Castroneves encerra jejum de 8 anos e conquista oitava vitória brasileira na Indy 500

Os oito anos sem vitórias brasileiras em Indianápolis foram encerrados com um triunfo espetacular que colocou Helio Castroneves como maior vencedor de todos os tempos da Indy 500

A vitória espetacular de Helio Castroneves na Indy 500 deste domingo (30) colocou o piloto na liderança do ranking de maiores vencedores da história da prova, mas também foi importante para o Brasil na lista de países com mais triunfos no IMS.

Sem vencer desde 2013, quando Tony Kanaan levou a melhor com a KV, o Brasil saiu da fila com Castroneves e chegou ao oitavo triunfo na história da Indy 500, igualando o Reino Unido como o segundo país com mais anéis, atrás apenas, é claro, dos Estados Unidos.

Helio Castroneves venceu as 500 Milhas de Indianápolis pela quarta vez (Foto: AFP)

Helio, aliás, se tornou responsável por 50% dos triunfos brasileiros na Indy 500, com Emerson Fittipaldi tendo dois e Gil de Ferran e Kanaan aparecendo com um cada. No século 21, são seis vitórias do Brasil.

Após Brasil e Reino Unido aparecem: França, com quatro triunfos, Itália, com três, e Holanda, Colômbia e Japão, com duas vitórias cada. O jejum norte-americano, agora, é de cinco anos, com Alexander Rossi, em 2016, tendo sido a última vez dos donos da casa.

Confira lista das vitórias brasileiras na Indy 500

1HELIO CASTRONEVES4 VITÓRIAS (2001, 02, 09 e 21)
2 EMERSON FITTIPALDI 2 VITÓRIAS (1989 e 93)
3GIL DE FERRAN1 VITÓRIA (2003)
3TONY KANAAN1 VITÓRIA (2013)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!
WEB STORIES: Relembre os 10 últimos vencedores da Indy 500

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube

Saiba como ajudar