GUIA 2024: Tessaro mira título em primeiro passo nos EUA, mas sem esquecer F1

Piloto goiano espera repetir os passos de Nicolas Giaffone, que deixou a F4 para se tornar campeão da USF Juniors

Campeão da temporada 2023 da Fórmula 4 Brasil, Vinícius Tessaro vai aos Estados Unidos continuar sua carreira. O jovem goiano vai disputar a USF Juniors, primeiro campeonato da escada do antigo Road to Indy, as categorias de base que encaminham pilotos para a Indy. Tessaro vai correr pela DEForce, equipe pela qual Nicolas Giaffone foi campeão em 2023, e revelou com exclusividade ao GRANDE PRÊMIO que tem uma meta clara: conquistar o título dessa temporada.

O piloto sabe que terá um grande desafio nesse ano, afinal, competirá em um novo país, com um carro diferente e com pistas onde nunca correu. Acredita que pode repetir o feito de Giaffone e que o título na F4 Brasil lhe dá bagagem para se credenciar como um dos favoritos da USF Juniors em 2024.

“Primeira experiência para correr de fórmula fora do Brasil. Um carro novo, equipe nova e pistas novas. Algo muito desafiador para nós, mas espero conseguir vencê-los e conquistar o título da USF Juniors. A gente vem do título da Fórmula 4 Brasil do ano passado como bagagem para correr nos EUA. Estou muito confiante”, declarou ao GRANDE PRÊMIO.

“A expectativa é ser campeão. Chego com dois anos de experiência da Fórmula 4. São pistas novas, diferentes, mas o [Nicolas] Giaffone foi campeão no ano passado e passou por esse processo de adaptação. Estou muito confiante e fico motivado por ver que um piloto fez a mesma trajetória que a minha e terminou campeão no ano passado. Vou tentar trabalhar ainda mais esse ano para conseguir o título”, completou.

Vinícius Tessaro espera que título da F4 seja bagagem para temporada nos EUA (Foto: Marcelo Machado de Melo)

A mudança do Brasil para os Estados Unidos também fez com que o piloto reforçasse sua preparação física e mental, com o intuito de superar os desafios – muitos deles inéditos – em 2024. “Elevamos nosso programação de preparação física e mental. Está muito maior do que a do ano passado. Estamos tentando fortalecer e solidificar o trabalho nessa área”, disse Tessaro.

A DEForce tem um histórico de sucesso com pilotos brasileiros. Nas últimas temporadas, Kiko Porto foi representante na equipe e conquistou pelo time a temporada da USF2000 de 2021, além do vice-campeonato da USF Pro 2000 no ano passado, sem contar o triunfo de Giaffone na USF Juniors de 2023. Tessaro ainda terá Bruno Ribeiro como companheiro de equipe, além de que conviverá com o próprio Nicolas e Lucas Fecury, que estão na USF2000, além de Nicholas Monteiro, da USF Pro 2000.

Para Tessaro, a DEForce acolhe muito bem todos os pilotos, o que diminui qualquer dificuldade de adaptação na nova jornada. “A equipe tem sido ótima, todos são muito amigáveis. Não tive dificuldade em me adaptar com eles. Fiz dois testes em NOLA Motorsports Park e foram os dias que tive para me adaptar com carro, pista e equipe. Foi tranquilo e ficamos todos satisfeitos com os resultados nesses dois dias de treinamento”, revelou.

Sobre o futuro, Tessaro destacou que o grande sonho continua sendo a Fórmula 1, apesar de competir em uma categoria de entrada para a Fórmula Indy. A expectativa é ir para a Europa no futuro.

“Eu ainda sonho com o caminho da Fórmula 1. Fizemos esse desvio para os Estados Unidos, mas sigo com vontade de ir para a Europa e conseguir esse sonho da F1”, apontou.

O piloto destacou o nível do brasileiros, que tem voltado a competir em maior escala em categorias de base dos Estados Unidos e também na Europa, o que deve aumentar ainda mais a participação de competidores nacionais na Fórmula Indy e na Fórmula 1 no futuro.

“Acho muito interessante que tem muitos brasileiros vindo para os Estados Unidos, ainda mais essa geração nova, da minha geração. Acho muito legal, pois os pilotos brasileiros sempre foram muito fortes e é muito bom voltar a ocupar os lugares nos Estados Unidos e Europa”, finalizou.

GRANDE PRÊMIO publica nesta semana um guia completo da temporada 2024 da Indy, que tem início entre os dias 8 e 10 de março, na etapa de rua do GP de São Petersburgo, na Flórida. Já a USF Juniors começa entre os dias 5 e 7 de abril, no NOLA Motorsports Park.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.