Herta reclama da escolha dos pneus em St. Pete: “Precisava mudar estratégia”

Colton Herta, piloto da Andretti, admite ter sofrido com a temperatura dos pneus duros e que uso dos macios deveria ser opção na prova que marcou a abertura da Indy em 2024

A Chevrolet foi protagonista na primeira etapa da Indy em 2024, o GP de São Petersburgo, realizado no último domingo (10). A fabricante norte-americana venceu com Josef Newgarden e ocupou os quatro primeiros lugares, relegando a Honda ao quinto lugar, obtido por Colton Herta. Apesar da discrepância no desempenho dos motores, o piloto da Andretti acredita que a escolha dos pneus o impediu de brigar mais à frente.

Apesar de não apresentar o alto desgaste dos compostos, um grande problema para Herta em 2023, o norte-americano reclamou de outra questão na corrida de abertura do campeonato desse ano: a demora em adquirir a temperatura ideal dos pneus no início do stint.

Herta perdeu posições para Newgarden, Pato O’Ward, Scott McLaughlin e Will Power nas primeiras voltas de seus pneus duros. Após esse período inicial, o representante da Andretti mostrava ritmo compatível com seus rivais, mas já tinha uma desvantagem considerável para brigar pelo pódio.

“Isso não é novidade [dificuldade em obter a temperatura ideal dos pneus] aqui ou em qualquer circuito de rua”, disse. “Há uma grande diferença de velocidade por conta da temperatura nas primeiras cinco ou seis voltas. Talvez, nesse final de semana, foi mais do que o normal”, completou.

Colton Herta acelera nas ruas de São Petersburgo (Foto: IndyCar)

Herta largou de pneus macios e usou outros dois compostos duros após suas duas paradas nos boxes. O piloto constatou que o plano deveria ser diferente.

“Precisávamos mudar um pouco a estratégia dos pneus. Desde o início da corrida, se você estava de verde [compostos macios], estaríamos muito bem no que queríamos fazer”, finalizou.

Indy retorna no próximo dia 24 com a Corrida All-Star, que não vale pontos para o campeonato, e acontece no circuito privado The Thermal Club, na Califórnia, com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.