Em dia dominado pela Penske, Newgarden mostra força e pinta como favorito para pole decisiva em Sonoma

Josef Newgarden deu uma importante resposta depois do vacilo em Watkins Glen e liderou os dois treinos livres da sexta-feira em Sonoma, se tornando favorito para a pole na decisão da temporada

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A sexta-feira (15) em Sonoma foi simplesmente perfeita para Josef Newgarden. Líder do campeonato e um dos grandes favoritos ao título da temporada 2017, o americano precisava de qualquer forma dar uma resposta depois do péssimo desempenho em Watkins Glen. E assim fez, liderando os dois treinos livres.

 
Não era apenas de sua melhora que dependia Newgarden. Em Watkins Glen, circuito com características parecidas com Sonoma, a Penske foi muito mal e acabou facilmente batida pela Andretti de Alexander Rossi e a Ganassi de Scott Dixon. O time de Roger Penske também respondeu muito bem, formando uma trinca no TL1 e uma quadra no TL2.
 
Pelo que se viu na sexta-feira, Newgarden surge como fortíssimo candidato a cravar a pole neste sábado e, não é exagero dizer, que a Penske tem tudo para encaixar seus quatro pilotos no Fast Six, o que deixaria Dixon e Rossi numa sinuca de bico para garantir vaga na fase final da definição do grid.
Josef Newgarden foi o grande destaque da sexta-feira em Sonoma (Foto: IndyCar)
Newgarden, que só depende de si para conquistar o título inédito da Indy, deixou o dia fortalecido pelas duas lideranças, destacando-se especialmente pelo desempenho no TL2, já simulando a classificação. 
 
"Eu acho que foi uma boa sessão para nós, dois ótimos treinos. Os carros da Penske parecem muito rápidos. Aproveitamos todo tempo de teste que tivemos e colocamos isso em prática hoje. Estamos os quatro muito próximos, acho que é o que o time realmente estava precisando. Amanhã a coisa tende a ser definida nos detalhes. Acho que deixamos os maiores problemas para trás, então é colocar tudo em seu lugar e ver amanhã quem se dá melhor, quando verdadeiramente começa a valer", disse o americano.
O principal rival de Newgarden neste primeiro dia de ação em Sonoma foi Simon Pagenaud. Ainda bem vivo na luta pelo caneco, o francês foi terceiro no TL1 e ficou em segundo no TL2.
 
"O carro está muito bom, fiquei bem feliz como ele se comportou o dia inteiro com os dois tipos de pneus e independentemente do estado deles. Estou bem confiante e achando que, se largarmos na frente, podemos ganhar. Ano passado meu ritmo só foi aparecer na classificação e eu fiz a pole, mas hoje a coisa já está bem mais encaminhada para amanhã. O negócio vai ser encaixar a volta na hora certa. Vamos brigar pela pole e aí ver o que pode vir depois", comentou o francês.
Simon Pagenaud mostrou que está vivo na disputa (Foto: IndyCar)
Will Power precisa de quase um milagre para sair bicampeão de Sonoma, mas ao menos começou andando forte, ficando em segundo, por exemplo, no primeiro treino livre.
 
"Foi um bom dia para nós, tínhamos uma velocidade bem interessante. Gostei do equilíbrio do carro, sinto que estamos prontos para fazer bonito amanhã. Agora é hora de focar na classificação. Eu só posso cuidar da minha vida, então preciso pensar em vencer e aí vamos ver o que rola com os demais concorrentes", explicou o australiano.
O mais discreto da Penske nesta sexta-feira foi Helio Castroneves. O brasileiro, que também basicamente só depende de seus esforços para ser campeão, mostrou confiança para a definição do grid.
 
"Começamos bem. O pessoal me deu um carro bem forte. Temos velocidade, mas sabemos que ainda temos alguns aspectos a serem evoluídos no carro. A classificação faz toda a diferença aqui, então precisamos aproveitar o TL3 para entrarmos com tudo nela e aí vamos ver o que acontece".
Helio Castroneves (Foto: IndyCar)
O primeiro dia de atividades de pista em Sonoma não foi lá muito animador para quem não é Penske. No TL2, por exemplo, Dixon, que também só depende de si, ficou com a sexta colocação, mas 0s338 atrás de Newgarden. Duas semanas atrás, em Watkins Glen, a situação da sexta-feira foi inversa, com Dixon bem à frente, mas os dois fizeram 1-2 no sábado. Com o domínio mostrado pela Penske, Dixon fez questão de lembrar que não precisou largar na frente para vencer o GP de Sonoma em 2015.
 
"Creio que no fim do dia nós tivemos um momento bem complicado com os pneus vermelhos e mesmo assim acabamos uns 0s2 atrás do ritmo da liderança. Estamos próximos, embora tenhamos que esperar para ver como as coisas acontecerão na classificação", disse. "A classificação amanhã é uma coisa à parte, mas acho que largamos em nono da última vez que eu ganhei aqui, então tudo é possível. Muita coisa pode acontecer, especialmente com a estratégia na corrida. Sei que o pessoal da Ganassi não vai dormir hoje, mas vamos atrás do nosso quinto título no domingo."
Scott Dixon (Foto: IndyCar)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Atrás de Dixon mas cercando o top-10 nos dois treinos livres, Tony Kanaan relatou, em sua despedida da Ganassi, que o começo difícil do dia fez a equipe mudar bastante o carro #10 para a sessão da tarde. Há, enfim, algum otimismo para a ssesão classificatória. 

 
"Depois do teste de ontem e do treino de hoje, sabíamos onde estamos em relação aos carros da Penske e decidimos que precisávamos de mudanças grandes no setup antes do TL2. É difícil acertar a mão nessa pista por causa das mudanças que acontecem durante o dia – o que a gente vê de manhã não se repete à tarde. Sentimos que estamos num bom momento com as informações que temos agora. Precisamos mudar poucas coisas para o TL3 e nos preparamos para a classificação."

Outro postulante ao título – embora com chances extremamentes remotas -, Alexander Rossi não foi sequer a melhor Andretti. Não é o fim do mundo, pois, visto que a equipe de Michael Andretti é a segunda força em Sonoma se der para levar esta sexta-feira como referência. O vencedor da etapa de Watkins Glen sabe que está na briga a valer para descolar uma vaga no Fast Six do treino classificatório.
 
"Foi um bom dia e passamos por muitos testes. Perdemos o equilíbrio com os pneus vermelhos, então sabemos onde precisamos encontrar o tempo. É tudo muito próximo aqui em Sonoma, o que mostra o motivo do campeonato ser tão competitivo. Temos de nos certificar que tudo esteja certo para a classificação… Qualquer erro de cálculo custa lugares no grid. Estou feliz com o nível do carro."
 
KUBICA TEM WILLIAMS COMO GRANDE CHANCE PARA VOLTAR À F1 EM 2018. E PODE "SOBRAR MUITO" PARA MASSA

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.