Derani troca Europa pelos EUA e fecha com equipe Pelfrey para disputa da Pro Mazda em 2014

Embora negociasse para competir na Indy Lights, o brasileiro arrumou um investidor disposto a colocá-lo no campeonato de base. O objetivo do paulista é chegar à categoria principal em 2016

Pipo Derani vai disputar a Pro Mazda em 2014 pela equipe Pelfrey. Depois de se tornar presença constante na zona de pontos da F3 Europeia e terminar o GP de Macau na terceira colocação, o brasileiro anunciou nesta quarta-feira (20) que está deixando o automobilismo europeu para buscar uma vaga na Indy em 2016.

A mudança de continente visa ao futuro da carreira. Pipo disse que, mesmo fazendo uma boa temporada em uma categoria como a GP2, ainda assim seria difícil chegar à F1, por isso optou pela ida aos Estados Unidos, em um certame que faz as preliminares da Indy

Pipo Derani vai correr nos EUA em 2013 (Foto: Stella-Maria Thomas)

"Estou olhando e projetando a minha carreira para daqui a 20 anos”, disse o brasileiro. “Mesmo que eu fosse para a GP2 ou World Series seria difícil garantir que mesmo me destacando e andando bem eu estaria no grid da F1. Poderia demorar muito e ainda assim ficar de fora”, declarou.

Para correr nos EUA, o brasileiro vai contar com a ajuda do investidor Alan Lewis. O empresário viu o teste que Pipo fez com a equipe Sam Schmidt, pela Indy Lights, e resolveu investir no piloto. Por isso, optou por colocá-lo na Pro Mazda – equivalente à F3 – antes de fazer a transição para os carros maiores.

"Eu teria ido para a Indy Lights de olhos fechados, ainda mais depois do teste que eu fiz. Mas consegui um investidor que prefere que eu dê um passo de cada vez para chegar forte na categoria principal”, comentou o brasileiro.

Derani disse, ainda, que é importante pensar na renovação dos brasileiros na América. Se na Europa Felipe Massa foi o único representante neste ano, do outro lado do Atlântico a categoria conta apenas com os veteranos Tony Kanaan e Helio Castroneves.

“Temos a preocupação de ter um brasileiro no futuro na F1, mas a Indy também já deu títulos importantes ao Brasil, e é preciso manter a força do nosso automobilismo na categoria. Será importante seguir esse caminho para ser um representante do Brasil na categoria, que é sem dúvida uma das mais disputadas e desafiadoras do mundo”, encerrou o piloto brasileiro.

A Pelfrey inscreveu dois carros em 2013, sendo um para o americano Spencer Pigot e outro dividido pelo brasileiro Nicolas Costa e por Petri Suvanto. Os três pilotos somaram uma vitória e outros oito pódios. A escuderia ainda foi a campeã, em 2012, com Jack Hawksworth. Pipo será companheiro do canadense Dalton Kellet.

REVISTA WARM UP 43: Stop & Go: Pipo Derani

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.