Andretti reafirma domínio da Honda e puxa Fast Friday em Indianápolis. Alonso é 25º

Em mais um treino livre dominado pela montadora japonesa, Marco Andretti se destacou. Fernando Alonso sofreu no dia pós-acidente, enquanto a Penske e a Chevrolet não mostraram muita velocidade

Se a Honda parecia em vantagem nos dois primeiros dias, agora a coisa ficou ainda mais evidente. Nesta sexta-feira (14), a montadora japonesa comandou com larga margem a Fast Friday das 500 Milhas de Indianápolis, colocando nove carros nas dez primeiras posições. O melhor foi Marco Andretti, virando 38s545.

Apesar de ter sido uma sessão predominantemente de ajustes para a classificação, que ocorre entre sábado e domingo, a marca de Andretti veio com a ajuda do vácuo. O mesmo aconteceu com Conor Daly, em um grandioso segundo lugar com a única Chevrolet que andou no grupo da frente. A distância de Conor para Marco ficou em 0s191.

Fernando Alonso sofreu e muito no primeiro dia pós-acidente. Com um carro bem longe do ritmo que tinha nos dois primeiros treinos, o espanhol foi só 25º, 0s6 atrás de Andretti. E rodou pouco, para piorar: apenas 52 voltas.

Os brasileiros também não tiveram uma boa Fast Friday, muito pelas dificuldades da Chevrolet. Tony Kanaan foi 24º, enquanto Helio Castroneves ficou em 29º, com uma Penske que pareceu perdida e até chegou a recolher todos seus carros em determinado momento para repensar o acerto. Não adiantou muito.

Scott Dixon voltou a andar muito forte no final e foi terceiro, com Ryan Hunter-Reay e Spencer Pigot completando o top-5. Hunter-Reay, aliás, foi o mais veloz sem vácuo, com 232.124, configurando domínio absoluto da Andretti. Depois dele vieram Dixon e Alexander Rossi. A classificação começa neste sábado a partir das 12h (em Brasília). A definição da pole é no domingo, a partir das 14h15.

Marco Andretti liderou o TL3 da Indy 500 (Foto: IndyCar)

Saiba como foi a Fast Friday em Indianápolis

A sexta-feira de atividades no IMS começou com os termômetros marcando 26ºC. E, como é tradicional, foi um dia que já teve bom número de pilotos na pista desde cedo, com os ajustes finais dedicados a tirar o melhor dos carros para a classificação do final de semana.

Como o nome já diz: Fast Friday. Os tempos são sempre bem mais velozes que nos treinos livres anteriores e, ainda nos primeiros 30 minutos, três carros já rompiam até a barreira dos 39s, em um dia que se mostrava bastante promissor. Líder do TL1, James Hinchcliffe foi para a ponta junto com Spencer Pigot, mas ambos foram rapidamente superados por Ryan Hunter-Reay, que virou 38s772.

Enquanto Fernando Alonso nem pintava na pista, consequência natural da paulada que deu durante a quinta-feira e de todo trabalho extra que a McLaren teve, Marco Andretti usava o vácuo e assumia a liderança com 38s545, bagunçando um pouco o padrão da Fast Friday.

E mais problemas apareceram na sequência, também com gente bem grande. O líder do campeonato Scott Dixon enfrentava uma pane elétrica e era mais um a não conseguir registrar voltas rápidas ali no fim da primeira hora de atividades.

Dixon e a Ganassi conseguiam ajustar os problemas e partiam para a pista, algo que ainda não acontecia com Alonso. Conor Daly voltava a andar rápido e subia para segundo com 38s737 usando o vácuo. Já Santino Ferrucci dava um belíssimo beijo no muro, mas nada que interrompesse a sessão.

Com 5 horas pela frente na Fast Friday, Andretti liderava na frente de Daly, Hunter-Reay, Pigot, Hinch, Dixon, Alexander Rossi, Jack Harvey, Marcus Ericsson e Zach Veach. Tony Kanaan vinha em 18º, enquanto Helio Castroneves e Alonso seguiam sem dar voltas.

Conor Daly foi o destaque da Chevrolet no TL3 da Indy 500 (Foto: IndyCar)

Chegava, então, o momento: além de Castroneves, Alonso e Ben Hanley, talvez as duas maiores dúvidas da Fast Friday, iam para a pista. E começavam em marcha bem lenta, mas ao menos o espanhol andava em ritmo aceitável, em 28º. Hanley era último e 1s5 atrás de Max Chilton, que vinha na sua frente.

Enquanto Dixon melhorava mais um pouquinho sua marca e Alonso seguia sofrendo bastante para retomar o ritmo dos dois primeiros dias, foram minutos de pouca ação efetiva no IMS. Com quatro horas para o fim, era momento de amarela para inspeção de pista.

Mais uma vez, a Penske sofria com um ritmo bem abaixo do esperado e o resultado foi todo mundo chamado de volta para os boxes para uma mudança profunda nos acertos, visando os minutos finais da Fast Friday e, claro, a classificação de sábado e domingo.

Helio Castroneves e a Penske sofreram no TL3 da Indy 500 2020 (Foto: IndyCar)

Enquanto os tempos seguiam bem pouco mexidos na parte de cima da tabela, do meio para o fim havia margem para algumas oscilações. Newgarden, por exemplo, depois da reunião da Penske foi para a pista. Não deu lá muito certo, o americano ficou em 18º.

Depois de um bom tempo em que o top-10 ficou intacto e a única Chevrolet era a de Daly, que fez a volta usando o vácuo, Álex Palou foi para o bolo com sua Dale Coyne Honda. O espanhol tinha pouquíssimas voltas registradas até ali. E a Penske seguia bem preocupada, sem velocidade e sem perspectiva.

Vinha a inspeção de pista que liberaria o traçado para as duas horas finais e, na tabela de tempos, a coisa ficava estranha para Alonso. O espanhol chegava aos 22 giros, mas com uma volta discretíssima em 39s458, em 31º. O acidente no TL2 mudou as coisas ali.

Fernando Alonso andou bem do que deveria no TL3 da Indy 500 2020 (Foto: IndyCar)

Com a pista bem mais vazia e apenas Herta se colocando em décimo, Alonso voltou a fazer tentativas de voltas rápidas e até melhorou um pouco, mas nada muito considerável: 39s362, 27º lugar.

Chegou o famoso happy-hour, aqueles 60 minutos finais com pista cheia e tempos que costumam desabar. Novamente, Palou imprimiu ritmo forte e saltou para a sexta colocação, entre Dixon e Hinch. Alonso? Recuava para 28º, enquanto Will Power era a melhor Penske apenas em 14º.

Tentando tirar alguma coisa de Penske e Chevrolet bem problemáticas, Castroneves deu um beijo no muro já nos minutos finais, mas nada que tenha parecido assim tão grave.

Aí que Dixon resolveu repetir o TL2 e apareceu de novo no finalzinho, com outra grande volta, mas parando em terceiro, pouco menos de 0s2 mais lento que Andretti. Ali também mais gente foi melhorando um pouquinho suas marcas, como o próprio Alonso, que ao menos entrou no top-25.

Indy 2020, 500 Milhas de Indianápolis, Fast Friday:

1M ANDRETTIAndretti Honda38.545 43
2C DALYCarpenter Chevrolet38.737+0.19244
3S DIXONGanassi Honda38.745+0.20030
4R HUNTER-REAYAndretti Honda38.772+0.22734
5S PIGOTRLL Honda38.774+0.22935
6A PALOUDale Coyne Honda38.795+0.25017
7J HINCHCLIFFEAndretti Honda38.799+0.25430
8T SATORLL Honda38.813+0.26853
9A ROSSIAndretti Honda38.817+0.27260
10M ERICSSONGanassi Honda38.833+0.28822
11W POWERPenske Chevrolet38.859+0.31427
12J HARVEYMeyer Shank Honda38.860+0.31547
13C HERTAAndretti Honda38.861+0.31656
14G RAHALRLL Honda38.921+0.37656
15Z VEACHAndretti Honda38.929+0.38446
16C KIMBALLFoyt Chevrolet38.985+0.44029
17J NEWGARDENPenske Chevrolet39.032+0.48732
18P O’WARDMcLaren Chevrolet39.032+0.48743
19O ASKEWMcLaren Chevrolet39.044+0.49935
20F ROSENQVISTGanassi Honda39.057+0.51235
21R VEEKAYCarpenter Chevrolet39.074+0.52927
22S PAGENAUDPenske Chevrolet39.098+0.55328
23S FERRUCCIDale Coyne Honda39.104+0.55943
24T KANAANFoyt Chevrolet39.140+0.59531
25F ALONSOMcLaren Chevrolet39.167+0.62252
26J DAVISONDale Coyne Honda39.170+0.62537
27E CARPENTERCarpenter Chevrolet39.205+0.66044
28D KELLETTFoyt Chevrolet39.284+0.73940
29H CASTRONEVESPenske Chevrolet39.396+0.85132
30J HILDEBRANDDRR Chevrolet39.426+0.88134
31S KARAMDRR Chevrolet39.441+0.89637
32M CHILTONCarlin Chevrolet39.541+0.99662
33B HANLEYDragonSpeed Chevrolet40.525+1.98079
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