GP de Long Beach entra para grupo de eventos com largada parada no calendário da Indy

Após introduzir largadas paradas ao seu formato no ano passado, a Indy decidiu aumentar a lista de eventos que seguem o procedimento. Long Beach é o mais novo GP desse grupo

O GP de Long Beach voltará a seguir o procedimento de largada parada, foi anunciado pela Indy nesta terça-feira (18). Tratou-se de um pedido da organização da corrida, segunda etapa da temporada 2014, marcada para 13 de abril.

“É uma notícia fantástica para os nossos fãs”, disse o promotor Jim Michaelian. “Eles vão amar ouvir o som do giro dos motores subindo e, depois, os carros descendo a Shoreline Drive. É uma grande adição para as atividades que planejamos para comemorar os 40 anos de corridas nas ruas de Long Beach”, prosseguiu.

No evento mais charmoso da temporada, que perde em importância apenas para as 500 Milhas de Indianápolis, isso não é nenhuma novidade. Em 2008, no último ano em que o evento foi sancionado pela Champ Car, os carros aguardaram parados pelo sinal de largada. O mesmo acontecia nos tempos em que a F1 corria nas ruas da Praia Grande de Los Angeles, nas décadas de 1970 e 1980.

A bandeira verde será trocada pelas cinco luzes vermelhas em Long Beach (Foto: Chris Jones/IndyCar)

Empolgada com as largadas paradas realizadas no ano passado – embora elas tenham sido um tanto confusas – e determinada a impor mais dificuldades para os pilotos, a Indy resolveu ampliar a lista de provas com esse tipo de início neste ano. Primeiro, com a inclusão do GP de Indianápolis no grupo, e, agora, com Long Beach.

“Uma das coisas únicas da Indy são as suas diferentes fórmulas: correr em ovais curtos, super-ovais, circuitos de rua e autódromos permanentes; e largadas paradas são mais um componente que, no lugar certo, na hora certa, é ótimo para a apresentação”, comentou o presidente de competição e operações da Indy, Derrick Walker.

“É uma grande praça e acho que os fãs vão gostar. Long Beach tem um histórico de largadas paradas, e seu 40º casa com essa tradição”, acrescentou.

Antes de alinharem para a largada, os pilotos completarão duas voltas de apresentação e aquecimento dos pneus.

A preparação do circuito para a segunda rodada do campeonato deste ano teve início na semana passada, com a montagem dos primeiros blocos de concreto que delimitarão os limites da pista.

No ano passado, o vencedor do GP de Long Beach foi o japonês Takuma Sato – primeira e única vitória do piloto da Foyt na categoria até agora.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.