Governo do Mato Grosso define área para construção de autódromo e sonha com Indy

O governo do Mato Grosso recebeu um terreno doado para seguir com as obras de um autódromo internacional. Os planos das autoridades envolvem Stock Car, Indy e MotoGP, mas o circuito tem prazo para ficar pronto em 2022

A construção do Autódromo Internacional de Mato Grosso, em Cuiabá, avançou em mais uma etapa. Uma área de 300 hectares, orçada em R$ 50 milhões, foi doada pelo Grupo Bom Futuro após pedido do governo estadual. A informação foi publicada no último fim de semana pelo jornal Gazeta Digital.

Atualização: A publicação traz na reportagem uma ilustração que se refere a um conjunto que compreende vários traçados, dentre eles até um circuito oval. Entretanto, a imagem, veiculada até nas redes sociais da Gazeta Digital para ilustrar a divulgação da matéria, não tem ligação direta com o projeto do autódromo de Cuiabá porque foi, na verdade, desenvolvida há mais de dois anos por um fã de automobilismo como sugestão para um novo traçado de Jacarepaguá e publicada à época em um fórum de aficionados pelo esporte a motor na página Reddit.

Além de ceder o espaço para a obra, o grupo vai bancar a terraplanagem e o projeto arquitetônico do circuito. O governo do MT espera investir cerca de R$ 32 milhões para concluir o projeto. O Bom Futuro, que atua há 30 anos no mercado de soja, possui Fernando Maggi Scheffer, presidente da Federação de Automobilismo do Mato Grosso, como um dos proprietários.

“A ideia é oferecermos condições para o Governo construir aqui um circuito internacional para receber provas como Stock Car, Copa Truck, motovelocidade, que há anos o Brasil não sedia, e até uma Fórmula Indy”, disse Scheffer à publicação.

INDY; 500 MILHAS DE INDIANÁPOLIS; 2020
Governo do MT espera receber a Indy no futuro (Foto: IndyCar)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

O anúncio da doação foi feita durante visita do governador Mauro Mendes (Democratas). Para dar sequência ao projeto, a federação realizou a aprovação das contas em uma assembleia com dirigentes e pilotos.

“Estávamos todos ansiosos por essa notícia. Só temos que aplaudir essa iniciativa do Grupo Bom Futuro que há anos já vinha investindo fortemente no automobilismo. Mato Grosso vive um momento único em sua história e agora teremos também um autódromo internacional que vai projetar o Estado, atrair investimentos, gerar emprego e renda, e acima de tudo revelar pilotos”, declarou Luiz Carlos Galvan, presidente do Sportsmotor Clube de Automobilismo, ao Gazeta Digital.

O Autódromo Internacional de Mato Grosso está previsto para ficar em uma área de 300 hectares entre as rodovias MT-010 e a MT-251, no entorno de Cuiabá e que liga a capital a outras cidades da região. Os planos são de inaugurar o circuito em 2022, ainda na atual gestão estadual, mas as obras ainda não possuem previsão de início.

Ouça os programas do GRANDE PRÊMIO no formato de podcast:
Anchor | Apple | Spotify | Google | Pocket Cast | Radio Public | Breaker

Siga o GRANDE PRÊMIO nas redes sociais:
YouTube | Facebook | Twitter Instagram | Pinterest | Twitch | DailyMotion

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube