Herta e McLaughlin ficam com poles da rodada dupla da Indy no oval de Iowa

Colton Herta colocou a Andretti no topo do grid da corrida 1 da Indy em Iowa, enquanto Scott McLaughlin é quem vai comandar o pelotão na bandeira verde no domingo

Colton Herta e Scott McLaughlin serão os poles da rodada dupla da Indy no oval de Iowa. Na classificação que aconteceu no fim da tarde deste sábado (13), o americano da Andretti anotou o tempo de 17s150 para comandar o grid na corrida que acontece mais tarde, enquanto o neozelandês da Penske marcou 17s096 e larga na ponta no domingo.

McLaughlin, inclusive, vai dividir a primeira fila com Herta na corrida 1. Atual líder do campeonato, o espanhol Álex Palou colocou a Ganassi no terceiro lugar, e vai ter o australiano Will Power, de Penske, ao lado.

Relacionadas

O hexacampeão Scott Dixon parte em quinto com a Ganassi, enquanto Pato O’Ward e Alexander Rossi, ambos da McLaren, aparecem na sequência. O surpreendente Santino Ferrucci larga em oitavo com a Foyt, enquanto Marcus Armstrong e Marcus Ericsson completam o top-10.

Já na corrida 2, Herta vai largar apenas do quarto lugar. O americano viu as Ganassi de Álex Palou e Scott Dixon ocuparem o segundo e o terceiro lugar, respectivamente.

Scott McLaughlin (Foto: IndyCar)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Fora do top-10 na corrida 1, Felix Rosenqvist surpreendeu e vai partir de quinto, à frente de Rossi e O’Ward. Outros pilotos que também evoluíram de uma volta para a outra foram Graham Rahal, David Malukas e Agustín Canapino, que completam o top-10.

A corrida 1 da Indy em Iowa tem início agendado para às 21h00 (de Brasília, GMT-3) deste sábado, enquanto o encerramento da rodada dupla acontece no domingo, a partir das 13h00, com cobertura do GRANDE PRÊMIO.

Saiba como foi a classificação da Indy em Iowa:

A classificação começou às 16h50. Jack Harvey, da Dale Coyne, foi o primeiro piloto na pista. Com os tempos de 18s024 e 17s841, confirmou as expectativas de ficar abaixo da média. Na sequência, veio a companheira de equipe Katherine Legge, que finalizou com 18s263 e 18s094, pior que Harvey. Sting Ray Robb veio na sequência com 18s128 e 17s774 com a Foyt, ficando com o melhor tempo momentâneo para a corrida 2.

David Malukas, de Meyer Shank, foi o carro seguinte. O americano surgiu no topo das duas tabelas, com 17s447 e 17s341. Kyffin Simpson foi a primeira Ganassi, mas o novato acabou como destaque negativo. O 18s300 era o pior tempo da corrida 1. E 17s982 para a corrida 2 o colocou apenas à frente de Legge. Ed Carpenter, especialista em ovais, foi quem apareceu na sequência. Porém, quase teve um acidente e ficou com os tempos de 18s199 e 19s020, ficando com a última posição para a prova do domingo.

O argentino Agustín Canapino foi destaque com a Juncos, cravando 17s526 e 17s376, ficando com a segunda melhor marca para as duas corridas. Em seguida, veio o brasileiro Pietro Fittipaldi, com 17s527 e 17s533, ficando atrás apenas de Malukas e Canapino. Nome conhecido pela força nos ovais, Rinus VeeKay tomou a liderança das tabelas das duas corridas com 17s459 e 17s478.

Álex Palou, líder do campeonato, foi destaque na classificação (Foto: IndyCar)

Linus Lundqvist, de Ganassi, tomou a ponta da corrida 1 com 17s428 e ficou em terceiro na corrida 2 com tempo idêntico. A alegria do sueco não durou muito, já que Graham Rahal, de RLL, subiu ao primeiro posto nas duas tabelas, O novato Nolan Siegel foi o primeiro McLaren, mas ficou apenas com o sexto tempo na volta 1, porém, melhorou para o quarto lugar na volta 2. Marcus Armstrong, de Ganassi, voou e assumiu a ponta do grid para a corrida 1, mas errou sozinho e raspou o muro na tentativa da corrida 2, ficando com o segundo tempo.

Romain Grosjean" target="_blank">Romain Grosjean, de Juncos, apareceu na pista, mas os tempos foram ruins, ficando abaixo de Pietro Fittipaldi na corrida 1, mas à frente do brasileiro para a corrida 2. Com 17s358 na volta 1, Santino Ferrucci assumiu a liderança da tabela, mas uma balançada no segundo giro o jogou para baixo na tabela do domingo.

Depois de acidente na sexta-feira, Marcus Ericsson veio com 17s371 e 17s778, ficando em 3º na corrida 1 e apenas 11º na corrida 2. Christian Lundgaard surpreendeu com dois tempos muito abaixo: 17s730 e 17s657, ficando fora até do top-10. Apesar do favoritismo com a Penske, Josef Newgarden foi uma decepção na primeira volta com 17s609, fora dos dez primeiros, mas o 17s476 no segundo giro o colocou em sexto.

Jack Harvey voltou para a pista após a direção de prova autorizar uma nova tentativa, já que o sistema híbrido da Dale Coyne não tinha funcionado anteriormente. Ficou abaixo do top-10. Felix Rosenqvist, de Meyer Shank, surgiu na pista e ficou com 17s378 na volta 1, pulando ao quarto lugar, e a pole provisória da corrida 2 com 17s225.

Will Power, dono das últimas quatro poles em Iowa, errou na classificação deste sábado (Foto: IndyCar)

Um dos favoritos após liderar o treino livre, McLaughlin pulou ao topo das duas tabelas com 17s162 e 17s096. Alexander Rossi, de McLaren, veio para o segundo posto com 17s299 e o terceiro com 17s300. Kyle Kirkwood, de Andretti, confirmou o momento ruim nos ovais, ficando com 14º e 8º.

Companheiro de Kirkwood, Colton Herta tirou a pole de McLaughlin na corrida 1 com 17s150, mas ficou com 17s212 na segunda volta, ficando em segundo. Porém, o problema do acionamento do híbrido voltou a acontecer, deixando a possibilidade do americano tentar sair para a pista de novo. Um erro semelhante aconteceu com Alexander Rossi.

Após alguns minutos de indecisão, a classificação resumiu com Scott Dixon. O hexacampeão ficou com o terceiro e o segundo tempo, respectivamente. Aí veio Pato O’Ward. O mexicano da McLaren cravou 17s296 e 17s316, suficiente para o quarto lugar no primeiro grid e o sexto no segundo.

O australiano Will Power, de Penske, marcou 17s272, que rendeu o terceiro lugar na corrida 1, mas um toque no muro prejudicou a segunda volta, o colocando em 22º. A finalização da classificação veio com Álex Palou. O atual campeão ficou com o terceiro lugar definitivo na corrida 1 com 17s225 e o 17s158 rendeu o segundo lugar no grid para domingo.

Herta ameaçou uma nova tentativa, autorizada pela direção de prova, mas recuou. Jack Harvey ganhou uma nova chance, ficando com o 19º lugar na corrida 1 e o 18º lugar na 2, encerrando a classificação

INDY 2024, GP DE IOWA 1, CLASSIFICAÇÃO:

1C HERTAAndretti Honda17.150 
2S McLAUGHLINPenske Chevrolet17.162+0.012
3A PALOUGanassi Honda17.225+0.075
4W POWERPenske Chevrolet17.272+0.122
5S DIXONGanassi Honda17.283+0.133
6P O’WARDMcLaren Chevrolet17.296+0.146
7A ROSSIMcLaren Chevrolet17.299+0.149
8S FERRUCCIFoyt Chevrolet17.358+0.208
9M ARMSTRONGGanassi Honda17.365+0.215
10M ERICSSONAndretti Honda17.371+0.221
11F ROSENQVISTMeyer Shank Honda17.378+0.228
12L LUNDQVISTGanassi Honda17.428+0.278
13R VEEKAYCarpenter Chevrolet17.459+0.309
14D MALUKASMeyer Shank Honda17.459+0.309
15N SIEGELMcLaren Chevrolet17.515+0.365
16A CANAPINOJuncos Chevrolet17.526+0.376
17P FITTIPALDIRLL Honda17.527+0.377
18J HARVEYDale Coyne Honda17.533+0.383
19K KIRKWOODAndretti Honda17.538+0.388
20R GROSJEANJuncos Chevrolet17.543+0.393
21G RAHALRLL Honda17.414+0.264
22J NEWGARDENPenske Chevrolet17.609+0.459
23C LUNDGAARDRLL Honda17.730+0.580
24S ROBBFoyt Chevrolet18.128+0.978
25E CARPENTERCarpenter Chevrolet18.199+1.049
26K LEGGEDale Coyne Honda18.263+1.113
27K SIMPSONGanassi Honda18.300+1.150

INDY 2024, GP DE IOWA 2, CLASSIFICAÇÃO:

1S McLAUGHLINPenske Chevrolet17.096 
2A PALOUGanassi Honda17.158+0.062
3S DIXONGanassi Honda17.195+0.099
4C HERTAAndretti Honda17.212+0.116
5F ROSENQVISTMeyer Shank Honda17.225+0.129
6A ROSSIMcLaren Chevrolet17.300+0.204
7P O’WARDMcLaren Chevrolet17.316+0.220
8G RAHALRLL Honda17.332+0.236
9D MALUKASMeyer Shank Honda17.341+0.245
10A CANAPINOJuncos Chevrolet17.376+0.280
11N SIEGELMcLaren Chevrolet17.395+0.299
12K KIRKWOODAndretti Honda17.415+0.319
13L LUNDQVISTGanassi Honda17.428+0.332
14J NEWGARDENPenske Chevrolet17.476+0.380
15R VEEKAYCarpenter Chevrolet17.478+0.382
16R GROSJEANJuncos Chevrolet17.510+0.414
17P FITTIPALDIRLL Honda17.533+0.437
18J HARVEYDale Coyne Honda17.555+0.459
19C LUNDGAARDRLL Honda17.657+0.561
20S FERRUCCIFoyt Chevrolet17.741+0.645
21S ROBBFoyt Chevrolet17.774+0.678
22M ERICSSONAndretti Honda17.778+0.682
23W POWERPenske Chevrolet17.949+0.853
24K SIMPSONGanassi Honda17.982+0.886
25K LEGGEDale Coyne Honda18.094+0.998
26M ARMSTRONGGanassi Honda18.530+1.434
27E CARPENTERCarpenter Chevrolet19.020+1.924
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.