HMD Motorsports anuncia nova sede e revela planos de entrar na Indy “talvez em 2024”

A HMD Motorsports vai se mudar para um prédio dez vezes maior do que sua sede atual e seu diretor geral, Mike Maurini, quer ter infraestrutura para dominar a Indy NXT

A HMD Motorsports está se preparando para uma mudança de sede. A equipe, que compete na Indy NXT e é a atual campeã, vai deixar sua instalação atual de pouco mais de 600 metros quadrados e vai se mudar para um novo prédio em Brownsburg, em Indiana, que tem um espaço dez vezes maior. As obras já foram iniciadas e representam um passo ambicioso do time de Henry Malukas.

“Enquanto estava em Brownsburg, nosso gerente de equipe, AJ Smith, viu uma placa neste prédio e decidiu explorar as opções lá, e isso se tornou algo que queríamos buscar”, disse Mike Maurini, diretor geral da HMD Motorsports. “Agora, o design está feito e os desenhos estão feitos. Demolições já aconteceram. (Na quinta-feira) eles acabaram de assinar alguns papéis para iniciar a reforma. O objetivo é se mudar o mais rápido possível, mas será uma instalação da qual não precisamos nos mudar tão cedo, independentemente se houver crescimento ou não”, contou Maurini.

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A nova instalação, que será estruturada como “um escritório de cirurgião”, vai ter escritórios para engenheiros e executivos, salas de reuniões, uma academia de mais de 250 metros quadrados, uma sauna e um grupo de apartamentos. O time atualmente possui 35 funcionários em tempo integral, mas sonha alto. Em 2023, serão nove carros na Indy NXT, e a HMD já pensa em um futuro projeto na Indy para os próximos anos.

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Nova sede da HMD Motorsport (Imagem: Divulgação)

“O objetivo é ter pelo menos oito (carros) na Indy NXT em 2024. Depois veremos. Temos aspirações de se envolver na Indy em tempo integral; um programa autônomo não foi descartado de forma alguma. Há sempre a paixão por isso, mas, obviamente, os dólares e centavos precisam fazer sentido para que isso avance”, explicou Mike.

“Por mais que eu queira competir na Indy nesta temporada como um programa autônomo, provavelmente não é o momento certo. 2024 é o momento certo? Talvez. 2025 é o momento certo? Sim, talvez. Tudo vai depender dos pilotos que tivermos, da economia e coisas assim. É definitivamente um plano para o futuro e uma meta. A forma como a loja está sendo construída e estruturada é jutamente para se adequar a essas necessidades”, afirmou o diretor geral da HMD Motorsports.

O crescimento da equipe tem sido exponencial. Em 2019, eram apenas dois carros na Indy NXT. A temporada de 2020 foi cancelada por conta da pandemia da Covid-19, mas no ano seguinte já eram cinco carros, e a HMD levou o título de equipes, com David Malukas terminando como vice-campeão. David segue sendo parceiro do time na Indy na Dale Coyne e a HMD sonha também em ter um programa de desenvolvimento de pilotos, seja para a Indy ou até mesmo para o IMSA.

David Malukas corre na Dale Coyne em parceria com a HMD Motorsports (Foto: IndyCar)

“Sabemos que, no final das contas, somos uma empresa de passagem. Teremos pilotos que vêm conosco e correm um, dois, talvez três anos, e eles vão passar e correr na Indy, ou no IMSA, ou em outro lugar. Se o futuro reservar um desses dois programas para nós, ou ambos os programas, talvez possamos manter nossos clientes atuais por mais tempo”, contou Maurini.

“Definitivamente, estamos olhando para isso, talvez como um programa júnior da Ferrari ou um programa júnior da Red Bull. Pode ser um programa júnior da HMD com o objetivo de, uma vez que tudo esteja configurado corretamente, ter projetos na Indy NXT, ou no IMSA na classe LMP3, ou ainda na Indy, e ver qual caminho o piloto quer seguir e como podemos ajudá-lo”, disse Mike.

Em 2022, a HMD ajudou o sueco Linus Lundqvist a levar o título da Indy NXT, mas acabou perdendo o título de equipes para a Andretti. Para competir com um dos times mais tradicionais do automobilismo americano e que também está em expansão, Maurini sabe que é preciso tentar operar da mesma froma que seus rivais.

Linus Lundqvist foi o campeão da Indy Lights em 2022 (Foto: IndyCar)

“Acho que você poderia dizer que somos essencialmente uma equipe da Indy operando na NXT, onde corremos contra uma equipe da Indy que é a Andretti. Para vencê-los, temos que operar como eles. Nossas instalações atualmente são de 600 metros quadrados. Acho que a deles tem 7.000 ou 8.000 metros quadrados. Eles têm quatro carros da Indy para se apoiar e todos esses engenheiros; não temos nada disso agora. Estamos chegando a um estágio em que acho que podemos. Conseguimos competir, mas queremos dominar”, concluiu Mike.

Os nove pilotos da HMD na Indy NXT em 2023 são os americanos Josh Pierson, Josh Green, Christian Bogle, Nolan Siegel e Ernie Francis Jr., o barbadiano Kyffin Simpson, o dinamarquês Christian Rasmussen, o sueco Rasmus Lindth e o singapuriano Danial Frost. A temporada se inicia entre os dias 3 e 5 de março, com a etapa de St. Pete, nas ruas da Flórida.

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