Dixon vê Rossi bater na largada, administra vantagem e conquista penta em Sonoma. Hunter-Reay vence

Alexander Rossi até fez uma boa corrida de recuperação, mas uma batida logo na largada do GP de Sonoma entregou o título no colo de Scott Dixon, que apenas administrou a vantagem e, chegando em segundo, confirmou o pentacampeonato. Ryan Hunter-Reay, coroando uma boa temporada, venceu a última prova

Não é exagero algum dizer que a temporada 2018 da Indy acabou antes da primeira curva do GP de Sonoma deste domingo (16). Alexander Rossi acertou a traseira do próprio companheiro Marco Andretti, quebrou a asa dianteira e até volta chegou a perder. Ali, tudo que Scott Dixon queria aconteceu. E o neozelandês só precisou marcar o rival e administrar a larga vantagem para ser pentacampeão.

Dixon até parecia ter condições para brigar pela vitória, mas não se preocupou com isso em momento algum. O maior cuidado do piloto da Ganassi estava em não ser driblado por Rossi na estratégia e o segundo lugar em Sonoma veio com naturalidade. Um pódio, na base da regularidade em uma corrida pouco movimentada. Nada mais Dixon para coroar o quinto caneco, atrás agora apenas de AJ Foyt no ranking histórico de títulos.

Rossi viveu uma montanha-russa em Sonoma. Após o toque logo na largada, tentou estratégias diferentes, manobras ousadas, mas acabou ficando para trás sem muito ritmo nas voltas finais e terminou na sétima colocação.

Scott Dixon garantiu o pentacampeonato em Sonoma (Foto: IndyCar)

Até beneficiado pelo fato de Dixon pensar exclusivamente no campeonato, Ryan Hunter-Reay fez uma corrida muito tranquila. Aproveitando a pole, o americano marchou sem quase nenhum susto para a vitória e completou em alta seu bom campeonato.

Quem completou o pódio da decisão foi Will Power, levando a melhor em cima dos companheiros de Penske em duas disputas: na corrida, fechou na frente de Simon Pagenaud, enquanto que, no campeonato, terminou na frente de Josef Newgarden, oitavo no misto californiano.

Apesar de ter sido tocado sem culpa alguma por Rossi na largada, Andretti ainda chegou em quinto, com Sébastien Bourdais na sexta posição. Em grande atuação o final de semana todo, Pato O'Ward chegou em nono na sua corrida de estreia na Indy, enquanto Ed Jones fechou o top-10.

Tony Kanaan, em sua 300ª largada consecutiva na Indy, chegou em um excelente 12º lugar com uma Foyt que não se achou em momento algum em Sonoma. Pietro Fittipaldi foi o 16º, enquanto Matheus Leist chegou em 19º.

Ryan Hunter-Reay venceu em Sonoma (Foto: IndyCar) 
Confira como foi o GP de Sonoma

A largada para a decisão da Indy em Sonoma aconteceu às 19h45 (em Brasília), alguns minutos atrasada por conta da Nascar em Las Vegas que atrasou a transmissão nos EUA. E foi extremamente decisiva. 

 
Ryan Hunter-Reay, Scott Dixon e Josef Newgarden se comportaram bem e mantiveram as três primeiras colocações, mas, logo atrás, o caos era instaurado. Assim que veio a verde, Alexander Rossi carimbou a traseira do companheiro Marco Andretti e arrebentou a asa. O vice-líder se arrastou até os boxes e passou muito perto de tomar volta. 
 
Aliás, a primeira volta de Rossi foi um erro completo. Além da batida em Andretti, quase tocou outras duas vezes com rivais, numa delas, após escapar uma curva antes de ir aos boxes, passou muito perto de acertar Ed Jones.
 
Depois da confusão e da asa trocada de Rossi, tudo foi se estabelecendo. Hunter-Reay, Dixon, Newgarden, Andretti, Pato O'Ward, Graham Rahal, Will Power, Sébastien Bourdais, Simon Pagenaud e Takuma Sato formavam o top-10. Tony Kanaan fez grande largada e passou até Pietro Fittipaldi pelo 13º lugar, enquanto Matheus Leist pintava em 20º.
Se as ultrapassagens praticamente paravam de acontecer nas primeiras voltas – tirando Sato que passava Pagenaud -, O'Ward começava a segurar um pelotão, já com aparente desgaste nos pneus. Lá no fundo, em último, Rossi lutava para não tomar volta, mas já vinha 1min01s atrás de Hunter-Reay.
 
A confusão no grupo veio na volta 12, com Rahal e Power mergulhando para cima de O'Ward, mas o australiano foi mais esperto e não escapou do traçado, ganhando o quinto lugar. O'Ward, ali, só foi despencando até parar quase se arrastando nos boxes.
A volta 13 teve o início da primeira rodada de paradas, com Pagenaud e Pigot abrindo os trabalhos. Não demorou muito para que ponteiros como Andretti também parassem, o que fez Rossi voltar para o meio do pelotão, mesmo que fora da estratégia ideal. 
 
Aí o 16º giro quase deu uma amarela que Rossi tanto sonhava. Sato explodiu seu motor Honda, mas estava coladinho na entrada dos boxes e recolheu o carro rapidamente. No fim das contas, era só um abandono que reduzia ainda mais as chances minúsculas de título das Penske de Newgarden e Power.
 
Hunter-Reay e Dixon pararam ali mesmo, sem maiores problemas. Newgarden foi duas voltas mais tarde e viu seu carro apagar nos boxes, despencando para nono, com Power voltando em sexto de sua parada.
 
Quando todo mundo parou, o top-10 ficou com Hunter-Reay, Dixon, Pagenaud – que se deu bem indo aos boxes cedo -, Andretti, Rahal, Power, Bourdais, Jones, Newgarden e Veach. Em 23º, Rossi andava bem mais alto que todo mundo e claramente tentava dar novo bote na estratégia.

O primeiro terço de corrida era completado com Charlie Kimball tendo aparentes problemas mecânicos e perdendo voltas nos boxes. Enquanto isso, Rossi já fazia sua segunda parada, com os pneus bem gastos, e Power passava Rahal para voltar ao top-5 da corrida.
 
Na volta 31, um momento bastante simbólico: Rossi colou em Dixon para tentar tirar a volta que tomou ao ir aos boxes. Talvez fosse a única chance da Penske ainda sonhar com algo, inclusive. Só que Dixon não estava nada disposto a ceder qualquer terreno pro rival e fez jogo bem duro.
 
Em disputa realmente por posição, Marco e Power buscaram Pagenaud e começaram a apertar o francês pelo degrau mais baixo do pódio, enquanto Bourdais passava Rahal e virava sexto.
Pagenaud, Rahal e Newgarden foram os primeiros dos líderes nos boxes, sem maiores problemas e voltando todos no meio do pelotão. Enquanto isso, Rossi mergulhou para tirar a volta de Dixon e quase tocou no rival, que também passou perto de se complicar em um enrosco com Santino Ferrucci e Jordan King.
 
A volta 40 viu entrarem nos boxes os quatro primeiros e todos saírem com a ordem mantida: Hunter-Reay, Dixon, Power e Bourdais. Só que Pagenaud e Andretti, em terceiro e quarto, seguiam no meio deles. Newgarden virava sétimo, seguido por Rahal, Jones e Hinch. Pietro já era 11º, Kanaan era 13º e Leist vinha em 20º.

Rossi fez sua terceira parada na volta 43 e, assim que voltou para a pista, veio a bandeira amarela por quebra de outra RLL, a de Rahal. Aquilo ali poderia ter sacramentado a derrota do americano, mas ele voltou metros na frente dos líderes, não tomando volta. Portanto, era uma amarela providencial para Rossi voltar a sonhar.

Em 20º com um abandono mecânico de Pigot, Alexander aproveitou o safety-car para reabastecer e encher o tanque para levar o carro ainda mais longe. A chance estava ali de fazer alguma coisa, mesmo que tantas posições atrás de Dixon.

A relargada veio na volta 49 com Dixon pressionando Hunter-Reay, que mantinha a liderança. Newgarden tomava um toque e perdia várias posições, enquanto Rossi já remava para ser 15º e Muñoz, envolvido em toque com Leist, rodava na primeira curva.
 
Leist tomou um drive-through pelo toque no colombiano e Rossi vinha em momentos de fúria. O americano foi passando e esbarrando em todo mundo, inclusive em Newgarden para ganhar a 11ª posição do atual campeão. Hinch e Fittipaldi também perderam posição rapidinho para o vice-líder.

A corrida entrava em modo de caos absoluto com o pelotão todo junto e muita gente arriscando tudo que podia. Power tirava a quarta colocação de Andretti, enquanto Rossi também ganhava o oitavo lugar de Kanaan. Companheiro de Dixon, Jones não fez o menor esforço para segurar Rossi, que continuava a impressionante reação com 30 voltas pela frente.

Rossi foi o primeiro dos ponteiros a ir para os boxes na volta 60, algo que Fittipaldi fez no giro anterior. Se tudo desse certo, seria a última vez do americano nas paradas. Rossi voltou em 17º, disputando posição com Herta.

Numa resposta imediata e sem dar sopa para o azar de vir uma amarela e ver o rival passá-lo, Dixon resolveu que era hora de marcar Rossi. O neozelandês foi aos boxes na volta seguinte e voltou em 11º, logo atrás do Ferrucci.

Os demais líderes também paravam e Rossi já pintava na quinta colocação, com Andretti e Bourdais ficando para trás. Hunter-Reay liderava com 4s2 para Dixon, que levava 7s8 para Rossi com as Penske de Power e Pagenaud entre os dois. Andretti, Bourdais, Newgarden, O'Ward e Kanaan completavam o top-10.

O ímpeto de Rossi, no entanto, foi caindo nas últimas voltas da corrida. Faltava ritmo para o #27, que inclusive chegou a perder a quinta posição para o parceiro Andretti. Enquanto isso, depois de alguma pressão, Dixon se livrou da ameaça de Power também.

Rossi foi ficando ainda mais e chegou a perder a posição para Bourdais, mas nada que mudasse muita coisa. O que importava estava 20s ali na frente, era Dixon, que não arriscava nada, mas não deixava as Penske o passarem. O segundo lugar estava a salvo.

Nas últimas voltas, apenas administrou, fez as curvas redondinhas como sabe fazer e acompanhou, de longe, o líder Hunter-Reay. Vitória de Ryan, título de Scott e sétimo lugar para Alexander.

Indy, GP de Sonoma, Classificação final

1 R HUNTER-REAY Andretti Honda 2:01:00.000 85 voltas
2 S DIXON Ganassi Honda +2.757  
3 W POWER Penske Chevrolet +3.655  
4 S PAGENAUD Penske Chevrolet +4.631  
5 M ANDRETTI Andretti Honda +19.803  
6 S BOURDAIS Dale Coyne Honda +21.639  
7 A ROSSI Andretti Honda +28.378  
8 J NEWGARDEN Penske Chevrolet +34.629  
9 P O'WARD Harding Chevrolet +42.866  
10 E JONES Ganassi Honda +44.225  
11 S FERRUCCI Dale Coyne Honda +44.627  
12 T KANAAN Foyt Chevrolet +1:00.414  
13 J KING Carpenter Chevrolet +1:04.064  
14 Z VEACH Andretti Honda +1:05.490  
15 J HINCHCLIFFE SPM Honda +1:12.803  
16 P FITTIPALDI Dale Coyne Honda +1:14.246  
17 J HARVEY Michael Shank Honda +1:15.646  
18 C MUÑOZ SPM Honda +1:18.635  
19 M LEIST Foyt Chevrolet +1:22.382  
20 C HERTA Harding Chevrolet +1:23.467  
21 M CHILTON Carlin Chevrolet +1 volta  
22 C KIMBALL Carlin Chevrolet +9 voltas  
23 G RAHAL RLL Honda +19 voltas NC
24 S PIGOT Carpenter Chevrolet +47 voltas NC
25 T SATO RLL Honda +70 voltas NC

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