Castroneves encerra jejum de 8 anos e conquista oitava vitória brasileira na Indy 500

Os oito anos sem vitórias brasileiras em Indianápolis foram encerrados com um triunfo espetacular que colocou Helio Castroneves como maior vencedor de todos os tempos da Indy 500

A vitória espetacular de Helio Castroneves na Indy 500 deste domingo (30) colocou o piloto na liderança do ranking de maiores vencedores da história da prova, mas também foi importante para o Brasil na lista de países com mais triunfos no IMS.

Sem vencer desde 2013, quando Tony Kanaan levou a melhor com a KV, o Brasil saiu da fila com Castroneves e chegou ao oitavo triunfo na história da Indy 500, igualando o Reino Unido como o segundo país com mais anéis, atrás apenas, é claro, dos Estados Unidos.

Helio Castroneves venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela quarta vez (Foto: AFP)

Helio, aliás, se tornou responsável por 50% dos triunfos brasileiros na Indy 500, com Emerson Fittipaldi tendo dois e Gil de Ferran e Kanaan aparecendo com um cada. No século 21, são seis vitórias do Brasil.

Após Brasil e Reino Unido aparecem: França, com quatro triunfos, Itália, com três, e Holanda, Colômbia e Japão, com duas vitórias cada. O jejum norte-americano, agora, é de cinco anos, com Alexander Rossi, em 2016, tendo sido a última vez dos donos da casa.

Confira lista das vitórias brasileiras na Indy 500

1HELIO CASTRONEVES4 VITÓRIAS (2001, 02, 09 e 21)
2 EMERSON FITTIPALDI 2 VITÓRIAS (1989 e 93)
3GIL DE FERRAN1 VITÓRIA (2003)
3TONY KANAAN1 VITÓRIA (2013)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Relembre os 10 últimos vencedores da Indy 500

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.