Edição 2018 das 500 Milhas de Indianápolis tem retorno do Bump Day como atração especial em meio a 35 inscritos
Após mais de meia década de ausência, a Indy 500 volta a vivenciar o Bump Day para definir, além de Fast Nine e definição do grid de largada, quem serão os dois pilotos cortados do grid para que 33 carros formem o tamanho tradicional da largada da corrida mais tradicional dos Estados Unidos
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A edição de 2018 das 500 Milhas de Indianápolis marca o retorno de uma antiga tradição da corrida e que estava ausente há alguns anos: o Bump Day. Será a primeira vez desde 2011 que todos os pilotos inscritos passarão por uma provação e sequer terem o direito de largar em uma das 11 filas da maior prova do automobilismo norte-americano.
Os últimos anos viram a presença estacionar em exatos 33 carros, como manda o figurino. Em 2013 e 2015, 34 carros foram inscritos, mas Michel Jourdain e Buddy Lazier, respectivamente, não conseguiram sequer fazer um treino classificatório e, desta feita, nem entraram na disputa. Com 35 inscritos, não vai ter jeito: a eliminação começa antes.
Os tempos atuais são de maior profissionalismo que outros, é bem verdade. Cada equipe precisa de patrocínio para descolar a entrada de um novo carro e algumas equipes são sazonais, disputando somente a Indy 500 para se manter na ativa para o ano que vem. O dinheiro fala alto e fazer os patrocinadores correrem o risco de pagarem caro para nem aparecerem na corrida é uma aposta que parece mais romântica que pragmática.
De qualquer forma, não chegou a ser uma dúvida para a Indy. "Honestamente, jamais nos passou pela cabeça ter mais de 33 [na pista]. Haverá a classificação e nós teremos 33 carros. É uma das tradições. 11 filas de três carros é um símbolo do evento, um pouco como ter leite para o vencedor", afirmou o presidente Mark Miles quando estava claro que os inscritos seriam muitos.
Cerimônias da Indy 500 (Foto: IndyCar)
De fato, desde 1934 apenas três vezes a Indy 500 partiu com menos de 33 carros na pista e sempre por situações casuais. A última vez, uma confusão com o formato da classificação, antes disso o grid com mais de 33 pilotos aparecera pela última vez em 1979.
A questão pode ser tratada como tradicional – e é -, mas o que decide o jogo é a parte comercial. A Indy assume um risco com a decisão que toma e aparentemente está vivendo bem com isso. Segundo Tony Kanaan falou em entrevista ao jornal norte-americano 'Indy Star', "os patrocinadores sabem o risco que estão aceitando". E foi a favor do Bump Day: "Fale com Mario Andretti ou AJ Foyt, na época deles gente era eliminada o tempo todo. As pessoas nem sempre chegavam até o show, mas ficava tudo OK."
Ao mesmo jornal, no entanto, Dixon deu opinião contrária. "Seria interessante se eles decidissem aumentar o grid um pouco mais", falou.
Provavelmente a Indy tirará 2018 como uma lição para o que fazer em situações como estas no futuro. Por enquanto, fica a animação por voltar a somar mais que 35 inscritos e, de maneira geral, sem a popular 'baba do boi' como foi Buddy Lazier nos últimos anos numa equipe própria.
Cerimônias da Indy 500 (Foto: IndyCar)
Dos 35 carros, o Bump Day irá separar que entra e quem não. Será no sábado, 19 de maio. Os nove mais rápidos se classificam para o Fast Nine e a luta pela pole, quem ficar entre décimo e 33º volta à pista no domingo para definir exatamente em que ordem se classificam. Os que ficarem com a 34ª e 35ª colocações, estão fora.
As cartas estão na mesa.
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A lista de inscritos:
1 | Josef NEWGARDEN | EUA | Penske Chevrolet |
3 | Helio CASTRONEVES | BRA | Penske Chevrolet |
4 | Matheus LEIST | BRA | Foyt Chevrolet |
5 | James HINCHCLIFFE | CAN | Schmidt Peterson Honda |
6 | Robert WICKENS | CAN | Schmidt Peterson Honda |
7 | Jay HOWARD | ING | Schmidt Peterson Honda |
9 | Scott DIXON | NZL | Ganassi Honda |
10 | Ed Jones | EAU | Ganassi Honda |
12 | Will Power | AUS | Penske Chevrolet |
13 | Danica PATRICK | EUA | Carpenter Chevrolet |
14 | Tony KANAAN | BRA | Foyt Chevrolet |
15 | Graham RAHAL | EUA | RLL Honda |
17 | Conor Daly | EUA | Foyt Chevrolet |
18 | Sébastien BOURDAIS | FRA | Dale Coyne Honda |
19 | Zachary CLAMAN DE MELO | CAN | Dale Coyne Honda |
20 | Ed CARPENTER | EUA | Carpenter Chevrolet |
21 | Spencer PIGOT | EUA | Carpenter Chevrolet |
22 | Simon PAGENAUD | FRA | Penske Chevrolet |
23 | Charlie KIMBALL | EUA | Carlin Chevrolet |
24 | Sage KARAM | EUA | DRR Chevrolet |
25 | Stefan WILSON | ING | Andretti Honda |
26 | Zach Veach | EUA | Andretti Honda |
27 | Alexander ROSSI | EUA | Andretti Honda |
28 | Ryan HUNTER-REAY | EUA | Andretti Honda |
29 | Carlos MUÑOZ | COL | Andretti Honda |
30 | Takuma SATO | JAP | RLL Honda |
32 | Kyle KAISER | EUA | Juncos Chevolet |
33 | James DAVISON | AUS | Foyt Chevrolet |
59 | Max CHILTON | ING | Carlin Chevrolet |
60 | Jack Harvey | ING | Meyer Shank e Schmidt Peterson Honda |
63 | Pippa MANN | ING | Dale Coyne Honda |
64 | Oriol SERVIÀ | ESP | Scuderia Corsa e RLL Honda |
66 | JR HILDEBRAND | EUA | DRR Chevrolet |
88 | Gabby CHAVES | COL | Harding Chevrolet |
98 | Marco ANDRETTI | EUA | Andretti Honda |