Conor Daly viveu seu grande momento na Indy nesta sexta-feira (17). Com uma volta espetacular em posição pouco promissora de classificação, o americano deu para a Carlin a primeira pole da história da equipe na categoria, virando 18s371 para a corrida 1 em Iowa. Aliás, vai ser também a estreia do americano no top-10 do grid em um oval. Josef Newgarden, segundo colocado para a primeira prova, deu o troco em Daly no giro seguinte e, assim, parte da ponta na corrida 2.
A classificação em Iowa foi completamente diferente de tudo o que estamos acostumados a ver na Indy e isso não diz respeito apenas ao desempenho incrível de Daly e da Carlin. É que a categoria resolveu decidir os dois grids de largada na mesma sessão e, assim, a volta 1 valia para a primeira corrida e a volta 2 para a segunda.
Atrás de Daly e Newgarden, Will Power se colocou em terceiro no grid da primeira prova, com Colton Herta e Alexander Rossi mostrando boa performance pela Andretti, aparecendo na sequência.
O top-10 do grid da primeira corrida, que acontece ainda nesta sexta-feira, segue com Takuma Sato, Felix Rosenqvist, Pato O’Ward, Jack Harvey e Marcus Ericsson.
Scott Dixon cometeu um erro no início da primeira volta e ficou totalmente sem ritmo. O neozelandês sai de um modestíssimo 17º lugar, ainda melhor que Simon Pagenaud, que teve problema na bomba de combustível e não fez nenhuma volta, partindo de último nas duas provas.
Na corrida 2, Newgarden sai de primeiro, com Power na frente de Daly. Ryan Hunter-Reay e Herta aparecem na sequência, com a Andretti, novamente, completando o top-5 com dois carros.
Harvey, Álex Palou, Tony Kanaan, em tremendo resultado para a Foyt, Ericsson e Rosenqvist fecham o grupo dos dez primeiros na segunda prova. Dixon sai de 18º, enquanto Rossi vai de 21º, quase tendo ido ao muro.
A largada para a corrida 1 acontece logo mais, a partir das 22h15 (em Brasília).
Saiba como foi a definição do grid da rodada dupla de Iowa
A classificação do GP de Iowa teve um sistema novo e simples. Para evitar um excesso de atividades, a categoria resolveu que só teria uma sessão para definir os grids das duas corridas. Como? A primeira volta de cada piloto serviria para definir a ordem de largada da corrida 1, enquanto a segunda seria da corrida 2. Ou seja: chance muito grande de grids quase iguais.
A ordem foi a inversa respeitando a classificação do campeonato, ou seja, o lanterna Marco Andretti abriu os trabalhos. E foi muito, muito lento. Com 18s9 e 18s8, o americano praticamente se colocou em último. Aí veio Jack Harvey, bem mais veloz, com 18s7 e 18s6, já na frente de Andretti para as duas corridas.
Tony Kanaan e Oliver Askew foram para a pista na sequência e, pela primeira vez, mostraram os efeitos da nova regra da Indy. O brasileiro foi mais rápido que o americano para a corrida 2, porém mais lento para a corrida 1. E ambos atrás de Harvey.
Aí vieram Alexander Rossi e Takuma Sato, que tiveram desempenhos parecidíssimos. Ambos foram bem velozes na primeira volta, mas perderam o carro, quase deram no muro num bump no fim e, assim, perderam totalmente o ritmo na volta 2. Rossi ficou em primeiro na 1, Sato em 2. Sato se colocou em quinto na 2, Rossi, em sexto.
Ed Carpenter e Charlie Kimball, dois especialistas em ovais, saíram na sequência, com desempenhos parecidos e discretos: Charlie em quinto na corrida 1, Ed em sexto. Na corrida 2, Charlie em terceiro, Ed em quinto.
Chegou a vez de Conor Daly e: um verdadeiro espanto. O americano da Carlin tirou um coelho da cartola, voou, estabelecendo duas voltas muito mais rápidas que a de qualquer outro piloto. Daly não apenas ia para a liderança, mas se colocava como um real postulante a largar nas duas ou três primeiras filas. Rinus VeeKay, que é companheiro de Conor na Carlin nos mistos, saiu logo depois e foi decente. Em quinto na corrida 1 e sétimo na 2, fez bem parecido com Ed Carpenter.
Zach Veach saiu na sequência e praticamente garantiu uma última fila de Andretti na corrida 2. Derrapando feio e quase indo ao muro, o americano foi o mais lento para as duas corridas. Álex Palou saiu a seguir e foi bem mediano na primeira volta, mas cresceu bem de rendimento na segunda e se colocou com a terceira marca ali.
Ryan Hunter-Reay foi outro que só foi se encontrar na segunda volta, mas foi com estilo: em segundo, só mais lento que Daly, porém quinto na corrida 1. Santino Ferrucci saiu na sequência e bateu Hunter-Reay na primeira volta, fazendo o caminho inverso e acabando mais lento na segunda.
A grande decepção da classificação ficou por conta de Graham Rahal, que sofreu bastante para achar ritmo e não pegou nem top-10 nas suas duas voltas. Corridas de recuperação à vista para o #15. Felix Rosenqvist foi o primeiro dos grandes favoritos na pista e não foi lá muito bem. O sueco fez a quarta marca na volta 1 e a sexta na volta 2, dificilmente pegaria top-10.
A confirmação do trabalho enorme de Daly e da Carlin veio com Will Power na pista. Com a poderosa Penske, o australiano bateu o americano na segunda volta, mas foi mais lento na primeira. Daly seguia com a pole provisória de forma completamente inesperada. Marcus Ericsson saiu logo depois e fez algo bem parecido com Rosenqvist: sétimo nas duas voltas, fez ali o básico para ficar no limite do top-10 ou perto dele.
Outro favoritíssimo à pole que ficou atrás de Daly na primeira volta foi Josef Newgarden. O atual campeão superou Power e bateu também o americano para a corrida 2, mas ficou em segundo no grid da primeira prova. Faltavam quatro pilotos para Daly dar a primeira pole para a Carlin. Veio Pato O’Ward e mais um desempenho bem discreto de alguém que pegou a pista em ótimo estado.
Quem se deu muito mal mesmo foi Simon Pagenaud. O francês teve problema na pressão do combustível e sequer foi à pista. Assim, deixou de se classificar para as duas corridas. Restavam Colton Herta e Scott Dixon para a pole histórica de Daly.
Herta até que foi bem, se colocou ali em quarto e quinto, mas nada que impactasse na vida de Daly. Dixon foi bem pior, errou logo de cara e sofreu para se posicionar no top-20. Incrivelmente, Daly tinha a primeira pole da carreira e a primeira da Carlin. Newgarden ficava na frente para a corrida 2.
Indy 2020, GP de Iowa, Corrida 1, Grid de Largada:
1 | C DALY | Carlin Chevrolet | 18.371 | |
2 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 18.380 | +0.009 |
3 | W POWER | Penske Chevrolet | 18.411 | +0.040 |
4 | C HERTA | Andretti Honda | 18.412 | +0.041 |
5 | A ROSSI | Andretti Honda | 18.683 | +0.312 |
6 | T SATO | RLL Honda | 18.698 | +0.327 |
7 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 18.705 | +0.334 |
8 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 18.753 | +0.382 |
9 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 18.754 | +0.383 |
10 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 18.767 | +0.396 |
11 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 18.784 | +0.413 |
12 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 18.791 | +0.420 |
13 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 18.821 | +0.450 |
14 | O ASKEW | McLaren Chevrolet | 18.834 | +0.463 |
15 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 18.841 | +0.470 |
16 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 18.858 | +0.487 |
17 | S DIXON | Ganassi Honda | 18.863 | +0.492 |
18 | A PALOU | Dale Coyne Honda | 18.877 | +0.506 |
19 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | 18.878 | +0.507 |
20 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 18.995 | +0.624 |
21 | G RAHAL | RLL Honda | 19.111 | +0.740 |
22 | Z VEACH | Andretti Honda | 19.452 | +1.081 |
23 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet |
Indy 2020, GP de Iowa, Corrida 2, Grid de largada:
1 | J NEWGARDEN | Penske Chevrolet | 18.356 | |
2 | W POWER | Penske Chevrolet | 18.388 | +0.032 |
3 | C DALY | Carlin Chevrolet | 18.395 | +0.039 |
4 | R HUNTER-REAY | Andretti Honda | 18.471 | +0.115 |
5 | C HERTA | Andretti Honda | 18.557 | +0.201 |
6 | J HARVEY | Meyer Shank Honda | 18.655 | +0.299 |
7 | A PALOU | Dale Coyne Honda | 18.670 | +0.314 |
8 | T KANAAN | Foyt Chevrolet | 18.730 | +0.374 |
9 | M ERICSSON | Ganassi Honda | 18.750 | +0.394 |
10 | F ROSENQVIST | Ganassi Honda | 18.784 | +0.428 |
11 | C KIMBALL | Foyt Chevrolet | 18.789 | +0.433 |
12 | P O’WARD | McLaren Chevrolet | 18.810 | +0.454 |
13 | O ASKEW | McLaren Chevrolet | 18.824 | +0.468 |
14 | E CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 18.843 | +0.487 |
15 | R VEEKAY | Carpenter Chevrolet | 18.868 | +0.512 |
16 | S FERRUCCI | Dale Coyne Honda | 18.882 | +0.526 |
17 | M ANDRETTI | Andretti Honda | 18.897 | +0.541 |
18 | S DIXON | Ganassi Honda | 18.984 | +0.628 |
19 | G RAHAL | RLL Honda | 19.014 | +0.658 |
20 | T SATO | RLL Honda | 19.024 | +0.668 |
21 | A ROSSI | Andretti Honda | 19.085 | +0.729 |
22 | Z VEACH | Andretti Honda | 19.949 | +1.593 |
23 | S PAGENAUD | Penske Chevrolet |