Herta confirma favoritismo da Andretti e anota pole em Toronto. Castroneves é 17º
Nos últimos segundos, Colton Herta cresceu e cravou a pole-position do GP de Toronto da Indy. Scott Dixon parte em segundo, seguido de Josef Newgarden. Helio Castroneves não passou do Q1
O americano Colton Herta vai largar na pole-position do GP de Toronto da Indy. Na sessão classificatória disputada na tarde deste sábado (16), o piloto da Andretti cravou o tempo de 59s269 para confirmar o favoritismo visto nos treinos livres e comandar o pelotão na prova que acontece no domingo.
Hexacampeão, Scott Dixon vai partir no segundo posto com a Ganassi, depois de anotar um tempo apenas 0s089 mais lento que o de Herta. Josef Newgarden, da Penske, parte de terceiro, seguido por Alexander Rossi, companheiro de Herta na Andretti, em quarto. David Malukas e Scott McLaughlin formam a terceira fila.
Relacionadas
O surpreendente Callum Ilott, com a Juncos, larga em sétimo, ao lado de Felix Rosenqvist, da McLaren. Líder do campeonato, Marcus Ericsson parte em nono com a Ganassi, enquanto Christian Lundgaard, da RLL, completa o top-10.
Segundo colocado na classificação, Will Power, da Penske, foi surpreendido por uma bandeira vermelha na hora errada e acabou eliminado no Q1. O australiano terá de largar da 16ª colocação, atrás de Pato O’Ward, da McLaren.
O brasileiro Helio Castroneves acabou eliminado ainda na primeira fase da classificação. O piloto da Meyer Shank partirá da 17ª colocação na prova deste domingo. Atual campeão, Álex Palou vai largar do fundo do grid em sua primeira corrida pela Ganassi após o imbróglio com a McLaren. O espanhol sofreu um problema de motor, e vai partir apenas de 22º.
O GP de Toronto acontece neste domingo (17), no Exhibition Place. A largada está marcada para 16h00 (de Brasília). A corrida conta com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO, e transmissão no Brasil pela TV Cultura entre canais abertos, ESPN4 na televisão por assinatura, e Star+ no streaming.
Saiba como foi a classificação da Indy em Toronto:
Q1: O’Ward, Castroneves, Power e Palou eliminados
Grupo 1: Marcus Ericsson, Scott McLaughlin, Scott Dixon, David Malukas, Alexander Rossi, Pato O’Ward, Takuma Sato, Jack Harvey, Callum Ilott, Helio Castroneves, Jimmie Johnson, Dalton Kellett
A bandeira verde para o grupo 1 foi acionada às 15h00 (de Brasília) para 10 minutos corridos. O primeiro stint, quase todo feito com pneus duros pelos pilotos, teve Alexander Rossi, da Andretti, na ponta com o tempo de 1min00s356. Além dele, McLaughlin, Malukas, Ilott, O’Ward e Dixon cravavam tempos que os classificavam para o próximo segmento. Ainda em pneus duros, McLaughlin cravou 1min00s052, assumindo o primeiro posto.
Na hora dos pneus macios, o topo ficou nas mãos de Ericsson com 59s687. Dixon, Rossi, Ilott, Malukas e McLaughlin também garantiram a classificação. Pato O’Ward surpreendeu e foi eliminado.
Grupo 2: Colton Herta, Will Power, Christian Lundgaard, Graham Rahal, Felix Rosenqvist, Simon Pagenaud, Rinus VeeKay, Conor Daly, Devlin DeFrancesco, Romain Grosjean, Kyle Kirkwood, Álex Palou, Josef Newgarden
A primeira metade do grupo 2 terminou com Devlin DeFrancesco na ponta, com 1min00s154, utilizando pneus macios. Grosjean, Rosenqvist, Lundgaard, Herta e Newgarden eram os classificados. A bandeira vermelha apareceu após DeFrancesco atingir a barreira de pneus na curva 3. Quem também teve problemas foi Álex Palou, da Ganassi, que sofreu com problemas mecânicos.
Como o cronômetro não parou, a direção de prova anunciou que cada piloto teria apenas uma volta cronometrada ao fim do grupo. O tempo mais rápido ficou com Colton Herta, em 1min00s068. Kyle Kirkwood acabou batendo e causou uma nova bandeira vermelha. Devlin DeFrancesco, Josef Newgarden, Romain Grosjean, Felix Rosenqvist e Christian Lundgaard avançaram.
Fast 12: Ericsson e Grosjean eliminados
No primeiro stint, com pneus duros, quem surpreendeu e se colocou no topo da tabela foi Callum Ilott, da Juncos, com 1min00s068. Newgarden, Rossi, Herta, Malukas e Rosenqvist eram os que se classificavam naquele momento.
Na hora dos pneus macios, Alexander Rossi pulou para a ponta com 59s370. Newgarden, Malukas, Dixon, Herta e McLaughlin cravaram presença na disputa da pole.
Fast 6: Herta é pole
A disputa pela pole-position começou com todos os pilotos andando de pneus macios. Na primeira tentativa geral, melhor para Rossi, cravando 59s609. No segundo stint com pneus vermelhos, Newgarden surgiu com 59s525 para tomar a ponta. Quando o piloto da Penske se preparava para comemorar, Herta veio com 59s269 e tirou o bicampeão da pole. Josef também foi desbancado por Scott Dixon.
Indy 2022, GP de Toronto, Classificação:
1 | C HERTA | Andretti Honda | 0:59.269 | |
2 | S DIXON | Ganassi Honda | 0:59.359 | +0.090 |
3 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 0:59.525 | +0.256 |
4 | A ROSSI | Andretti Honda | 0:59.554 | +0.285 |
5 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | 0:59.614 | +0.345 |
6 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 0:59.955 | +0.686 |
7 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | 0:59.635 | +0.366 |
8 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 0:59.663 | +0.394 |
9 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 0:59.852 | +0.583 |
10 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 0:59.915 | +0.646 |
11 | R GROSJEAN | Andretti Honda | 1:00.081 | +0.812 |
12 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | 1:14.882 | +15.613 |
13 | J HARVEY | RLL Honda | 1:00.021 | +0.752 |
14 | G RAHAL | RLL Honda | 1:00.680 | +1.411 |
15 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:00.119 | +0.850 |
16 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:00.797 | +1.528 |
17 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 1:00.271 | +1.002 |
18 | S PAGENAUD | Meyer Shank Honda | 1:00.797 | +1.528 |
19 | T SATO | Dale Coyne Honda | 1:00.532 | +1.263 |
20 | K KIRKWOOD | Foyt Chevrolet | 1:00.853 | +1.584 |
21 | J JOHNSON | Ganassi Honda | 1:00.918 | +1.649 |
22 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:01.087 | +1.818 |
23 | D KELLETT | Foyt Chevrolet | Sem tempo | – |
24 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:03.051 | +3.782 |
25 | C DALY | Carpenter Chevrolet | 1:05.259 | +5.990 |