAN SIEGELMcLaren Chevrolet+2 voltas 
19CHRISTIAN LUNDGAARDRLL Honda+2 voltas 
20STING RAY ROBBFoyt Chevrolet+2 voltas 
21PIETRO FITTIPALDIRLL Honda+2 voltas 
22KYFFIN SIMPSONGanassi Honda+4 voltas 
23GRAHAM RAHALRLL Honda+4 voltas 
24WILL POWERPenske Chevrolet+8 voltas 
25MARCUS ERICSSONAndretti Honda+68 voltasNC
26KATHERINE LEGGEDale Coyne Honda+120 voltasNC
27FELIX ROSENQVISTMeyer Shank Honda+150 voltasNC
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.