Herta lidera treino livre 1 de cinco bandeiras vermelhas em Laguna Seca
Em treino livre marcado por diversas interrupções, Colton Herta mostrou os motivos de ser um especialista em Laguna Seca e liderou a primeira atividade oficial do fim de semana
Vencedor do GP de Laguna Seca em 2019 e 2021, o americano Colton Herta iniciou o fim de semana em alta. O piloto da Andretti cravou 1min07s538 para ficar o tempo mais rápido da caótica sessão disputada no início da noite desta sexta-feira (8), em Monterey, na Califórnia. Ao total, foram 5 bandeiras vermelhas, que custaram 25 dos 75 minutos da atividade.
A McLaren veio logo atrás do americano. O mexicano Pato O’Ward foi o segundo após cravar 1min07s691, enquanto Alexander Rossi surgiu na terceira posição com 1min07s633. De despedida da Ganassi, Marcus Ericsson foi o quarto colocado com 1min07s791, enquanto Kyle Kirkwood, de Andretti, fechou o top-5.
Relacionadas
Jüri Vips, em apenas sua segunda corrida pela Indy, ficou no sexto lugar com a RLL, seguido peoo companheiro de equipe Graham Rahal. Callum Ilott, Scott Dixon e Rinus VeeKay fecharam o top-10 em Monterey.
Bicampeão, Álex Palou iniciou o fim de semana com a 12ª posição na classificação, atrás de Tom Blomqvist. O brasileiro Helio Castroneves, de Meyer Shank, foi o 24º colocado.
As atividades em Laguna Seca retornam neste sábado com o treino livre 2, marcado para começar às 14h00 (de Brasília, GMT-3). A classificação acontece logo mais, a partir das 18h00.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
Saiba como foi o treino livre 1 do GP de Laguna Seca:
A bandeira verde para os 75 minutos de treino livre foi acionada às 18h30 (de Brasília, GMT-3). De cara, os pilotos tomaram a pista para as voltas de instalação e reconhecimento. Quem tomou a pista cedo e rapidamente marcou um bom tempo foi Alexander Rossi, da McLaren, que cravou 1min07s633 para ficar na liderança.
E o americano esteve lá ao fim dos primeiros 15 minutos, seguido por Kirkwood, Vips, VeeKay, Malukas, Ferrucci, Rosenqvist, Newgarden, Hunter-Reay e Grosjean.
Quem tirou Rossi da ponta foi Colton Herta, na marca de 21 minutos de treino. O americano da Andretti marcou o tempo de 1min07s538. Com 43 minutos restantes para o fim da sessão, veio a primeira bandeira vermelha do dia, causada por Romain Grosjean. O franco-suíço perdeu o carro sozinho na curva 4 e bateu forte.
Foram quase 10 minutos de interrupção até a bandeira verde aparecer. Com apenas 30 minutos restantes, o top-10 tinha Herta, Rossi, Ericsson, Kirkwood, Vips, Rahal, Dixon, VeeKay, Palou e Power. Porém, a bandeira vermelha tornou a aparecer novamente, agora por conta de Jüri Vips. Com problemas mecânicos, parou entre as curvas 6 e 7.
O treino foi reiniciado com 24 minutos para o fim. Deu tempo de Pato O’Ward assumir a segunda posição com 1min07s591, até mais uma bandeira vermelha. Agora, por causa de Scott McLaughlin. Eventualmente, o neozelandês foi ajudado pelo time de resgate e conseguiu recolher aos boxes. A sessão foi reiniciada com 15 minutos.
Mais uma bandeira vermelha aconteceu. Agora, por conta de Agustín Canapino. O argentino da Juncos escapou na curva 6 e parou na brita. Ainda deu tempo da bandeira verde aparecer na reta final e acontecer mais uma interrupção. Will Power escapou na curva 4 e bateu, danificando a suspensão traseira esquerda.
Indy 2023, GP de Laguna Seca, TL1:
POSIÇÃO | PILOTO | EQUIPE | TEMPO | DIFERENÇA | VOLTAS |
1 | C HERTA | Andretti Honda | 1:07.538 | 15 | |
2 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 1:07.591 | +0.052 | 33 |
3 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 1:07.633 | +0.095 | 28 |
4 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 1:07.791 | +0253 | 18 |
5 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 1:07.850 | +0.312 | 20 |
6 | J VIPS | RLL Honda | 1:07.917 | +0.379 | 23 |
7 | G RAHAL | RLL Honda | 1:07.951 | +0.413 | 26 |
8 | C ILOTT | Juncos Chevrolet | 1:07.955 | +0.417 | 25 |
9 | S DIXON | Ganassi Honda | 1:07.967 | +0.429 | 16 |
10 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 1:08.055 | +0.517 | 22 |
11 | T BLOMQVIST | Meyer Shank Honda | 1:08.066 | +0.528 | 26 |
12 | A PALOU | Ganassi Honda | 1:08.068 | +0.530 | 16 |
13 | W POWER | Penske Chevrolet | 1:08.105 | +0.567 | 19 |
14 | R HUNTER-REAY | Carpenter Chevrolet | 1:08.143 | +0.604 | 22 |
15 | D MALUKAS | Dale Coyne Honda | 1:08.179 | +0.641 | 26 |
16 | S MCLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 1:08.191 | +0.653 | 16 |
17 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 1:08.209 | +0.671 | 21 |
18 | R GROSJEAN | Andretti Honda | 1:08.239 | +0.700 | 13 |
19 | F ROSENQVIST | McLaren Chevrolet | 1:08.247 | +0.708 | 25 |
20 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 1:08.310 | +0.772 | 23 |
21 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 1:08.318 | +0.779 | 21 |
22 | B PEDERSEN | Foyt Chevrolet | 1:08.360 | +0.822 | 29 |
23 | D DEFRANCESCO | Andretti Honda | 1:08.453 | +0.915 | 24 |
24 | H CASTRONEVES | Meyer Shank Honda | 1:08.552 | +1.014 | 22 |
25 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 1:08.595 | +1.057 | 27 |
26 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 1:08.797 | +1.259 | 19 |
27 | S RAY ROBB | Dale Coyne Honda | 1:09.090 | +1.552 | 21 |