Arrojado e à vontade na Penske, Newgarden chega à liderança do campeonato. E vai ser difícil tirá-lo de lá

A temporada 2017 da Indy segue muito apertada, mas ninguém no grid vive um momento tão bom quanto o novo líder do campeonato Josef Newgarden. Arrojado, talentoso e cada vez mais adaptado ao resto do time na Penske, o americano chega com tudo na reta final do calendário

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Josef Newgarden vive uma fase especial na temporada 2017 da Indy. Neste domingo (30), o americano venceu com autoridade o GP de Mid-Ohio e, de quebra, assumiu a liderança do campeonato ao se tornar o primeiro piloto com três triunfos no ano.

E a terceira vitória veio em grandíssimo estilo. Newgarden teve a cautela necessária para esperar Will Power dar uma única brecha e, quando a oportunidade apareceu, realizou uma ultrapassagem impressionante. Ao melhor estilo Sebastian Vettel em cima de Valtteri Bottas na Espanha, o americano gingou e basicamente aplicou um drible em cima do companheiro de Penske para assumir a liderança e de lá não mais sair.

Não foi apenas neste domingo que Josef mostrou seu potencial, mas foi em Lexington, ao emendar a segunda vitória seguida, que o jovem americano provou de vez que está completamente adaptado à Penske e que já consegue tirar tudo e mais um pouco do ótimo equipamento da equipe.

É difícil cravar que Newgarden é o grande favorito ao título da temporada com um campeonato tão equilibrado e apenas 17 pontos separando os quatro primeiros colocados, mas é possível dizer que ninguém, neste momento, está mais pronto para ser campeão que Josef. O momento é todo dele.

Josef Newgarden vive uma grande fase (Foto: IndyCar)

"Tenho uma equipe incrível. Quando me dão um carro como esse, não quero dizer que é fácil, mas as coisas ficam mais tranquilas, pelo menos. Acredito que conseguimos trabalhar com eficiência, esses caras foram ótimos no fim de semana. O carro estava realmente rápido com os pneus macios, com duros, não importa como, o carro foi rápido, então eu somente tive que fazer meu trabalho. Acho que é o carro que todo mundo gostaria de guiar. Acho que a briga vai ficar entre os nossos pilotos", disse.

Para Josef, a chave para seu primeiro título já está bem clara: manter a regularidade que apresentou nas últimas etapas.

"Liderar o campeonato é ótimo. Temos que apenas continuar assim, sem erros. Se não tivermos erros, temos condições de vencer o campeonato, então vamos continuar dando o nosso máximo nessas últimas quatro corridas", completou.

Helio Castroneves segue firme sonhando com o título inédito (Foto: IndyCar)
Helio Castroneves não teve um dia fácil. O veterano perdeu muito tempo atrás de um Scott Dixon que lutava contra o próprio carro e, depois, teve problemas para recuperar o terreno perdido. No entanto, com o neozelandês indo ainda pior e Simon Pagenaud não tendo uma performance espetacular, o paulista manteve a vice-liderança do campeonato.
 
"Foi uma corrida muito difícil. Esses carros requerem um grande esforço físico para serem guiados. Tivemos o único cuidado em não afetar ninguém. Na relargada, tive uma espécie de falha que me deixou sem potência por alguns segundos e dois carros se aproximaram como se eu estivesse parado. Foi muito azar. Mas foi um bom dia para os pontos pensando na nossa equipe. Um grande dia para o Josef (Newgarden). Parabéns para todo o grupo. Ele deu um salto sobre mim, mas estou em segundo. Agora vamos em frente para pistas ovais que podem bagunçar um pouco mais a disputa. Vai ser uma batalha, tenho certeza", falou o brasileiro.

É possível dizer que Dixon foi o grande perdedor da etapa. Apesar de mais uma vez ter feito bem sua parte, os problemas da Ganassi acabaram de vez com suas chances de um bom resultado em Mid-Ohio. Assim, salvar um top-10 foi quase como um milagre para o agora terceiro colocado no campeonato.

 
"Obviamente, essa não era a forma que a gente esperava que a corrida fosse para nós. Realmente não estava 100% feliz depois dos testes de semana passada e durante o treino classificatório. Não acho que conseguimos ter o equilibrio que gostaríamos de ter tido. Eu sinto como se existisse algo quebrado no carro e fizemos alguns ajustes na asa dianteira durante a corrida. Tivemos problemas na parte traseira esquerda nos boxes e isso tomou um pouco do nosso tempo também. No geral, não foi o nosso fim de semana. Nos mantivemos por lá e lutei, mas precisamos juntar os cacos e estar prontos para Pocono em algumas semanas. Conquistar bons pontos será realmente algo fantástico para nós nas últimas quatro corridas", analisou o neozelandês.
Scott Dixon quer mais um título (Foto: IndyCar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Pagenaud soube definir bem seu final de semana em Lexington: neutro. Aliás, o francês não vem sendo exatamente uma figura inspirada na temporada 2017. Na maioria das etapas, Simon passa desapercebido, mas sua regularidade ainda o deixa com chances reais de buscar o bicampeonato.

 
"O carro foi bem durante o fim de semana. Gostaria muito que a gente tivesse conseguido se classificar um pouquinho melhor, assim o número de carros seria menor para chegar à frente. Foi tipo um dia neutro para o campeonato, mas tudo bem. Estamos todos ali próximos e vai ser isso até Sonoma. Parabéns ao Josef (Newgarden). Eles mandaram muito bem hoje", comentou o francês.
Power vinha distante dos quatro primeiros na classificação e precisava de um grande resultado em Mid-Ohio. Saindo da pole, ainda chegou em segundo, ao menos conseguindo reduzir a distância para três dos quatro líderes.
 
"O carro estava ok. Tivemos problemas com os pneus macios. Acho que fomos muito bem com os pneus duros, mas, no fim, os pneus macios na parte da frente simplesmente não funcionaram. Foi um dia sólido, um bom dia para pontuar. Obviamente, ainda está tudo muito misturado e temos que continuar trabalhando", avaliou o australiano.
Will Power chegou em segundo (Foto: IndyCar)
Tony Kanaan segue seu calvário. Em fase muito complicada nos circuitos mistos e de rua, o brasileiro em momento algum chegou perto de andar no top-10.
 
"Estou realmente decepcionado com a corrida de hoje. Tínhamos um grande desafio por começar tão atrás, mas fomos capazes de conseguir algumas posições na primeira parte da corrida. Fizemos uma estratégia para realizar a parada em amarela para abastecer e ficar com bastante combustível, mas isso não funcionou ao nosso favor. Foi realmente uma semana muito difícil para nós, mas estou satisfeito por a gente ter conseguido evoluir e vamos começar a pensar em Pocono", disse o brasilleiro.
 
CASO VÁ BEM EM TESTE, KUBICA DEVE VIRAR TITULAR DA RENAULT JÁ A PARTIR DO GP DA BÉLGICA"

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height:
0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute;
top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.