Ganassi convoca Abel e fecha programação de novatos na Indy com teste no Texas
Jacob Abel preenche a segunda e última vaga que a Ganassi tem direito para testar novatos na Indy. Felipe Drugovich treinou em setembro no Barber Motorsports Park
A Ganassi escalou Jacob Abel, vice-campeão da Indy NXT em 2024, para fazer um teste com o carro da Indy no Texas Motor Speedway, na próxima quinta-feira (14). Com isso, o time de Chip Ganassi preencherá os dois treinos anuais com pilotos novatos, já que Felipe Drugovich acelerou o Dallara IR-18 da equipe no final de setembro, no Barber Motorsports Park.
Essa será a segunda oportunidade de Abel com um carro da Indy — a primeira em um circuito oval. Em novembro do ano passado, o norte-americano esteve em Sebring pela Dale Coyne, onde, curiosamente, aparece como candidato às duas vagas em aberto na equipe. A Ganassi, vale lembrar, fechou o trio para 2024: Álex Palou, Scott Dixon e Kyffin Simpson.
“Ele merece a oportunidade de guiar um Indy, e sua performance, não somente no último ano na Indy NXT, mas seu desempenho por toda carreira mostra que tem habilidade para que ele seja separado da maior parte dos grids em que competiu”, disse Mike Hull, diretor da Ganassi, à revista norte-americana Racer.
“Significa que ele tem uma enorme capacidade, e passei algum tempo com ele e com seu pai [Billy Abel, dono da Abel Motorsports] no ano passado. Fiquei impressionado com a integridade de Jacob, que terá um longo caminho no automobilismo. Acho que não há dúvidas quanto a isso. Quando se tem a idade de Jacob e está tentando chegar ao próximo nível, você procura uma oportunidade de pilotar para mostrar às pessoas sua capacidade. Estamos felizes que isso esteja acontecendo para o teste conosco”, completou o dirigente da Ganassi.
Como já terá feito a segunda atividade específica para novatos, a Ganassi não estará presente no teste do próximo dia 19 no Thermal Club. A sessão terá Enzo Fittipaldi pela McLaren, Felipe Nasr pela Penske, Louis Foster pela RLL, Hunter McElrea na Dale Coyne e Logan Sargeant na Meyer Shank.
Essa, claro, não é a preocupação de Jacob Abel, que pretende se apresentar da melhor maneira possível na sessão com a Ganassi.
“Isso é muito legal. Tenho construído um relacionamento com muita gente dentro da Ganassi, como Mike Hull, Taylor Kiel [diretor] e Chris Wheeler [estrategista de Kyffin Simpson]. Finalmente, tenho a oportunidade de fazer algo, trabalhar com eles. É algo muito especial”, falou Abel.
“Estou mais do que lisonjeado por ter sido considerado para estar em um dos carros da Ganassi e fazer um teste por eles. Farei o melhor que puder para fornecer o máximo de conhecimento possível para, com sorte, atingir nossos objetivos”, encerrou.
A temporada 2025 da Indy está programada para começar no dia 2 de março, em St. Pete, na Flórida.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.