Herta e McLaughlin ficam com poles da rodada dupla da Indy no oval de Iowa
Colton Herta colocou a Andretti no topo do grid da corrida 1 da Indy em Iowa, enquanto Scott McLaughlin é quem vai comandar o pelotão na bandeira verde no domingo
Colton Herta e Scott McLaughlin serão os poles da rodada dupla da Indy no oval de Iowa. Na classificação que aconteceu no fim da tarde deste sábado (13), o americano da Andretti anotou o tempo de 17s150 para comandar o grid na corrida que acontece mais tarde, enquanto o neozelandês da Penske marcou 17s096 e larga na ponta no domingo.
McLaughlin, inclusive, vai dividir a primeira fila com Herta na corrida 1. Atual líder do campeonato, o espanhol Álex Palou colocou a Ganassi no terceiro lugar, e vai ter o australiano Will Power, de Penske, ao lado.
Relacionadas
O hexacampeão Scott Dixon parte em quinto com a Ganassi, enquanto Pato O’Ward e Alexander Rossi, ambos da McLaren, aparecem na sequência. O surpreendente Santino Ferrucci larga em oitavo com a Foyt, enquanto Marcus Armstrong e Marcus Ericsson completam o top-10.
Já na corrida 2, Herta vai largar apenas do quarto lugar. O americano viu as Ganassi de Álex Palou e Scott Dixon ocuparem o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
Fora do top-10 na corrida 1, Felix Rosenqvist surpreendeu e vai partir de quinto, à frente de Rossi e O’Ward. Outros pilotos que também evoluíram de uma volta para a outra foram Graham Rahal, David Malukas e Agustín Canapino, que completam o top-10.
A corrida 1 da Indy em Iowa tem início agendado para às 21h00 (de Brasília, GMT-3) deste sábado, enquanto o encerramento da rodada dupla acontece no domingo, a partir das 13h00, com cobertura do GRANDE PRÊMIO.
Saiba como foi a classificação da Indy em Iowa:
A classificação começou às 16h50. Jack Harvey, da Dale Coyne, foi o primeiro piloto na pista. Com os tempos de 18s024 e 17s841, confirmou as expectativas de ficar abaixo da média. Na sequência, veio a companheira de equipe Katherine Legge, que finalizou com 18s263 e 18s094, pior que Harvey. Sting Ray Robb veio na sequência com 18s128 e 17s774 com a Foyt, ficando com o melhor tempo momentâneo para a corrida 2.
David Malukas, de Meyer Shank, foi o carro seguinte. O americano surgiu no topo das duas tabelas, com 17s447 e 17s341. Kyffin Simpson foi a primeira Ganassi, mas o novato acabou como destaque negativo. O 18s300 era o pior tempo da corrida 1. E 17s982 para a corrida 2 o colocou apenas à frente de Legge. Ed Carpenter, especialista em ovais, foi quem apareceu na sequência. Porém, quase teve um acidente e ficou com os tempos de 18s199 e 19s020, ficando com a última posição para a prova do domingo.
O argentino Agustín Canapino foi destaque com a Juncos, cravando 17s526 e 17s376, ficando com a segunda melhor marca para as duas corridas. Em seguida, veio o brasileiro Pietro Fittipaldi, com 17s527 e 17s533, ficando atrás apenas de Malukas e Canapino. Nome conhecido pela força nos ovais, Rinus VeeKay tomou a liderança das tabelas das duas corridas com 17s459 e 17s478.

Linus Lundqvist, de Ganassi, tomou a ponta da corrida 1 com 17s428 e ficou em terceiro na corrida 2 com tempo idêntico. A alegria do sueco não durou muito, já que Graham Rahal, de RLL, subiu ao primeiro posto nas duas tabelas, O novato Nolan Siegel foi o primeiro McLaren, mas ficou apenas com o sexto tempo na volta 1, porém, melhorou para o quarto lugar na volta 2. Marcus Armstrong, de Ganassi, voou e assumiu a ponta do grid para a corrida 1, mas errou sozinho e raspou o muro na tentativa da corrida 2, ficando com o segundo tempo.
Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, de Juncos, apareceu na pista, mas os tempos foram ruins, ficando abaixo de Pietro Fittipaldi na corrida 1, mas à frente do brasileiro para a corrida 2. Com 17s358 na volta 1, Santino Ferrucci assumiu a liderança da tabela, mas uma balançada no segundo giro o jogou para baixo na tabela do domingo.
Depois de acidente na sexta-feira, Marcus Ericsson veio com 17s371 e 17s778, ficando em 3º na corrida 1 e apenas 11º na corrida 2. Christian Lundgaard surpreendeu com dois tempos muito abaixo: 17s730 e 17s657, ficando fora até do top-10. Apesar do favoritismo com a Penske, Josef Newgarden foi uma decepção na primeira volta com 17s609, fora dos dez primeiros, mas o 17s476 no segundo giro o colocou em sexto.
Jack Harvey voltou para a pista após a direção de prova autorizar uma nova tentativa, já que o sistema híbrido da Dale Coyne não tinha funcionado anteriormente. Ficou abaixo do top-10. Felix Rosenqvist, de Meyer Shank, surgiu na pista e ficou com 17s378 na volta 1, pulando ao quarto lugar, e a pole provisória da corrida 2 com 17s225.

Um dos favoritos após liderar o treino livre, McLaughlin pulou ao topo das duas tabelas com 17s162 e 17s096. Alexander Rossi, de McLaren, veio para o segundo posto com 17s299 e o terceiro com 17s300. Kyle Kirkwood, de Andretti, confirmou o momento ruim nos ovais, ficando com 14º e 8º.
Companheiro de Kirkwood, Colton Herta tirou a pole de McLaughlin na corrida 1 com 17s150, mas ficou com 17s212 na segunda volta, ficando em segundo. Porém, o problema do acionamento do híbrido voltou a acontecer, deixando a possibilidade do americano tentar sair para a pista de novo. Um erro semelhante aconteceu com Alexander Rossi.
Após alguns minutos de indecisão, a classificação resumiu com Scott Dixon. O hexacampeão ficou com o terceiro e o segundo tempo, respectivamente. Aí veio Pato O’Ward. O mexicano da McLaren cravou 17s296 e 17s316, suficiente para o quarto lugar no primeiro grid e o sexto no segundo.
O australiano Will Power, de Penske, marcou 17s272, que rendeu o terceiro lugar na corrida 1, mas um toque no muro prejudicou a segunda volta, o colocando em 22º. A finalização da classificação veio com Álex Palou. O atual campeão ficou com o terceiro lugar definitivo na corrida 1 com 17s225 e o 17s158 rendeu o segundo lugar no grid para domingo.
Herta ameaçou uma nova tentativa, autorizada pela direção de prova, mas recuou. Jack Harvey ganhou uma nova chance, ficando com o 19º lugar na corrida 1 e o 18º lugar na 2, encerrando a classificação
INDY 2024, GP DE IOWA 1, CLASSIFICAÇÃO:
1 | C HERTA | Andretti Honda | 17.150 | |
2 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 17.162 | +0.012 |
3 | A PALOU | Ganassi Honda | 17.225 | +0.075 |
4 | W POWER | Penske Chevrolet | 17.272 | +0.122 |
5 | S DIXON | Ganassi Honda | 17.283 | +0.133 |
6 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 17.296 | +0.146 |
7 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 17.299 | +0.149 |
8 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 17.358 | +0.208 |
9 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 17.365 | +0.215 |
10 | M ERICSSON | Andretti Honda | 17.371 | +0.221 |
11 | F ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | 17.378 | +0.228 |
12 | L LUNDQVIST | Ganassi Honda | 17.428 | +0.278 |
13 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 17.459 | +0.309 |
14 | D MALUKAS | Meyer Shank Honda | 17.459 | +0.309 |
15 | N SIEGEL | McLaren Chevrolet | 17.515 | +0.365 |
16 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 17.526 | +0.376 |
17 | P FITTIPALDI | RLL Honda | 17.527 | +0.377 |
18 | J HARVEY | Dale Coyne Honda | 17.533 | +0.383 |
19 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 17.538 | +0.388 |
20 | R GROSJEAN | Juncos Chevrolet | 17.543 | +0.393 |
21 | G RAHAL | RLL Honda | 17.414 | +0.264 |
22 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 17.609 | +0.459 |
23 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 17.730 | +0.580 |
24 | S ROBB | Foyt Chevrolet | 18.128 | +0.978 |
25 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 18.199 | +1.049 |
26 | K LEGGE | Dale Coyne Honda | 18.263 | +1.113 |
27 | K SIMPSON | Ganassi Honda | 18.300 | +1.150 |
INDY 2024, GP DE IOWA 2, CLASSIFICAÇÃO:
1 | S McLAUGHLIN | Penske Chevrolet | 17.096 | |
2 | A PALOU | Ganassi Honda | 17.158 | +0.062 |
3 | S DIXON | Ganassi Honda | 17.195 | +0.099 |
4 | C HERTA | Andretti Honda | 17.212 | +0.116 |
5 | F ROSENQVIST | Meyer Shank Honda | 17.225 | +0.129 |
6 | A ROSSI | McLaren Chevrolet | 17.300 | +0.204 |
7 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 17.316 | +0.220 |
8 | G RAHAL | RLL Honda | 17.332 | +0.236 |
9 | D MALUKAS | Meyer Shank Honda | 17.341 | +0.245 |
10 | A CANAPINO | Juncos Chevrolet | 17.376 | +0.280 |
11 | N SIEGEL | McLaren Chevrolet | 17.395 | +0.299 |
12 | K KIRKWOOD | Andretti Honda | 17.415 | +0.319 |
13 | L LUNDQVIST | Ganassi Honda | 17.428 | +0.332 |
14 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 17.476 | +0.380 |
15 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 17.478 | +0.382 |
16 | R GROSJEAN | Juncos Chevrolet | 17.510 | +0.414 |
17 | P FITTIPALDI | RLL Honda | 17.533 | +0.437 |
18 | J HARVEY | Dale Coyne Honda | 17.555 | +0.459 |
19 | C LUNDGAARD | RLL Honda | 17.657 | +0.561 |
20 | S FERRUCCI | Foyt Chevrolet | 17.741 | +0.645 |
21 | S ROBB | Foyt Chevrolet | 17.774 | +0.678 |
22 | M ERICSSON | Andretti Honda | 17.778 | +0.682 |
23 | W POWER | Penske Chevrolet | 17.949 | +0.853 |
24 | K SIMPSON | Ganassi Honda | 17.982 | +0.886 |
25 | K LEGGE | Dale Coyne Honda | 18.094 | +0.998 |
26 | M ARMSTRONG | Ganassi Honda | 18.530 | +1.434 |
27 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 19.020 | +1.924 |

