ART sonda terreno e já conversa em busca de vaga no grid da Indy NXT
O time francês estaria em contato com mecânicos e engenheiros para fazer parte do grid da categoria de acesso à Indy em breve
Presente na Fórmula 2, Fórmula 3 e na FRECA, a ART está interessada, agora, em compor o grid da Indy NXT, categoria de acesso à Indy. De acordo com o site Italiaracing, a equipe francesa avalia há algumas semanas a entrada na categoria americana e vem realizando conversas com engenheiros e mecânicos com esse propósito. O time de Frédéric Vasseur poderia, inclusive, iniciar o trabalho na categoria de olho em uma futura vaga na Indy.
O olhar para o automobilismo americano acontece após a confirmação de que a Prema, rival histórica da ART, fará sua estreia na Indy em 2025.
A categoria vem se mostrando bastante atraente como um mercado alternativo para pilotos que saem da Fórmula 2 e não conseguem espaço no grid da Fórmula 1, ao contrário do movimento que se tornou comum nos anos 1990, quando o automobilismo americano recebia com frequência pilotos que já tinham feito suas carreiras na F1.
Mais recentemente, alguns pilotos europeus ganharam destaque na Indy como Álex Palou, campeão em 2021 e 2023, abrindo possibilidade para jovens como Marcus Armstrong, Callum Ilott, Théo Pourchaire, Christian Lundgaard, além da presença de ex-pilotos da F1 como Romain Grosjean, Marcus Ericsson e o brasileiro Pietro Fittipaldi, que fez duas corridas.
Vale lembrar que a britânica Carlin fez movimento parecido ao estrear na então Indy Lights, em 2015, e depois disputou a Indy entre 2018 e 2021, quando venceu a equipe para a Juncos.
A Indy NXT entra tem retorno marcado para o dia 17 de agosto. A 11ª etapa da temporada 2024 da categoria de base da Indy será o GP de Gateway, em Madison, no Illinois.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA TAMBÉM: Spotter de O’Ward na Indy, Bob Jeffrey morre em decorrência de câncer