Palou vê Power sofrer com cinto e leva tri da Indy em Nashville. Herta vence
Álex Palou até ficou em situação perigosa pela classificação, mas o problema no cinto de segurança de Will Power acabou resultando no tricampeonato do espanhol ainda nas voltas iniciais. Em batalha insana, Colton Herta venceu
Álex Palou oficialmente é tricampeão da Indy. O espanhol da Ganassi confirmou o título praticamente no início do GP de Nashville, disputado neste domingo (15). O único rival na disputa, o australiano Will Power, sofreu com o cinto de segurança solto dentro do Penske #12 com apenas 13 voltas de disputa. O veterano precisou de um pit-stop extra e voltou na última posição. Com o 11º lugar, Álex levou o terceiro título para casa.
A vitória ficou com o americano Colton Herta, da Andretti, que pela primeira vez na carreira faturou em um oval. O piloto esteve no pelotão da frente durante toda a prova, e em um final insano, ultrapassou o mexicano Pato O’Ward, de McLaren, com quatro voltas para o fim. O resultado o consagrou como vice-campeão.
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Piloto que mais liderou voltas, Josef Newgarden levou a Penske ao terceiro lugar, à frente do pole-position Kyle Kirkwood, de Andretti. O neozelandês Scott McLaughlin, companheiro de Newgarden na Penske, fechou o top-5.
Santino Ferrucci levou a Foyt ao sexto posto, seguido pelo neozelandês Marcus Armstrong, que foi a melhor Ganassi do dia. Companheiro de Armstrong, Linus Lundqvist foi oitavo. Apesar de liderar as voltas finais, David Malukas recebeu a bandeira quadriculada em nono com a Meyer Shank, enquanto Conor Daly, de Juncos, foi 10º.
O brasileiro Pietro Fittipaldi foi o 21º colocado com a RLL. Ele cruzou a linha de chegada uma volta atrás do vencedor Herta. O resultado foi suficiente para o carro #30 terminar a temporada dentro do Leader’s Circle.
Com a temporada encerrada, a Indy retorna apenas em 2025. A prova de abertura será o GP de São Petersburgo, agendado para o dia 2 de março. O GRANDE PRÊMIO segue com cobertura da intertemporada.
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Saiba como foi o GP de Nashville da Indy:
A bandeira verde no Nashville SuperSpeedway foi dada às 16h30 (de Brasília, GMT-3). Kyle Kirkwood largou de forma defensiva e conseguiu manter a ponta. Will Power pulou para o terceiro lugar, enquanto Rosenqvist perdeu posição até para Malukas e caiu para quinto. No pelotão do fundo, Palou subiu para o 20º lugar.
Power perdeu ritmo e, abordando as disputas de forma conservadora, caiu para o oitavo lugar. Palou, por sua vez, subiu para 17º antes mesmo das primeiras 10 voltas. No 13º giro, Will foi forçado a realizar um pit-stop ao identificar que a parte baixa do cinto de segurança estava solta. O australiano perdeu cinco voltas e praticamente deu adeus na briga pelo título.
Com 40 voltas, Kirkwood seguia na liderança, seguido por Newgarden e Rosenqvist. Herta era um dos grandes destaques, surgindo no quarto lugar, à frente de Malukas, O’Ward, Armstrong, Daly, Ferrucci e Dixon. Palou já era o 11º colocado.
Entre os líderes, O’Ward se antecipou e foi o primeiro a ir aos boxes, na volta 45. Os principais pilotos calçavam pneus duros e alongaram os stints. Kirkwood, por exemplo, só parou na volta 54. Logo em seguida, veio a primeira amarela da corrida. No terceiro lugar, Felix Rosenqvist viu o pneu dianteiro direito estourar e o sueco acabou colidindo contra o muro.
A amarela coincidiu com a janela de paradas de diversos pilotos. A ordem dos carros agora tinha Newgarden na liderança, seguido por Herta, Malukas, Ericsson e Lundqvist. Kirkwood aparecia apenas no décimo lugar. Palou era 16º.
A prova foi reiniciada na volta 68. Newgarden disparou bem e se manteve na liderança. Herta e Malukas batalhavam pelo segundo lugar, enquanto Ericsson sofreu com a aproximação de Lundqvist. Após se livrar do piloto da Meyer Shank, Colton encostou em Josef e iniciou a pressão pela ponta da corrida, bem defendida pelo piloto da Penske.
Newgarden chegou a 80 voltas com a liderança da prova, 0s5 à frente de Herta. Malukas já não tinha tanto contato. Ericsson era quarto, seguido por Lundqvist, Ferrucci, Kirkwood, McLaughlin, Rossi e Grosjean. Tranquilo com o título garantido, Palou era 17º.
Na 90ª volta, surgiu a segunda bandeira amarela do dia. Andando no penúltimo lugar, Katherine Legge perdeu o controle ao passar na ondulação da curva 3 e acabou atingindo o muro. O acidente da inglesa abriu a segunda janela de pit-stops para os líderes. Rossi, ainda sem parar, assumiu a liderança. Newgarden vinha em segundo, com Malukas em terceiro, Ericsson em quarto e Herta só na quinta posição.
O reinício da prova aconteceu na volta 100. Rossi se segurou bem. Kirkwood superou o retardatário Simpson em um movimento ousado. Herta cresceu muito bem e retomou o terceiro lugar.
Rossi fez o pit-stop na volta 125, devolvendo a liderança para as mãos de Newgarden, que puxava um 1-2-3 americano seguido por Herta e Malukas. McLaughlin vinha em quarto, com Kirkwood em quinto, Lundqvist em sexto, Ericsson em sétimo, Ferrucci em oitavo, Armstrong em nono e Grosjean em décimo.
Pole, Kyle ganhou ritmo e assumiu o quarto lugar. Na volta 135, veio mais uma bandeira amarela. No sétimo lugar, Marcus Ericsson passou alto demais na curva 4 e acabou tocando o muro. O sueco trouxe o carro aos boxes, mas tinha danos fortes na suspensão traseira direita.
Mais uma vez, os pilotos aproveitaram para realizar a janela de pit-stops. O’Ward, que não estava na mesma rotação dos rivais, ficou na pista e assumiu a ponta. Newgarden era segundo. Herta mais uma vez perdeu posição nos boxes, ficando atrás de Malukas. Kirkwood completava o top-5.
A bandeira verde foi dada na volta 146. O’Ward seguiu líder, enquanto Newgarden foi surpreendido e ultrapassado por Malukas e Herta. Giros depois, Colton colocou por dentro na curva 3 e assumiu a ponta virtual.
O’Ward acabou cedendo na volta 161 com o último pit-stop. Herta, enfim, assumiu a liderança, seguido por Malukas, Kirkwood, McLaughlin e Ferrucci. Josef Newgarden caiu para o sexto lugar. Lundqvist, Armstrong, Daly e Palou fechavam o top-10.
Na volta 178, Newgarden, que vinha economizando combustível, veio aos boxes. Herta veio pouco tempo depois. Kirkwood surgiu na liderança. Naquele estágio, Malukas era segundo e Palou vinha em terceiro, com O’Ward no quarto lugar. A parada de Kyle veio com 13 voltas para o fim.
Malukas era líder tentando economizar o máximo de combustível. O’Ward, Herta e Palou entraram em uma batalha incrível pelo segundo lugar, com o mexicano levando vantagem. O espanhol eventualmente tirou o pé e foi aos boxes. David não resistiu e foi aos boxes. Pato assumiu a liderança, mas Herta colocou por dentro na curva 3 com 4 voltas para o fim e tomou a ponta, abrindo vantagem e vencendo a corrida.
INDY 2024, GP DE NASHVILLE, CORRIDA:
1 | COLTON HERTA | Andretti Honda | 1h43min15s253 | 206 voltas |
2 | PATO O’WARD | McLaren Chevrolet | +1.810 | |
3 | JOSEF NEWGARDEN | Penske Chevrolet | +1.961 | |
4 | KIRK KIRKWOOD | Andretti Honda | +4.717 | |
5 | SCOTT McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | +7.783 | |
6 | SANTINO FERRUCCI | Foyt Chevrolet | +9.233 | |
7 | MARCUS ARMSTRONG | Ganassi Honda | +14.387 | |
8 | LINUS LUNDQVIST | Ganassi Honda | +14.651 | |
9 | DAVID MALUKAS | Meyer Shank Honda | +15.272 | |
10 | CONOR DALY | Juncos Chevrolet | +1 volta | |
11 | ÁLEX PALOU | Ganassi Honda | +1 volta | |
12 | RINUS VEEKAY | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
13 | JACK HARVEY | Dale Coyne Honda | +1 volta | |
14 | CHRISTIAN RASMUSSEN | Carpenter Chevrolet | +1 volta | |
15 | ALEXANDER ROSSI | McLaren Chevrolet | +1 volta | |
16 | ROMAIN GROSJEAN | Juncos Chevrolet | +2 voltas | |
17 | SCOTT DIXON | Ganassi Honda | +2 voltas | |
18 | NOLAN SIEGEL | McLaren Chevrolet | +2 voltas | |
19 | CHRISTIAN LUNDGAARD | RLL Honda | +2 voltas | |
20 | STING RAY ROBB | Foyt Chevrolet | +2 voltas | |
21 | PIETRO FITTIPALDI | RLL Honda | +2 voltas | |
22 | KYFFIN SIMPSON | Ganassi Honda | +4 voltas | |
23 | GRAHAM RAHAL | RLL Honda | +4 voltas | |
24 | WILL POWER | Penske Chevrolet | +8 voltas | |
25 | MARCUS ERICSSON | Andretti Honda | +68 voltas | NC |
26 | KATHERINE LEGGE | Dale Coyne Honda | +120 voltas | NC |
27 | FELIX ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | +150 voltas | NC |