Andretti, Ganassi e O’Ward desenham briga por vitória após sábado em Long Beach

Long Beach promete uma equilibrada batalha pela vitória no domingo. Andretti e Ganassi são as que mostraram força, mas ganham o intruso Pato O'Ward, de McLaren

Long Beach é reconhecida como a “Mônaco da Indy” por ser um circuito de rua muito traiçoeiro e com visual incrível. Por lá, as provas costumam variar entre dois estilos: bastante caóticas, especialmente com determinados trechos que convidam a batidas, ou mais cautelosa, monótona e desenhada nas estratégias. Se o caos não surgir, já é possível apontar os favoritos a vencer: Andretti, Ganassi e…Pato O’Ward.

Começando pela Andretti, o time, mais uma vez, confirmou o excelente ritmo que carrega em circuitos de rua. Desta vez, nem precisou da ajuda de Colton Herta, que venceu a prova em 2021 e foi pole em 2022: o surpreendente Kyle Kirkwood, apenas em sua terceira corrida pelo time, frustrou a todos para cravar a pole-position.

Menção honrosa também para Romain Grosjean. O francês vem ficando cada vez mais confortável na Andretti, e agora parece ter encontrado a sua especialidade: os circuitos urbanos. Foi na própria Long Beach que o franco-suíço desafiou Josef Newgarden pela vitória no ano passado, além de já ter anotado pole e brigar por vitória em St. Pete antes de bater com Scott McLaughlin. No domingo, ele parte da terceira posição, e precisa controlar os demônios para ter a calma suficiente e vencer pela primeira vez.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Kyle Kirkwood é pole (Foto: Chris Owens / Indy)

No lado da Ganassi, três pilotos no Fast Six. Marcus Ericsson, que já venceu em St. Pete, anotou uma ótima volta e vai sair de segundo. Curiosamente, é apenas a primeira vez que o sueco larga na primeira fila em uma corrida de rua, mesmo já coletando vitórias em outras praças como Detroit e Nashville. Se o caos surgir, sabemos que o vencedor da Indy 500 de 2022 costuma ter vantagem.

Álex Palou, que sai de quarto, ainda não venceu em circuitos de rua, mas foi ao pódio em Long Beach no ano passado, e tem conjunto e posição de pista boas o suficiente para promover um novo desafio. Em quinto, Scott Dixon tenta repetir o feito de 2015, quando também largou nas primeiras posições e superou Helio Castroneves para vencer.

Por fim, vem Pato O’Ward. O mexicano vive excelente momento com a McLaren e lider o campeonato. Foi o mais rápido nos treinos livres, mas acabou errando a volta final e vai largar um pouco mais atrás, em sexto. Mesmo que a oportunidade de vencer não surja agora, é importante para o piloto manter a tendência das provas recentes e cruzar a linha de chegada entre os primeiros, buscando acumular o máximo de pontos que pode para o campeonato.

A Penske fica um pouco mais atrás nesta disputa, apesar de ter Josef Newgarden largando em oitavo. O americano já venceu a prova no ano passado, e é de notório conhecimento que em seus melhores dias, é quase imbatível no campeonato, mas não parece ser o grande fim de semana do time.

A largada do GP de Long Beach da Indy está marcada para acontecer às 16h30 (de Brasília) deste domingo, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO transmissão no Brasil por TV Cultura, ESPN Star+

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.