Hunter-Reay herda liderança de Power e vence fácil GP do Alabama. Kanaan supera adversidades e é nono

Depois de 2h30 de atraso e em jornada encurtada, Ryan Hunter-Reay saiu como vencedor de um pouco emocionante GP do Alabama. O piloto do carro #28 herdou a liderança de Will Power após erro do australiano ainda no início da prova e, depois, teve apenas de superar um improvável Sebastián Saavedra para vencer pela 12ª vez na carreira e liderar a dobradinha da Andretti. Apagado, Helio Castroneves foi o 19º

Ryan Hunter-Reay não enfrentou grandes percalços para chegar à segunda vitória consecutiva no GP do Alabama, em Barber. Após 2h30 de atraso neste domingo (27) chuvoso em Birmingham, o piloto da Andretti herdou a liderança de Will Power, que saiu sozinho da pista, e depois precisou se livrar apenas de Sebastián Saavedra para retomar o controle da prova e chegar à 12ª vitória na carreira.
 
A segunda colocação ficou com Marco Andretti, que inesperadamente deu show e protagonizou ultrapassagens categóricas sobre os pilotos de Penske e Ganassi. Scott Dixon, batalhador, ficou com o terceiro lugar, à frente de Simon Pagenaud, quarto. Power e Justin Wilson, outro que teve grande atuação, completaram o top-6.
 
Os brasileiros foram discretos: na estratégia, Tony Kanaan, conseguiu chegar à nona colocação, enquanto Helio Castroneves se perdeu na chuva, errou os boxes durante um pit-stop e foi só o 19º.
Ryan Hunter-Reay celebra 12ª vitória na carreira (Foto: Getty Images)

Confira como foi o GP do Alabama, terceira etapa da Indy em 2013:

 
Pista molhada e novo cronograma
 
Por conta do atraso em função da forte chuva que caiu no horário inicial previsto para a largada, a direção de prova optou por reduzir o tempo da corrida para apenas 1h40, ao invés de seguir o cronograma original que previa um total de 90 voltas.
 
Com isso, os pilotos foram para três voltas de aquecimento para auxiliar na melhora das condições da pista, que ainda tinha bastante água e muito spray na passagem dos carros. Na largada, Will Power resistiu à forte pressão de James Hinchcliffe e manteve a liderança, com Ryan Hunter-Reay em terceiro e Scott Dixon pulando para quarto.
 
Ainda na primeira volta, contudo, veio a primeira – e nada surpreendente – bandeira amarela: depois de um enrosco entre Juan Pablo Montoya e Carlos Muñoz, Simon Pagenaud e Takuma Sato se tocaram, com o francês levando a pior e saindo da pista. Os quatro permaneceram na prova, apenas perderam posições no pelotão.
A largada em Barber (Foto: IndyCar)

Bote de Hunter-Reay, show de Montoya

 
Na relargada, o cenário entre os três primeiros se alterou: Power conseguiu manter a ponta sem sofrer ameaças à posição, enquanto Hunter-Reay se aproveitou da má saída de Hinchcliffe e fez uma bela ultrapassagem por fora em seu parceiro de time.
 
Quem deu show, no entanto, foi Montoya: inspirado, o colombiano enfileirou ultrapassagens categóricas e, depois de se livrar de três pilotos em duas voltas, caçou e superou Dixon e Helio Castroneves e se fixou em uma excelente quarta posição.
 
A distância do dono da Penske #2 para Hinchcliffe, contudo, era de mais de 7s. Os líderes, por sinal, estavam bastante desgarrados: Power já havia conquistado 5s de vantagem para Hunter-Reay, que tinha 6s para ‘Hinch’. Não havia nenhuma disputa.
 
Nem precisava: Power tratou de fazer uma de suas inesperadas lambanças e saiu da pista na curva 1, fazendo um pequeno rali pela brita e perdendo a liderança para Hunter-Reay. O australiano ainda conseguiu voltar na segunda posição, tamanha a vantagem dos dois primeiros colocados para o restante do pelotão.
A lambança de Power que valeu a Hunter-Reay a liderança (Foto: Reprodução/Twitter)
A galeria de imagens do domingo da Indy em Barber
A cobertura do GP do Alabama no GRANDE PRÊMIO

A mudança para pneus slick

 
A corrida seguiu morna em sua primeira metade, ao menos em relação à briga pelo pódio. Um pouco mais atrás, um grande pega entre Sébastien Bourdais e Mikhail Aleshin roubava a cena, com várias trocas de posições entre ambos na briga que valia a oitava posição. Naturalmente, a disputa não terminou bem: o francês da KV acabou tocando a traseira da Schmidt Peterson do russo, fazendo-o rodar. Nova amarela.
 
Esta interrupção, contudo, foi bem-vinda para os pilotos: a pista já se mostrava em condições de uso do pneu slick, e foi o que 22 dos 23 pilotos fizeram: se mandaram para os boxes para trocar os pneus wet pelos vermelhos. Só um não fez isso: Sebastián Saavedra, que teve seu momento de glória e liderou boa parte da prova.
 
Colombianos em chamas
 
Como a pista ainda estava molhada em alguns pontos, muitos pilotos tiveram certa dificuldade para permanecer no traçado. A primeira vítima foi Carlos Muñoz, ainda durante o período de pace-car na pista. O colombiano da Andretti rodou sozinho e bateu com certa força no guard-rail, abandonando e prolongando a bandeira amarela.
Sebastián Saavedra na liderança do GP do Alabama (Foto: IndyCar)

Os colombianos, por sinal, pareciam dispostos a roubar a cena, para o bem e para o mal. Na relargada, Saavedra conseguiu manter a ponta mesmo com pneus para pista molhada, enquanto Montoya deu sequência ao seu show de ultrapassagens e superou de uma só vez Bourdais e Hinchcliffe. A empolgação, porém, cobrou seu preço: o piloto da Penske aquaplanou, rodou sozinho e empacou na brita. 

 
A direção de prova optou por não impor a bandeira amarela pelo incidente com Juan Pablo, mas outro colombiano não deixou escolha: Carlos Huertas foi o terceiro a rodar sozinho no traçado ‘ensaboado’ de Barber, ficou com sua Dale Coyne atravessada na grama em um ponto perigoso e causou a terceira entrada do pace-car na pista.
 
Hunter-Reay líder, Andretti inspirado
 
As posições de cima não se alteraram: Saavedra era o líder, seguido por Hunter-Reay, Power e por um inspirado Marco Andretti, que veio do nada para o quarto lugar.
 
Com a pista melhorando cada vez mais, a situação do colombiano da KV com pneus para pista molhada ficou insustentável. Na nova relargada, o piloto do carro #17 acabou inapelavelmente superado por Hunter-Reay, que retomou a ponta, e foi também ultrapassado por todos que vinham atrás, sendo obrigado a parar nos boxes. 
 
O show, então, passou a ser de Andretti: surpreendentemente em grande jornada em um circuito misto, o norte-americano fez ultrapassagens desconcertantes sobre Dixon e Power e pulou para o segundo lugar, sumindo na frente de ambos.

Bandeira amarela, vitória do amarelo #28

 
A última rodada de pit-stops, no entanto, definiu o cenário: Hunter-Reay voltou como líder e, com um carro melhor ajustado que o de seu companheiro de equipe, eliminou a única ameaça possível abrindo e mantendo mais de 6s de diferença para Marco. De quebra, contou com a derradeira bandeira amarela após acidente de Aleshin, que saiu da pista sozinho e bateu na proteção de pneus, dando números finais à prova.
 
Com isso, o campeão de 2012 chegou tranquilo à 12ª vitória de sua carreira – a segunda consecutiva no circuito de Barber. Andretti, em grande dia, ficou com a segunda colocação, com Dixon em terceiro. Pagenaud se recuperou do incidente na primeira volta e chegou em quarto, com Power, no lucro, em quinto, e Justin Wilson, outro que fez boa recuperação ao longo da corrida, fechando o top-6
Ryan Hunter-Reay venceu pela segunda vez seguida o GP do Alabama (Foto: IndyCar)

Os brasileiros não tiveram grande atuação, mas Tony Kanaan, que largou em último, pode se considerar um vencedor: graças à estratégia acertada da Ganassi e à experiência para evitar maiores incidentes, o brasileiro do carro #10 conseguiu entrar no top-10 e fechou a prova em um bom nono lugar, salvando o fim de semana.

 
Já Castroneves não tem o que comemorar: depois de perder rendimento na chuva, o brasileiro errou os boxes no momento do primeiro pit-stop, parando nos pits da Dale Coyne, teve de voltar para refazer a parada e encerrou em um melancólico 19º lugar.
 
A Indy volta a se reunir no próximo dia 10 de maio para o GP de Indianápolis.
 
Indy 2014, GP do Alabama, Barber, final:
1 28 RYAN HUNTER-REAY EUA ANDRETTI HONDA 1:40:43.333 69 voltas
2 25 MARCO ANDRETTI EUA ANDRETTI HONDA +1.036  
3 9 SCOTT DIXON NZL GANASSI CHEVROLET +1.428  
4 77 SIMON PAGENAUD FRA SCHMIDT PETERSON HONDA +2.435  
5 12 WILL POWER AUS PENSKE CHEVROLET +3.155  
6 19 JUSTIN WILSON ING DALE COYNE HONDA +3.700  
7 27 JAMES HINCHCLIFFE CAN ANDRETTI HONDA +4.653  
8 67 JOSEF NEWGARDEN EUA FISHER HARTMAN HONDA +5.341  
9 10 TONY KANAAN BRA GANASSI CHEVROLET +6.251  
10 83 CHARLIE KIMBALL EUA GANASSI CHEVROLET +6.837  
11 8 RYAN BRISCOE AUS GANASSI CHEVROLET +7.618  
12 98 JACK HAWKSWORTH ING BRYAN HERTA HONDA +8.525  
13 14 TAKUMA SATO JAP FOYT HONDA +9.675  
14 20 MIKE CONWAY ING CARPENTER CHEVROLET +10.193  
15 11 SÉBASTIEN BOURDAIS FRA KV CHEVROLET +11.319  
16 18 CARLOS HUERTAS COL DALE COYNE HONDA +12.889  
17 15 GRAHAM RAHAL EUA RLL HONDA +13.718  
18 17 SEBASTIÁN SAAVEDRA COL KV CHEVROLET +14.095  
19 3 HELIO CASTRONEVES BRA PENSKE CHEVROLET +16.147  
20 16 ORIOL SERVIÀ ESP RLL HONDA +1 volta  
21 2 JUAN PABLO MONTOYA COL PENSKE CHEVROLET +1 volta  
22 7 MIKHAIL ALESHIN RUS SCHMIDT HONDA +6 voltas NC
23 34 CARLOS MUÑOZ COL ANDRETTI HONDA 40 voltas NC

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Indy direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.