Com sobrepreço de R$ 35 milhões e falhas no projeto, licitação para reforma no Autódromo de Brasília é revogada

Dois meses depois de ser suspensa, a licitação para a reforma do Autódromo Nelson Piquet, em Brasília, foi revogada nesta segunda-feira (12). Nota do Tribunal de contas do DF, no entanto, indica que corrida da Indy deve acontecer mesmo assim no dia 8 de março

A licitação para reforma do autódromo de Brasília, palco da etapa de abertura da Indy no próximo dia 8 de março, foi revogada. A informação foi publicada nesta segunda-feira (12) no Diário Oficial do Distrito Federal.

De acordo com o Tribunal de Contas do Distrito Federal, “várias irregularidades” foram constatadas na análise do projeto, dentre elas, sobrepreço de quase R$ 35 milhões, duplicidade de serviços e “falhas graves no projeto básico de engenharia”.

A aplicação de um largo montante de dinheiro — a estimativa inicial era de R$ 251 milhões — também foi questionada por Renato Rainha, presidente do TCDF. “Se não há dinheiro para pagar servidores, como vamos gastar esse valor em um autódromo?”

Neste âmbito, conforme apurou o GRANDE PRÊMIO, de fato o Governo do Distrito Federal repensou a realização do evento devido ao alto custo envolvido. Contudo, o Grupo Bandeirantes, no papel de promotor, pressionou para que a prova fosse realizada, assim evitando o pagamento de uma multa estimada em R$ 70 milhões.

Obras no autódromo Nelson Piquet para a chegada da Indy em Brasília (Foto: Sandro Macedo)

Apesar desta suspensão, a prova da Indy deve acontecer, ainda segundo a nota do TCDF. O órgão explica que as reformas que estão em andamento no Autódromo Nelson Piquet são obras rodoviárias menores, ligadas apenas à pista.

Outro ponto mencionado pelo TCDF foi que a licitação poderia ser feita de forma diferente, com o intuito de tornar o processo mais ágil. “Com o parcelamento das fases e a consequente otimização do processo licitatório, a emissão da Ordem de Serviço para iniciar a execução dos serviços ocorreria de forma mais ágil”, indicou o relatório sobre a concorrência.

A licitação já havia sido suspensa antes, em meados de novembro, para que o processo fosse reformulado.

PETROBRAS COGITA REVER OU MESMO INTERROMPER ACORDO COM WILLIAMS

Embora o assunto esteja sendo tratado internamente de maneira sigilosa e não haja ainda uma decisão tomada, o Diário Motorsport , parceiro do GRANDE PRÊMIO, pode afirmar que a revisão – ou até mesmo a interrupção – do contrato com a equipe Williams na F1 está na pauta de assuntos pendentes nesse início de 2015 na Petrobras. Não que a presença da petrolífera brasileira na categoria esteja ameaçada pelos atuais solavancos políticos e econômicos, mas uma questão pontual de ordem técnica teve o poder de colocar o acordo numa vasta planilha de ações que estão sujeitas a revisão.

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EX-DIRETOR DA MARUSSIA LAMENTA CRISE E VÊ PONTOS EM 2014 COMO VITÓRIA PARA EQUIPE GRANDE

Atual chefe de comunicação da F-E, Luca Colajanni atuoua ainda na temporada 2014 como diretor de parcerias da Marussia na F1. O italiano, que também respondeu durante mais de 20 anos pela área de imprensa da Ferrari, permaneceu no cargo em Banbury até meados de setembro, logo depois do GP da Itália, muito antes da derrocada da equipe anglo-russa no Mundial. Mesmo assim, o assessor lamentou o destino do time com a grave crise financeira, mas também saudou o melhor momento da esquadra no ano passado, quando somou dois pontos com a nona colocação de Jules Bianchi no GP de Mônaco, em maio passado.

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RICCIARDO VÊ MERCEDES JÁ NO TOPO E ACHA QUE RED BULL ALCANÇA EM 2015

Daniel Ricciardo fez uma grande temporada em 2014, mas a Red Bull não entregou a ele um carro que desse condições de conquistar o título mundial. Em 2015, Ricciardo crê que a Mercedes não tem mais o que melhorar, enquanto Red Bull ainda tem muito onde evoluir. Portanto, o piloto acredita que a diferença entre as duas irá diminuir bastante 

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