5 destaques dos treinos da MotoGP na Espanha
A carreira de Nico Hülkenberg na F1
Como estão duelos internos das equipes na F1 2024 após GP da China
Os vencedores da Fórmula E 2024 após rodada dupla em Misano
Indy

Daly surpreende e crava pole para corrida 1 em Iowa. Newgarden sai na frente na 2

As zebras voltaram a aparecer na Indy. Conor Daly, saindo de uma posição pouco promissora, deu duas voltas voadoras e garantiu a pole da corrida 1, a primeira da Carlin na categoria. Apesar do ótimo rendimento do americano, Josef Newgarden sai na frente na segunda prova em Iowa

Conor Daly (Foto: Indycar)

Conor Daly (Foto: Indycar)

 

Conor Daly viveu seu grande momento na Indy nesta sexta-feira (17). Com uma volta espetacular em posição pouco promissora de classificação, o americano deu para a Carlin a primeira pole da história da equipe na categoria, virando 18s371 para a corrida 1 em Iowa. Aliás, vai ser também a estreia do americano no top-10 do grid em um oval. Josef Newgarden, segundo colocado para a primeira prova, deu o troco em Daly no giro seguinte e, assim, parte da ponta na corrida 2.

A classificação em Iowa foi completamente diferente de tudo o que estamos acostumados a ver na Indy e isso não diz respeito apenas ao desempenho incrível de Daly e da Carlin. É que a categoria resolveu decidir os dois grids de largada na mesma sessão e, assim, a volta 1 valia para a primeira corrida e a volta 2 para a segunda.

Atrás de Daly e Newgarden, Will Power se colocou em terceiro no grid da primeira prova, com Colton Herta e Alexander Rossi mostrando boa performance pela Andretti, aparecendo na sequência.

O top-10 do grid da primeira corrida, que acontece ainda nesta sexta-feira, segue com Takuma Sato, Felix Rosenqvist, Pato O’Ward, Jack Harvey e Marcus Ericsson.

Conor Daly arrumou a primeira pole da carreira (Foto: IndyCar)

Scott Dixon cometeu um erro no início da primeira volta e ficou totalmente sem ritmo. O neozelandês sai de um modestíssimo 17º lugar, ainda melhor que Simon Pagenaud, que teve problema na bomba de combustível e não fez nenhuma volta, partindo de último nas duas provas.

Na corrida 2, Newgarden sai de primeiro, com Power na frente de Daly. Ryan Hunter-Reay e Herta aparecem na sequência, com a Andretti, novamente, completando o top-5 com dois carros.

Harvey, Álex Palou, Tony Kanaan, em tremendo resultado para a Foyt, Ericsson e Rosenqvist fecham o grupo dos dez primeiros na segunda prova. Dixon sai de 18º, enquanto Rossi vai de 21º, quase tendo ido ao muro.

A largada para a corrida 1 acontece logo mais, a partir das 22h15 (em Brasília).

Josef Newgarden sai na pole na corrida 2 de Iowa (Foto: Indycar)

Saiba como foi a definição do grid da rodada dupla de Iowa

A classificação do GP de Iowa teve um sistema novo e simples. Para evitar um excesso de atividades, a categoria resolveu que só teria uma sessão para definir os grids das duas corridas. Como? A primeira volta de cada piloto serviria para definir a ordem de largada da corrida 1, enquanto a segunda seria da corrida 2. Ou seja: chance muito grande de grids quase iguais.

A ordem foi a inversa respeitando a classificação do campeonato, ou seja, o lanterna Marco Andretti abriu os trabalhos. E foi muito, muito lento. Com 18s9 e 18s8, o americano praticamente se colocou em último. Aí veio Jack Harvey, bem mais veloz, com 18s7 e 18s6, já na frente de Andretti para as duas corridas.

Tony Kanaan e Oliver Askew foram para a pista na sequência e, pela primeira vez, mostraram os efeitos da nova regra da Indy. O brasileiro foi mais rápido que o americano para a corrida 2, porém mais lento para a corrida 1. E ambos atrás de Harvey.

Tony Kanaan fez um trabalho bom com a Foyt em posição ingrata (Foto: Indycar)

Aí vieram Alexander Rossi e Takuma Sato, que tiveram desempenhos parecidíssimos. Ambos foram bem velozes na primeira volta, mas perderam o carro, quase deram no muro num bump no fim e, assim, perderam totalmente o ritmo na volta 2. Rossi ficou em primeiro na 1, Sato em 2. Sato se colocou em quinto na 2, Rossi, em sexto.

Ed Carpenter e Charlie Kimball, dois especialistas em ovais, saíram na sequência, com desempenhos parecidos e discretos: Charlie em quinto na corrida 1, Ed em sexto. Na corrida 2, Charlie em terceiro, Ed em quinto.

Chegou a vez de Conor Daly e: um verdadeiro espanto. O americano da Carlin tirou um coelho da cartola, voou, estabelecendo duas voltas muito mais rápidas que a de qualquer outro piloto. Daly não apenas ia para a liderança, mas se colocava como um real postulante a largar nas duas ou três primeiras filas. Rinus VeeKay, que é companheiro de Conor na Carlin nos mistos, saiu logo depois e foi decente. Em quinto na corrida 1 e sétimo na 2, fez bem parecido com Ed Carpenter.

Colton Herta sai de duas boas posições de largada (Foto: Indycar)

Zach Veach saiu na sequência e praticamente garantiu uma última fila de Andretti na corrida 2. Derrapando feio e quase indo ao muro, o americano foi o mais lento para as duas corridas. Álex Palou saiu a seguir e foi bem mediano na primeira volta, mas cresceu bem de rendimento na segunda e se colocou com a terceira marca ali.

Ryan Hunter-Reay foi outro que só foi se encontrar na segunda volta, mas foi com estilo: em segundo, só mais lento que Daly, porém quinto na corrida 1. Santino Ferrucci saiu na sequência e bateu Hunter-Reay na primeira volta, fazendo o caminho inverso e acabando mais lento na segunda.

A grande decepção da classificação ficou por conta de Graham Rahal, que sofreu bastante para achar ritmo e não pegou nem top-10 nas suas duas voltas. Corridas de recuperação à vista para o #15. Felix Rosenqvist foi o primeiro dos grandes favoritos na pista e não foi lá muito bem. O sueco fez a quarta marca na volta 1 e a sexta na volta 2, dificilmente pegaria top-10.

A confirmação do trabalho enorme de Daly e da Carlin veio com Will Power na pista. Com a poderosa Penske, o australiano bateu o americano na segunda volta, mas foi mais lento na primeira. Daly seguia com a pole provisória de forma completamente inesperada. Marcus Ericsson saiu logo depois e fez algo bem parecido com Rosenqvist: sétimo nas duas voltas, fez ali o básico para ficar no limite do top-10 ou perto dele.

Scott Dixon teve uma classificação para lá de complicada (Foto: Indycar)

Outro favoritíssimo à pole que ficou atrás de Daly na primeira volta foi Josef Newgarden. O atual campeão superou Power e bateu também o americano para a corrida 2, mas ficou em segundo no grid da primeira prova. Faltavam quatro pilotos para Daly dar a primeira pole para a Carlin. Veio Pato O’Ward e mais um desempenho bem discreto de alguém que pegou a pista em ótimo estado.

Quem se deu muito mal mesmo foi Simon Pagenaud. O francês teve problema na pressão do combustível e sequer foi à pista. Assim, deixou de se classificar para as duas corridas. Restavam Colton Herta e Scott Dixon para a pole histórica de Daly.

Herta até que foi bem, se colocou ali em quarto e quinto, mas nada que impactasse na vida de Daly. Dixon foi bem pior, errou logo de cara e sofreu para se posicionar no top-20. Incrivelmente, Daly tinha a primeira pole da carreira e a primeira da Carlin. Newgarden ficava na frente para a corrida 2.

Indy 2020, GP de Iowa, Corrida 1, Grid de Largada:

1C DALYCarlin Chevrolet18.371 
2J NEWGARDENPenske Chevrolet18.380+0.009
3W POWERPenske Chevrolet18.411+0.040
4C HERTAAndretti Honda18.412+0.041
5A ROSSIAndretti Honda18.683+0.312
6T SATORLL Honda18.698+0.327
7F ROSENQVISTGanassi Honda18.705+0.334
8P O’WARDMcLaren Chevrolet18.753+0.382
9J HARVEYMeyer Shank Honda18.754+0.383
10M ERICSSONGanassi Honda18.767+0.396
11S FERRUCCIDale Coyne Honda18.784+0.413
12R HUNTER-REAYAndretti Honda18.791+0.420
13R VEEKAYCarpenter Chevrolet18.821+0.450
14O ASKEWMcLaren Chevrolet18.834+0.463
15C KIMBALLFoyt Chevrolet18.841+0.470
16E CARPENTERCarpenter Chevrolet18.858+0.487
17S DIXONGanassi Honda18.863+0.492
18A PALOUDale Coyne Honda18.877+0.506
19T KANAANFoyt Chevrolet18.878+0.507
20M ANDRETTIAndretti Honda18.995+0.624
21G RAHALRLL Honda19.111+0.740
22Z VEACHAndretti Honda19.452+1.081
23S PAGENAUDPenske Chevrolet

Indy 2020, GP de Iowa, Corrida 2, Grid de largada:

1J NEWGARDENPenske Chevrolet18.356 
2W POWERPenske Chevrolet18.388+0.032
3C DALYCarlin Chevrolet18.395+0.039
4R HUNTER-REAYAndretti Honda18.471+0.115
5C HERTAAndretti Honda18.557+0.201
6J HARVEYMeyer Shank Honda18.655+0.299
7A PALOUDale Coyne Honda18.670+0.314
8T KANAANFoyt Chevrolet18.730+0.374
9M ERICSSONGanassi Honda18.750+0.394
10F ROSENQVISTGanassi Honda18.784+0.428
11C KIMBALLFoyt Chevrolet18.789+0.433
12P O’WARDMcLaren Chevrolet18.810+0.454
13O ASKEWMcLaren Chevrolet18.824+0.468
14E CARPENTERCarpenter Chevrolet18.843+0.487
15R VEEKAYCarpenter Chevrolet18.868+0.512
16S FERRUCCIDale Coyne Honda18.882+0.526
17M ANDRETTIAndretti Honda18.897+0.541
18S DIXONGanassi Honda18.984+0.628
19G RAHALRLL Honda19.014+0.658
20T SATORLL Honda19.024+0.668
21A ROSSIAndretti Honda19.085+0.729
22Z VEACHAndretti Honda19.949+1.593
23S PAGENAUDPenske Chevrolet
Paddockast #70 | O QUE ESPERAR DA MOTOGP 2020?
Ouça também: PODCASTS APPLE | ANDROID | PLAYERFM