Firestone aponta fatores e projeta GP de Long Beach decidido por estratégias
Diretora da Firestone entende que motores híbridos e aumento da distância do GP de Long Beach deve traçar estratégias utilizando dois jogos de pneus duros
Depois de duas corridas em que o fator estratégico foi crucial para definir a vitória, o cenário do GP de Long Beach da Indy, que está marcado para este domingo (13), não é tão diferente. Com a Firestone atendendo o pedido da categoria e aumentando a diferença de duração dos pneus duros e macios, a durabilidade dos compostos será chave.
Para reforçar a preocupação com a estratégia, Long Beach é uma das corridas da temporada da Indy que teve a distância aumentada em 5 voltas. Desta vez, a divisão de compostos de pneus também é igual, com 5 jogos de duros e 5 jogos de macios.
“Com os carros usando motores híbridos pela primeira vez em Long Beach, a adição de cinco voltas na duração, o desgaste esperado dos pneus macios e cinco jogos de pneus duros disponíveis, é provável vermos dois jogos utilizados na corrida assim como em St. Pete”, declarou Cara Krstolic, diretora de fabricação e engenharia de pneus da Firestone.
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Vencedor em 2023 do GP de St. Pete, o americano Kyle Kirkwood, da Andretti, também reconheceu a mudança de cenário para a prova de domingo, com os pneus duros mais favorecidos em detrimento dos macios, que estão se desgastando mais e se tornando cada vez menos utilizáveis durante as corridas da Indy.
“Este lugar sempre foi uma corrida de pneus macios, então isso muda. Você pode brincar de maneira diferente de St. Pete, porque todos lá largaram de duros esperando não ter amarela no começo. Long Beach não é o mesmo. Sempre foi uma corrida de macios, e penso que agora, com os pneus atuais, isso não vai acontecer, ainda mais com a corrida longa. Vai ser diferente do passado”, declarou em entrevista à revista americana Racer.
“Especialmente quando você é pressionado por pilotos em pneus diferentes, é fácil ser vítima de forçar demais um pneu que não consegue segurar. É difícil, você precisa administrar a posição em que está. Em alguns casos, pode ter de fazer isso para tirar o melhor proveito da corrida quando está com um pneu que vai morrer e ainda tem muito caminho para percorrer. Esta é uma das coisas mais difíceis de ser um piloto, de não forçar o potencial máximo porque sabe que, no final, não será positivo”, completou.
A Indy retorna neste fim de semana, entre os dias 11 e 13 de abril, com o GP de Long Beach, na Califórnia. Será a terceira etapa da temporada 2025.

