Marco Andretti nunca esteve nem perto de brigar por resultados grandiosos na temporada 2016 da Indy, mas deu o ar da graça no terceiro treino livre da categoria em Sonoma, neste sábado (17). O piloto do #27 conseguiu uma generosa margem de 0s07 sobre Juan Pablo Montoya, segundo colocado.
Ryan Hunter-Reay pintou em terceiro, já mais de 0s1 atrás do companheiro Marco. O quarto colocado foi Will Power, que chega em Sonoma precisando de uma combinação improvável de resultados para ser campeão. A boa notícia é que Simon Pagenaud, franco favorito à taça, foi apenas o sexto.
Marco Andretti em Sonoma (Foto: IndyCar)
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;
Os brasileiro tiveram um desempenho abaixo da média. Helio Castroneves, que chegou a liderar as duas primeiras sessões de treinamento, foi apenas o 11º melhor. Tony Kanaan estava ainda mais atrás, em 14º.
A sessão de treinamento contou com duas bandeiras vermelhas, ambas por conta de acidentes. Josef Newgarden errou na curva 2, partindo para a barreira de pneus. Na sequência, apenas dois minutos antes do fim da atividade, James Hinchcliffe errou feio na última curva, perdendo a traseira e batendo no muro.
Saiba como foi o TL3 da Indy em Sonoma
Os primeiros minutos de atividade foram de poucos carros na pista. Com poucas voltas anotadas, até Max Chilton pôde ter a honra de aparecer em primeiro lugar.
Claro, brevemente: Will Power, especialista em mistos, desbancou Chilton 10 minutos depois. Foi só o começo de uma agitação mais intensa nas primeira posições da tabela, com Juan Pablo Montoya, Scott Dixon, Helio Castroneves e Marco Andretti atrás. Simon Pagenaud pintava apenas em oitavo.
Depois de meia hora de treino, Alexander Rossi virou líder. O piloto do #98 ainda tem pouca vantagem sobre Power, mas era oficialmente o mais veloz.
Instantes após a chegada de Rossi, a primeira bandeira vermelha da sessão. Josef Newgarden perdeu o carro na veloz curva dois, indo direto para a barreira de pneus. A paralisação foi breve, apenas o tempo necessário para resgatar o carro #20.
Juan Pablo Montoya (Foto: IndyCar)
Juan Pablo Montoya, antes terceiro, conseguiu saltar para segundo tão logo a bandeira verde voltou a ser agitada. Ainda faltava 0s1 para alcançar o tempo de Marco Andretti, sólido na liderança. Assim como Montoya, Pagenaud também cresceu: o francês pintou em quarto, devendo 0s15 para Andretti.
Will Power, que parte para Sonoma com chances pequenas de título, estava em sétimo na ocasião. Brevemente: o #12 logo pintou em terceiro, rebaixando Pagenaud para quinto. Mais alguns instantes e Ryan Hunter-Reay, companheiro de Andretti, pintou em terceiro.
A bandeira vermelha voltou a dar o ar da graça com dois minutos para o fim, praticamente encerrando o treino livre um pouco mais cedo do que se esperava. James Hinchcliffe perdeu a traseira na última curva, partindo contra o muro. Era uma batida tão custosa quanto boba.
A bandeira verde até voltou a ser agitada em seguida, mas já não havia mais tempo hábil para novas voltas rápidas.
1 |
27 |
MARCO ANDRETTI |
EUA |
ANDRETTI HONDA |
|
1:16.305 |
|
38 |
2 |
2 |
JUAN PABLO MONTOYA |
COL |
PENSKE CHEVROLET |
|
1:16.376 |
+0.071 |
30 |
3 |
28 |
RYAN HUNTER-REAY |
EUA |
ANDRETTI HONDA |
|
1:16.434 |
+0.129 |
36 |
4 |
12 |
WILL POWER |
AUS |
PENSKE CHEVROLET |
|
1:16.439 |
+0.134 |
28 |
5 |
26 |
CARLOS MUÑOZ |
COL |
ANDRETTI HONDA |
|
1:16.441 |
+0.136 |
56 |
6 |
22 |
SIMON PAGENAUD |
FRA |
PENSKE CHEVROLET |
|
1:16.456 |
+0.151 |
36 |
7 |
98 |
ALEXANDER ROSSI |
EUA |
ANDRETTI HONDA |
|
1:16.468 |
+0.163 |
49 |
8 |
41 |
JACK HAWKSWORTH |
ING |
FOYT HONDA |
|
1:16.481 |
+0.176 |
41 |
9 |
9 |
SCOTT DIXON |
NZL |
GANASSI CHEVROLET |
|
1:16.600 |
+0.295 |
37 |
10 |
3 |
HELIO CASTRONEVES |
BRA |
PENSKE CHEVROLET |
|
1:16.668 |
+0.363 |
45 |
11 |
83 |
CHARLIE KIMBALL |
EUA |
GANASSI CHEVROLET |
|
1:16.685 |
+0.380 |
29 |
12 |
14 |
TAKUMA SATO |
JAP |
FOYT HONDA |
|
1:16.719 |
+0.414 |
55 |
13 |
15 |
GRAHAM RAHAL |
EUA |
RLL HONDA |
|
1:16.724 |
+0.419 |
49 |
14 |
10 |
TONY KANAAN |
BRA |
GANASSI CHEVROLET |
|
1:16.736 |
+0.431 |
43 |
15 |
5 |
JAMES HINCHCLIFFE |
CAN |
SCHMIDT PETERSON HONDA |
|
1:16.788 |
+0.483 |
44 |
16 |
21 |
JOSEF NEWGARDEN |
EUA |
CARPENTER CHEVROLET |
|
1:16.862 |
+0.557 |
33 |
17 |
7 |
MIKHAIL ALESHIN |
RUS |
SCHMIDT PETERSON HONDA |
|
1:16.882 |
+0.577 |
55 |
18 |
20 |
SPENCER PIGOT |
EUA |
CARPENTER CHEVROLET |
|
1:17.008 |
+0.703 |
45 |
19 |
19 |
RC ENERSON |
EUA |
DALE COYNE HONDA |
|
1:17.029 |
+0.724 |
65 |
20 |
11 |
SÉBASTIEN BOURDAIS |
FRA |
KV CHEVROLET |
|
1:17.044 |
+0.739 |
48 |
21 |
8 |
MAX CHILTON |
ING |
GANASSI CHEVROLET |
|
1:17.048 |
+0.743 |
52 |
22 |
18 |
CONOR DALY |
EUA |
DALE COYNE HONDA |
|
1:17.072 |
+0.767 |
39 |
PADDOCK GP #46 TRAZ BOB KELLER E DEBATE VITÓRIAS DE FRAGA E PEDROSA
.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }
google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;
|
|
function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)
var zoneid = (parent.window.top.innerWidth
document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);
Relacionado
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!
Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.